[Resenha] Ser Feliz é Assim | Jennifer E. Smith


Título: Ser Feliz É Assim
Título Original: This is What Happy Looks Like
Autora: Jennifer E. Smith
ISBN: 9788501047786
Editora: Galera Record
Número de Páginas: 400
Gênero: Literatura Juvenil
Sinopse: Após Graham enviar, por engano, um e-mail para Ellie falando sobre seu porco de estimação Wilbur, nasce uma inesperada amizade virtual. Ele é um astro de cinema, e ela, uma menina simples que faz o possível para passar despercebida, tentando esconder um escândalo do passado. Sem nem saber o nome um do outro, eles começam uma correspondência virtual, compartilhando segredos, esperanças e medos. Quando surge a oportunidade de Graham filmar seu próximo filme na pequena cidade de Ellie, o relacionamento ganha contornos reais. Duas pessoas de mundos tão diferentes conseguirão ficar juntas?
"A questão era essa: poderia ser qualquer um."
  O titulo do novo livro de Jennifer E. Smith publicado no Brasil foi o que chamou minha atenção dessa vez. Ela é autora de A Probabilidade Estatística de Amor à Primeira Vista, livro que já me falaram ser muito bom e que quero muito ler ainda, e quando vi que teria a oportunidade de ler Ser Feliz é Assim não pensei duas vezes.
"As lembranças da infância eram como a bagagem nas viagens de avião: não importava a distância a ser vigiada ou a duração dela, cada pessoa só tinha o direito de levar duas malas."
 Ellie é uma menina que só quer passar despercebida. Com um grande segredo em seu passado, ela sempre se vê comparando seu presente com a provável vida que levaria se seu segredo viesse a tona ou se não tivesse fugido dele há tempos atrás. Um dia ela recebe um e-mail de um desconhecido e resolve responder para avisá-lo que errou o endereço, mas ela não esperava conhecer essa pessoa e ter seu destino modificado por ela.

 Eu gostei demais da narrativa de Jennifer E. Smith. Como disse, não li o outro livro da autora já publicado aqui e esse foi uma boa surpresa. O livro começa apenas com os e-mails trocados por Ellie e Graham, sem que eles saibam seus nomes, e depois nós começamos a descobrir um pouco mais a respeito de cada um. A narrativa ao longo do livro é em terceira pessoa, hora focada em Ellie, hora focada em Graham, o que nos possibilita conhecer os pensamentos dos dois em relação a cada um.

 Ellie é uma personagem que nos deixa com aquela sensação de que há muito mais além de uma personalidade tímida. Antes mesmo de ela mencionar um segredo ou até mesmo nos contar o que é, nós sabemos que há algo mais e que não estamos desconfiados a toa. Graham, por sua vez, é muito saído e decidido. A autora nos deixa algumas informações sobre a vida dele que chegam a nos confundir sobre a vida de Ellie, mas não falarei nada além disso para que vocês tirem suas próprias conclusões.

 Sobre a história em si, duas coisas me incomodaram: alguns personagens que aparecem uma ou duas vezes sendo esquecidos depois e o final. Da metade do livro para o final eu comecei a achar que a autora estava dando uma enrolada, pois os acontecimentos meio que congelaram e só continuamos acompanhando os personagens refletindo. Mas não foram os acontecimentos em si nem a narrativa que me incomodavam e sim o final que chegou, as coisas que aconteceram rapidamente e, de repente, eu já estava lendo os agradecimentos. Não é um final mal acabado, eu gostei da ideia de a autora nos deixar imaginar algumas coisas, mas o que levou ao final não me agradou. Esse é o único motivo que me fez não dar 5 estrelas para o livro, mas tenho certeza que tem gente que vai gostar da forma como tudo acontece (uma amiga minha adorou).
 A capa do livro me agradou bastante e dá de dez na capa original. Apesar da original lembrar um momento da história, os detalhes em preto dão um ar muito triste e qual é o sentido disso em relação ao titulo? (risos). A diagramação é simples mas as mensagens trocadas em e-mail tem destaque. Os capítulos não possuem títulos, mas nada que atrapalhe no rendimento já que o legal dessa história em especial é realmente a descoberta. As folhas amareladas, a fonte e espaçamento ajudam no rendimento da leitura. A Galera Record ainda enviou um cordão super fofo em forma de envelope com um coração dentro e com as palavras "with love" ("com amor") na parte detrás. É tão lindo e delicado que dá até pena de usar.
"E pra você, como é ser feliz?"
 Este não é um livro com grandes lições sobre a vida, mas o que muitos podem achar contraditório  na história eu achei uma bela mensagem: ser feliz não significa não ter problemas ou ser rodeado apenas de pessoas que te amem e viver momentos que sejam alegres. Devemos saber lidar com os problemas, aceitar que ninguém é perfeito e que não é possível ter uma vida boa sem alguns imprevistos para nos fazer refletir e amadurecer, afinal, ser feliz é assim.

Comentários

  1. Também fiquei bem entusiasmada com a capa desse livro e com o título, parece ser um livro fofo igual A Probabilidade.... Leia esse e depois conta pra gente o que achou! Acho que você vai gostar também, ele não tem um final jogado às pressas e é mais contido nos personagens que passam batido.
    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
  2. Oi Marina, então, eu adorei o livro, dei altas risadas, me emocionei até com o romance, Mas... nossa, como me decepcionei com o final. Detestei! Achei vago, sem nada de emocionante, nenhum fechamento, nenhuma conclusão... nadou, nadou e morreu na praia. Essa foi minha impressão!
    Adorei a resenha, mas discordo das 4 estrelinhas. hahahahah Acho que tem livros muito bons que merece essa nota, mas ser feliz é assim, na minha opnião, foi um livro bom.
    Não gosto de desenhar o livro pelo final, quando tem ou não um final feliz, mas eu acho, realmente que no final, deve ter uma FINAL, sabe?
    Bjo!!!

    ResponderExcluir
  3. Não li A Probabilidade mas todas as pessoas que eu conheço que leram adoraram, então já estava imaginando que esse seria ótimo também, agora fiquei meio com o pé atrás. Gostei da mensagem que o livro passou mas esse lance do final ser corrido não me agradou. Quem sabe um dia leio.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não saia sem comentar!
Queremos saber sua opinião ;)

Postagens mais visitadas