[Resenha] Onde Deixarei Meu Coração | Sarra Manning

Título: Onde Deixarei Meu Coração
Título original: Nobody's Girl
Autora: Sarra Manning
ISBN: 9788501095169
Número de Páginas: 336
Gênero: Romance
Sinopse: Bea acredita que é a mais entediante adolescente do mundo. Aos 17 anos, não é popular, engraçada ou bonita. A única coisa interessante em sua vida é o pai, que a abandonou mesmo antes de ela nascer e agora vive em Paris. Bea recebe um convite para passar as férias em Málaga e com um bônus: pode se afastar da mãe irritante e controladora. Porém, depois de apenas 48 horas na Espanha, ela se flagra mudando o itinerário.
Ansiando pela vida parisiense a cada momento de sua apagada existência, ela acaba na cidade luz, à procura do pai que nunca conheceu. No caminho, conhece Toph, um estudante americano mochilando pela Europa e, em vez de achar o pai pelos cafés e boulevards de Paris, ela acaba perdendo um pouco a cabeça. Mas pode encontrar muito mais do que desejava. Pode encontrar a si própria.
"Este ano eu aprendi que a vida não tem esses finais bonitos e arrumadinhos que você pode embrulhar com um laço. É mais bagunçado que isso."
 Onde Deixarei Meu Coração nos apresenta Bea, uma menina que considera a si própria chata e careta. Ela não é nada popular no colégio, não curte festas ou baladas e tem apenas uma amiga; pelo menos até o dia em que elas brigam e se afastam por muito tempo. Sua melhor amiga acaba se tornando parte do grupo das garotas populares, mas chama Bea para fazer parte dele também. Bea, no inicio, acha bem estranho já que, antigamente, as garotas a desprezavam, porém mal sabe ela que existem segundas e terceiras intenções por traz desse interesse todo.

 Depois de passar algum tempo sendo "amiga" das populares e se iludindo com isso, elas a convidam para passar as férias em Málaga, na Espanha. Existe um motivo, que está ligado essa viagem, para que as garotas se aproximassem dela e é péssimo ver que o que você imaginava era verdade, e ainda pior ver como Bea se iludiu com a amizade delas, mas ela resolve aproveitar que já cometeu um erro mesmo e pegar um trem para Paris. Mas se você está pensando que a decisão é graças ao desejo de uma garota que sempre quis conhecer a cidade do amor está enganado. Mais do que conhecer a cidade luz, Bea quer conhecer seu pai.
"[...] romance parece estar tão fora de moda quanto usar vestidos da Primark."
 A amizade que Bea ganhará em sua jornada por Paris é linda. Ela conhece alguns garotos (e não falarei mais do que isso!) e encontra nelas todo o apoio que ela nunca teve no colégio ou em casa, mas tenho que admitir que ela me tirou do sério no inicio do livro. Como você confia em pessoas que te maltrataram durante tanto tempo achando que, de um dia para o outro, elas mudaram em relação a você? Bea é uma personagem muito inocente, mas a autora não faz isso por acaso. A mãe de Bea engravidou quando tinha 17 anos e esse é seu maior medo em relação a filha. A superproteção da mãe a tornou uma menina tímida demais e isso acaba fazendo com que ela tenha medo de se relacionar com as pessoas e sempre está cercada de dúvidas.

 A narrativa de Sarra Manning é bem fluida e, mesmo que a personagem não tenha me agradado tanto, consegui ler o livro bem rápido. Eu entendo que a autora quis abordar temas como insegurança e confiança, mas, não sei, a personagem simplesmente não me agradou. De qualquer forma, a escrita da autora traz diálogo suaves, situações inusitadas e com certeza muita gente vai apreciar a leitura por completo.
  O titulo do livro em inglês é Nobody's Girl, que traduzido seria Garota de Ninguém (que tem muito a ver com a história), mas eu gostei bastante da mudança da Galera e, principalmente, da capa. A capa original (ao lado) é meio: han? Eu me recusei a acreditar que esse era o mesmo livro quando fui pesquisar. Para um história suave e fofa como a de Bea, o livro merecia uma capa com um tom mais suave, porém acredito que quiseram maquiar um pouco a história aproveitando o titulo um tanto sugestivo e ousaram nos tons escuros para dar um ar de "garota malvada" para a personagem. Se eu visse essa capa e a sinopse imaginaria milhares de coisas diferentes no enredo.

 Onde Deixarei Meu Coração é um livro que fala sobre amadurecimento e confiança. Bea precisará passar por momentos difíceis para, enfim, crescer e escolher seu caminho. A leitura leve e o enredo envolvente farão os leitores torcerem pela personagem até o final e, quem sabe, vibrar com o mesmo.