[Resenha] Um Passo Em Falso | Harlan Coben


Título: Um Passo em Falso
Título Original: One False Move
Autor: Harlan Coben
ISBN: 9788580413403
Editora: Arqueiro:
Número de Páginas: 272
Assuntos: Policial, Romance
Sinopse:  Aos 5 anos, Brenda Slaughter foi abandonada pela mãe, Anita, que levou todo o dinheiro do marido e nunca mais deu notícias. Após vinte anos, a jovem é uma jogadora de basquete promissora, mas ainda não se recuperou do trauma. Perto de disputar a partida mais importante de sua carreira, Brenda sofre outro baque na vida familiar quando seu pai, Horace, desaparece. Apesar de não ter um bom relacionamento com ele, a jogadora quer saber o que lhe aconteceu e contrata Myron Bolitar. Durante a investigação, o detetive depara com um antigo caso testemunhado por Anita: a morte da esposa de Arthur Bradford, atual candidato a governador. Na mesma época, a mãe de Brenda sumiu, deixando o emprego na mansão do político após seis anos de serviço. Enquanto busca atar os fios dessa complexa trama, o detetive confronta mafiosos e policiais corruptos, pondo-se cada vez mais em perigo. Para desvendar esse passado turbulento, Myron precisará da ajuda de seu fiel amigo Win e de muita sorte para permanecer vivo.
"- Acabou? Já satisfez sua necessidade de sentir-se moralmente superior?"


 Me digam o porquê de eu não ter lido Harlan Coben antes, por favor? Quando li Seis Anos Depois disse na resenha que depois da leitura entendia o que meus amigos diziam sobre não ler um livro do Harlan à noite pois ele  não nos permitia parar a leitura.  Minha dica, dessa vez, é que não leiam livros do Harlan em dias corridos ou com compromissos. Você pode ser torturado pela ansiedade em saber o que acontece na história - como eu fui.

 Brenda foi abandonada pela mãe aos 5 anos de idade. Hoje ela é uma jogadora de basquete promissora que faz parte da liga profissional feminina de basquete, liga essa que é cobiçada por várias empresas. Perto do dia de uma grande partida, seu pai, com quem não tem uma boa relação por conta dos traumas do passado e a superproteção do mesmo, desaparece e ela começa a ser ameaçada após o ocorrido. Ele é ex-treinador de Myron, detetive que será contratado por Brenda para investigar o caso e pode ser que, até o desaparecimento de sua mãe, que tecnicamente fugiu com todo o dinheiro da família, está ligado com o desaparecimento repentino de seu pai.

 Esse livro é o quinto da série de Myron Bolitar, mas ele pode ser lido sem que os anteriores tenham sido. Eu não li os outros e digo que não fez diferença (além do fato de me fazer querer ler todos!) pois a cada livro ele tem um novo caso. Dessa vez eu acredito que seja ainda mais especial, já que o pai de Brenda era seu treinador, e podemos sentir isso ao compartilhamos as mesmas emoções que o personagem. Harlan consegue fazer com que fiquemos aflitos, felizez, tristes e emocionados quando Myron fica. Conseguimos compreender o personagem e torcer por ele, ao mesmo tempo em que gostaríamos de fazer parte da história, poder dar um palpite e fazer parte da amizade de Myron, Win e Esperanza.
"- Você sabe do que sou capaz - disse Win devagar. - Mesmo assim, continua recorrendo a mim."
 Esperanza se mostra uma mulher cheia de personalidade e incrível em vários sentidos, principalmente por não aceitar ser tratada com menos do que merece. Win é "o fiel escudeiro" de Myron e sua lealdade é muito bonita, além de que ele consegue passar a verdade nua e crua para o amigo como ele tem e merece saber. Esses dois personagens são excepcionais na vida de Myron e durante a leitura, já que, além de uma amizade muito bonita, existem divergências de opiniões que fazem com que as coisas fiquem até mais claras para nós, leitores.

One False Move


 A diagramação do livro é simples, o espaçamento, fontes e tamanho das mesas são ótimos e as folhas amareladas ajudam no rendimento da leitura. A capa preparada pela Arqueiro tem muito a ver com a história e, na minha opinião, é bem mais bonita do que a capa original (ao lado). Como eu disse anteriormente, este é o quinto livro da série Myron Bolitar, e a série tem, ao todo, 10 livros. 

 Um Passo Em Falso é uma ótima leitura para quem gosta de livros policiais, além de trazer personagens marcantes e descobertas de tirar o fôlego. O livro, cheio de mistério, te prende do início ao fim e essa é uma das características principais da escrita de Harlan Coben. Mal posso esperar para ler os outros livros.


 Lembrando que Seis Anos Depois faz parte da promoção de 3 anos do ML.