[Resenha] Amy & Matthew | Cammie McGovern


Título: Amy & Matthew
Título Original: Say What You Will
Autora: Cammie McGovern
ISBN: 9788501070180
Editora: Galera Record
Número de Páginas: 336
Assuntos: Drama, Romance
Sinopse: Amy ama Matthew e ele retribui esse amor. Essa é sua história.
Amy é honesta quanto as suas limitações. Ela nasceu com paralisia cerebral, não pode andar ou falar sem ajuda. Mas preso dentro deste corpo que não coopera há uma mente brilhante e um espirito luminoso — uma garota capaz de amar e digna de ser amada.
Matthew tem seu próprio pacote de desafios — uma mente consumida por pensamentos repetidos nada desejados, rituais obsessivos e um medo paralisante que não consegue explicar. Mas debaixo de toda essa ansiedade há uma profunda semente de esperança por encontrar alguém que aposte nele…
"Com Matthew tudo parecia fácil e sincero. Ela tentou pensar na palavra certa para descrevê-lo, e finalmente lhe ocorreu: ela o via como um amigo."
 A primeira coisa que me chamou atenção em Amy e Matthew foi a capa. Ela é daquele tipo que não te diz muita coisa, mas é linda e garante uma história cheia de surpresas. Depois, o livro chegou de surpresa da Galera Record (muito obrigada, pessoal!) juntamente a uma carta emocionante da Ana, editora da Galera. Na carta ela nos dava uma pequena prévia da história e já nos prepara para a emoção que teríamos ao conhecer a história de Amy e Matthew, porém não foi o suficiente para nos preparar realmente para essa história.
"Eles tinham um ao outro."
 Amy é uma adolescente que tem paralisia cerebral. Desde bebê enfrenta os desafios que a lesão a força a lidar e, consequentemente, cresceu sem amigos.  Agora que chegou na adolescência, ela quer acabar com a imagem que os colegas do colégio e, principalmente de classe, tem sobre ela, mas é depois de uma pequena troca de palavras com Matthew, um garoto que tem TOC (transtorno obsessivo-compulsivo), que Amy se dá conta do que ela precisa fazer para mudar sua vida social e quem sabe até ir para uma faculdade, se tornar mais independente e ter amigos por lá. Mas fazer planos e traçar metas pode ser fácil, difícil é cumpri-las.

 Eu não conhecia Cammie McGovern e achei a uma descoberta maravilhosa. Cammie tem uma narrativa leve, gostosa de acompanhar. Ela sabe a maneira como nos apresentar os personagens, da mesma forma que sabe como apresentar os problemas dos mesmos de uma maneira que nenhum deles se torne vítima de suas diferenças e dificuldades. Gostei bastante do modo que ela dividiu a história e como o final se deu de uma maneira natural e que, em nenhum momento, eu fiquei pensando nele. Essa história é daquelas que você acompanha sem pensar no que vai dar e quando chega no final tem vontade de começar a leitura novamente - já que não existe uma continuação.
"Viver em um corpo que limita minhas escolhas significa não ser uma vítima da moda ou das pressões culturais, porque não existe lugar para mim na cultura que vejo. Ao ter menos opções, sou mais livre do que qualquer outro adolescente que conheço."
 Amy é uma personagem tão doce mas tão ácida ao mesmo tempo que não há como são se apegar a ela. Sim, "se apegar", pois ela é do tipo de personagem que não te faz apenas pensar sobre sua própria vida, como te dá conselhos ao longo da leitura mesmo que essa não seja sua intensão. Existem vários ensinamentos nas conversas dela e de Matthew e dela e de sua mãe, tantos que quando você termina a leitura, tem vontade de mandar um e-mail para eles falando sobre vários dos assuntos citados no livro; mas aí se lembra de que não é possível. Matthew, não fica para trás, já que ele tem seus próprios desafios e, graças às suas descobertas sobre eles, vamos acompanhar uma bela história de amor e amizade Amy e Matthew.
 A diagramação do livro é simples, a fonte e espaçamento ajudam no rendimento da leitura, além das páginas amareladas, e a capa fofa e enigmática que não entrega a história é bem mais bonita que a original (ao lado). E o que mudou não foi apenas a capa, mas também o título. Say What You Will (Diga O Que Quiser) é um título que tem muito a ver com a história (devido a condição da Amy e da dificuldade de relacionamento de Matthew), mas Amy & Matthew ainda é meu preferido entre os dois. Mesmo que o original seja um título para reflexão, o brasileiro tem um mistério a mais para com o enredo, mesmo que a gente os imagine como um casal, uma vez que isso não está exatamente garantido - leiam a história que vocês entenderão.

 Não chorei (não me chamem de insensível!), porém desde que terminei a leitura fico com os olhos marejados. Amy & Matthew traz uma história bonita, delicada, reflexiva e emocionante sobre as dificuldades e escolher de nossas vidas, além de nos apresentar personagens marcantes e uma narrativa maravilhosa de se acompanhar. Com certeza Cammie McGovern é uma autora de quem já espero um próximo livro.

Comentários

  1. Nah! Ficar com os olhos marejados é quase a mesma coisa que chorar! Quero muuuuuito ler esse livro!

    Bjs!
    New Romantic

    ResponderExcluir
  2. Amo a sinceridade de suas resenhas, Mari. Esse livro já estava na minha wishlist, agora estou ainda mais ansiosa para ler!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não saia sem comentar!
Queremos saber sua opinião ;)

Postagens mais visitadas