[Resenha] Diário de Um Adolescente Apaixonado | Rafael Moreira



Título: Diário de Um Adolescente Apaixonado
Autor: Rafael Moreira
ISBN: 9788581636849
Grupo Editorial: Novo Conceito
Selo: Novas Páginas
Número de páginas: 128
Assuntos: Não Ficção, Biografia, Humor, 
Sinopse: Ele suou frio quando deu o primeiro beijo. Já sofreu bullying na escola. Já gostou de quem não gostava dele. Sente muita falta de quem foi embora. Já brigou com a namorada por Whatsapp e depois pediu desculpas. Ele não troca os amigos por ninguém. Se bem que amigo, AMIGO mesmo, pra ele, é a família.Em 24 crônicas bem-humoradas (claro), o Rafa conversa com a gente como se estivesse bem pertinho. Acostumado a mostrar o rosto na internet, ele criou coragem e começou a escrever sobre as situações da sua infância, sua relação com a família, com as meninas, com os amigos. De cada história, ele tirava uma reflexão sobre as mudanças que já aconteceram na sua vida e o que ele aprendeu com elas.
O resultado está aqui, neste livro que você vai ler e depois abraçar bem apertado.
"Eu sempre fui um cara apaixonado.
 Claro, meu canal no YouTube se chama Me Apaixonei, e eu nunca fui de fazer propaganda enganosa."



 Rafael Moreira tem mais de 2 milhões de seguidores em suas redes sociais. Com a página Me Apaixonei - que tem mais de 1 milhão de curtidas -, Rafael compartilha suas experiências amorosas, até que criou o canal homônimo no Youtube, onde pode atrair mais seguidores, em sua maioria, admiradoras. Eu não conhecia o Rafael Moreira até a Bienal de SP de 2014. Eu já tinha voltado para o Rio, mas uma amiga me mandou uma mensagem mostrando como estava o estande da Novo Conceito naquele dia por causa dele e do Christian Figueiredo (sobre ele falaremos amanhã em uma outra resenha). A primeira coisa que pensei foi que eu, provavelmente, era um ET por não conhecer nenhum dos dois, mas depois pensei na possibilidade de ter um livro deles (afinal, eles estavam no estande de uma Editora, na Bienal do Livro) e logo veio a notícia de que ambos seriam publicados juntamente com a certeza de que seria um sucesso. E eu não estava errada.

