[Resenha] Os Últimos Preparativos | Maggie Shipstead

Titulo: Os Últimos Preparativos
Titulo Original: Seating Arrangements
ISBN: 9788501403025
Grupo Editorial: Record
Editora: Record
Número de Páginas: 366
Gênero: Comédia, Drama
Sinopse: É o fim de semana do casamento de Daphne. Winn Van Meter, seu pai, segue em direção à ilha de Waskeke, onde acontecerá o evento. No carro, leva o vestido da filha e questões que atormentam seus pensamentos. Agatha, amiga de Daphne, faz com que ele cogite pela primeira vez ser infiel, e Van Meter tem certeza de que sua não entrada no Pequod, o clube de golfe da ilha, é culpa de seu antigo - e suposto - rival Jack Fenn. Enquanto isso, Livia, a filha mais nova de Winn, acabou de sair de um relacionamento traumático, mas no fundo acredita que vai dar a volta por cima. Porém, na busca de algo que a ajude suportar a perda, pode encontrar problemas ainda maiores.
"- Não posso fazer nada se não me sinto atraído por você. [...] - Eu sabia que você não fazia ideia do que é o amor, mas achava que sabia o que era atração. Você é um idiota.
 - Bom, foi você quem disse que me amava.
 - Tem razão. Eu sou ainda mais idiota."


 Daphne e Greyson estão prestes a se casar. Ela está grávida de sete meses e seu pai, Winn, gostaria que ela não estivesse. Ele é o tipo de homem egoísta, que se preocupa mais com sua reputação do que com a felicidade de sua família e, agora, está realmente cogitando trair sua esposa com Agatha, amiga de sua filha. Sua outra filha, Livia, está traumatizada com o término de seu namoro e tenta, a todo custo, acreditar que vai superar. Todos possuem problemas e uns são o problema e outros, mas, agora, deveria ser a hora de focar no casamento. Será que eles conseguem?
"- Só quero uma distração.
- É o que todas dizem."
 Quando li a sinopse de Os Últimos Preparativos ele me lembrou a história de Os Solteiros, de Meredith Goldstein, por girar em torno dos preparativos de um casamento e de vários personagens. Quando comecei a ler o livro de Maggie Shipstead já percebi que a história era mais complexa, porém sem deixar o humor e a inteligência de lado. 

 A história se passa no sábado do casamento de Daphne e nos dois dias anteriores, quando existe todo aquele lance de provas de roupas, comidas, ensaios e etc, só que os personagens possuem tantos problemas e conflitos que às vezes você até se esquece que tudo está acontecendo em função de uma grande comemoração (e acho que a autora quis passar justamente isso, já que os próprios personagens meio que se desligam do casamento e focam no que acontece além dele). O livro possui um acontecimento principal, porém não apenas um personagem principal. Nós acompanhamos todos os personagens durante esses três dias e todos são importantes da sua maneira.

 Este é um livro bem ritmado que aborda o conflito entre as aparências e a realidade. A escrita de Maggie é ótima mesmo com as mudanças de tempo: hora estamos no presente, hora no passado, e em nenhum momento me senti perdida. Pelo contrário, achei super inteligente e foi algo que deixou o livro mais dinâmico e empolgante. Sem falar das tiradas das personagens, que nos fazem rir muitas vezes durante a leitura.

 Winn e Livia são os personagens que mais me fizeram refletir. Winn é um personagem que só se preocupa com as aparências, mas, se você acha que ele é apenas chato, está enganado. O cara é realmente insuportável; só se preocupa no que os outros vão pensar sobre ele e nada mais, porém ao longo da história vamos nos deparando com algumas cenas (no casamento, principalmente) que nos fazem pensar várias coisas a respeito dele. A Livia é considerada "a louca" pela família, mas ela é a mais verdadeira de todos. Ela não é como os familiares que se preocupam com aparências, ela apenas se preocupa em estar bem com ela mesma e falar o que pensa. Ela é bem importante na história também.

 Os Últimos Preparativos é um livro repleto de drama e humor que encantará a todos os que adoram uma história cheia de personagens que não são esquecidos. Maggie Shipstead consegue prender o leitor do início ao fim e nos deixa várias mensagens nas entrelinhas. Super recomendo!