[Resenha] Noite de Sonhos | Bianca Carvalho, Carolina Estrella, Fernanda Belém, Mallerey Cálgara, Marcia Rubim


Título: Noite de Sonhos
Autoras: Bianca Carvalho, Carolina Estrella, Fernanda Belém, Mallerey Cálgara, Marcia Rubim
Tamanho do arquivo: 892 KB
ASIN: B00RC7QOU4
Compre: Amazon
Sinopse: Noite de sonhos conta com cinco contos de Natal escritos pelas autoras participantes do grupo literário Entre Linhas e Letras. São eles:
1- Todos os corações partidos - Bianca Carvalho
2- Só por uma noite - Carolina Estrella
3- A magia do Natal - Fernanda Belém
4- Anjo Príncipe - Mallerey Cálgara
5- A Felicidade é simples - Marcia Rubim
"Quando o amor é verdadeiros, nem mesmo o passar dos anos nem a convivência diária o tornam menos belo."

 O Entre Linhas e Letras é um grupo de autoras que se uniu para divulgar ainda mais a literatura nacional e incentivar a leitura de diversos gêneros. Neste Natal, cinco dessas autoras resolveram presentear os leitores com uma antologia de contos. Quando vi a novidade logo fiquei animada, pois não tinha preparado nenhum post para hoje e, claro, que uma resenha de contos natalinos seria ótimo!
"Era por isso que sua mãe - que Deus a tivesse - sempre lhe ensinava a nunca julgar uma pessoa sem de verdade conhecê-la, nunca era possível saber quais segredos escondiam uma alma silenciosa."
 O primeiro conto é Todos os Corações Partidos, de Bianca Carvalho. Ele nos apresenta Monique, uma mulher que irá passar mais um Natal sozinha, uma vez seus amigos irão para casa de seus familiares. Pela primeira vez isso a está incomodando, ainda mais depois que ela e sua melhor amiga foram a uma cartomante e a mesma disse que Monique precisava passar o Natal em Paraty. Ela nunca visitou a cidade, não conhece ninguém lá, mas poderá se surpreender.

 Esse foi o meu conto favorito do livro. Adoro a escrita da Bianca e, ao terminar o conto, fiquei com uma imensa vontade de continuar a história e saber o que aconteceria depois. Monique é uma personagem que, logo de cara, nos deixa querendo saber mais de sua história e torcendo para ela. Um casal que irá fazer parte da história da personagem principal é adorável e, com certeza, fará com que os leitores fiquem com uma imensa vontade de conhecê-los e temos também uma pessoa que fará a estadia de Monique ser ainda melhor. O título do conto tem um significado bem especial e o final do mesmo é tão encantador que dá vontade de voltar a leitura e começar a reler.
"Sabe quando você jura de pés juntos nunca mais se apaixonar e convive com essa ideia por tanto tempo que a possibilidade de amar alguém se torna praticamente impossível?"
 Só Por Uma Noite é o conto de Carolina Estrella e traz uma história divertida e com uma mensagem linda. Ela foi traída pelo namorado e não quer nem saber de relacionamentos. Ele também foi traído, mas se pergunta todos os dias no que errou e quando conseguirá iniciar um novo relacionamento. Os dois tem o mesmo motivo para duvidar do amor, porém Alice e Davi poderão encontrar uma nova oportunidade ao se conhecerem.

 A escrita de Carol é tão divertida e espontânea como ela. Adoro a forma como Alice se tornou alguém decidida depois do término do namoro e como Davi ficou meio inseguro. Carol consegue mostrar que a própria ideia dos personagens (que homens ou mulheres não presta e que todos são iguais) é errada e eles mesmos tem a chance de começar de novo. Os diálogos são divertidos, não tem como não se identificar com os personagens e o final deixa com gosto de quero mais, porém de uma maneira que a gente sabe que deveria terminar assim.
"O mais importante é tomar as primeiras decisões, para que  depois possa resgatar e conhecer melhor quem eu sou de verdade."
 A Magia do Natal, de Fernanda Belém, traz Jéssica, uma mulher que passou a meia noite do dia 25 de dezembro tentando falar com o namorado, mas o celular do indivíduo estava desligado. Vontade de dar na cara, né? Você já começa o conto sentindo as dores da personagem, mas logo vai querer outros sentimentos pois Theo, um homem que logo de cara se mostra interessante por diversos motivos. Mas será que ele vai se mostrar mais interessado nela do que o próprio namorado?

 A escrita da Fernanda é bem fluída e a história nos faz nos identificar com os personagens logo e a mudança é o assunto principal. Não só a mudança de um amor, mas a mudança da vida. Quando a gente vai fazer faculdade sempre tem aquela história de "escolher o que ser pelo resto da vida" e é mais ou menos isso a ideia do conto. Os personagens tem mais de 30 anos e existem mudanças que levam tempo, dinheiro, e deixá-las para trás pode fazer tudo dar certo ou ir por água abaixo. No conto vamos ver que se arriscar às vezes é preciso e que, dando certo ou não, tomar uma atitude vale a pena sempre.
"'Quando?', ela se perguntava. Quando as crianças deixaram de acreditar no natal?"
 Anjo Príncipe, da Mallerey Cálgara, é o conto mais fofo. Ele nos apresenta Dianna, uma menina de 10 anos que mora nas ruas e que nunca teve uma árvore de Natal ou um presente nessa data tão especial para todos. A verdade era que ela não queria muitos presentes, ela só queria uma, até que simples. Só que talvez ele possa se realizar no Natal que ela menos espera: um anjo gentil, vai tornar essa noite mais especial.

 Eu gostei bastante do conto principalmente por ter uma criança como personagem principal. O conto ainda é um "especial de Natal" de O Anjo Negro, livro da autora, mas ele não contém nenhum spoiler do livro, mas Darian é o personagem principal do livro e ele é o anjo que aparece para Dianna. Ela é tão fofa, amável, que dá vontade de conhecer, abraçar e realizar de alguma maneira o seu desejo - mesmo antes de sabermos o que é. Gostei bastante de a autora falar sobre a importância da família não apenas nessa data, ainda mais para uma criança.

 A Felicidade é Simples é o conto de Marcia Rubim e, infelizmente, é o motivo de eu dar 4 estrelas para o livro porque não pude lê-lo. Antes mesmo de iniciá-lo, a autora avisa que o conto faz parte  da série Adeus à Humanidade e se passa após o segundo livro da série "portanto, pode conter spoilers". Eu li o primeiro livro e adorei, mas infelizmente ainda não li o segundo. Cheguei a começar o conto pensando em lê-lo mesmo assim, mas aí pensei que, como foi avisado que poderia conter spoiler, seria melhor não estragar nada do livro. Como pretendo ler Quando a Humanidade Prevalece logo logo, prometo voltar aqui e atualizar a resenha.

 No geral, adorei todos os contos e como todos eles mostraram que não podemos adiar nossa felicidade e devemos seguir adiante mesmo depois de nos decepcionarmos. Noite de Sonhos foi realmente um presente de Natal do Grupo Entre Linhas e Letras e, mesmo que vocês não leiam esta resenha antes do Natal acabar, não deixe de adquirir o livro, conhecer a escrita dessas autoras ótimas e ler contos que, com certeza, irão deixá-los encantados e querendo saber mais sobre cada personagem.