"Uma amizade verdadeira é aquela que enfrenta qualquer barreira e, às vezes, por mais que você se distancie daquela pessoa, quando a vê, parece que nada mudou."
 Diário de Um Adolescente, que já tem mais de 3 mil livros vendidos só na pré-venda (e esse é só o número de livros que Rafael menciona em um vídeo. Hoje já deve ter vendido o dobro), começa com um prólogo chamado Amizade, que foi escrito por Christian Figueiredo. As palavras dele mostram como a amizade dos dois é forte, além de deixar uma mensagem aos leitores sobre confiança e simplicidade.
"Não existe nada de fofo em parar sua vida por outra pessoa, ainda mais por uma decepção amorosa."
 Rafael fala abertamente sobre seus relacionamentos, além de contar situações engraçadas - ou não - e mostra uma visão masculina que , com certeza, vai agradar suas leitoras. Ele fala direcionado à elas. Aconselha a serem elas mesmas independente do cara que elas gostam. Admite coisas que, convenhamos, a maioria dos homens não fala por vergonha ou até medo de admitir para não passar vergonha. É legal acompanhar a forma espontânea com a qual ele narra os fatos e não pense que é uma leitura boa só poder ter sido escrita por um garoto de 17 anos. O livro traz uma leitura interessante com crônicas que nos levam a refletir e não uma história corrida.
"Você merece ser feliz o tempo todo."
 Como o título já nos "avisa", o assunto principal desse livro é o amor, mas não pense que para por aí. Rafael sabe a importância que tem para suas fãs e usa isso de uma maneira quase que inédita: ao invés de se vangloriar por ser conhecido e querer parecer um cara super descolado, ele tenta fazer com que as leitoras do livro entendam como cada um é especial a sua maneira e nenhum cara é digno de sofrimento se ele não te dá valor. Ele diz ter medo, ser orgulhoso em alguns momentos, inseguro em outros e, principalmente, não tenta mostrar ser o que não é. É fácil perceber a franqueza em sua narrativa e como ela influenciará os leitores da mesma idade que precisam esquecer essa moda de "parecer mais do que ser".
"Sempre que você olhar para os lados, para o acostamento ou para o outro lado da estrada, vai notar que alguém estará voltando. Que alguém estará buscando um novo caminho. E que mais alguém estará perdido... mas não desanime. Não se perca!"
 Três assuntos importantes que Rafael aborda também são perdão, sonhos e escolhas. Ele trata dos três assuntos em momentos diferentes mas podemos ver ligação entre eles fácil: o autor afirma que devemos sim correr atrás e acreditar em nossos sonhos, mas antes devemos aceitar as consequências dos nossos atos. A vida é feita de escolhas e os resultados dela só vem depois de decisões nossas. Não adianta ficar se lamentando, querendo colocar a culpa em algo ou tentar mudar depois que já fez. Nós julgamos as coisas boas e ruins para nós mesmos agora, se elas são realmente o que pensamos, só saberemos com o tempo e devemos aceitar isso diariamente sem nos iludir criando expectativas de mudanças repentinas.
"Cada um de nós tem sua própria guerra pessoal, e precisamos vencer com honra."
 Falando da diagramação, a Novo Conceito dá um show de capricho. Para cada início de cada capítulo há uma ilustração (sendo imagens do autor ou não) e o livro está repleto de ilustrações, destaques em frases marcantes e fontes que chamam atenção. O espaçamento e tamanho das fontes não prejudicam a leitura e as folhas amareladas ajudam no rendimento da mesma. O livro é bem fino, 128 páginas, então a leitura leve e fluída pode ser ótima para uma tarde tranquila. 
"Aprenda com as perdas e se torne mais forte."
 Com 27 crônicas e muitos acontecimentos, Diário de Um Adolescente Apaixonado é um relato sincero, profundo e, muitas vezes, engraçado, que mostra como ser adolescente não é sinônimo de ser irresponsável ou imaturo. Rafael Moreira, em seu primeiro livro, mostra o que ele gostaria: que não é apenas mais um. Ele faz a diferença ao escrever palavras encorajadoras e mostrar que, na vida, muitas vezes o caminho mais longo pode ser mais prazeroso do que o atalho. Hoje ele tem uma página no Facebook e um canal no YouTube que lhe deram mais de 2 milhões de seguidores, mas com o livro e a clareza de suas palavras ganhará muito mais.

Comentários

  1. Olá, tudo bem??

    Eu admito que nunca vi nenhum vídeo apenas dele... Mas acompanho o Chris faz bastante tempo e ele aparece bastante no eu fico loko também... Amei a sua resenha! Só me fez ficar com vontade de ver os vídeos dele e comprar logo esse livro hahaha

    Esperando pela resenha do outro livro amanhã!! Esse dai eu já comprei é provavelmente vá pegar hoje na livraria

    XOXO
    Umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Mari, adorei a forma como você falou do livro. Eu havia visto o livro entre os lançamentos da NC e não tinha ficado com vontade de ler não, mas depois da resenha a vontade é de comprar agora! Vi a agenda do Rafael e do Christian Figueiredo e por coincidência eles estarão lá em Floripa dia 28. Eu também estarei e acho que vou aproveitar a oportunidade para ter o livro do Rafael autografado. E espero amanhã a resenha do Christian!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mari!
    Menina, que resenha maravilhosa é essa? <3
    Eu não conhecia o Rafael e nem o Christian, mas com o lançamento dos livros deles eu acabei conhecendo-os e o livro do Rafael me interessou demais! Curto bastante ler crônicas e já esperava que fosse uma leitura daquelas bem leve e despretensiosa, mas, depois da sua resenha, não tenho dúvidas de que irei gostar. Bom saber que, além de ser uma leitura leve, está devidamente carregada com boas reflexões e o Rafael parece ser mesmo muito simpático. Inclusive, ele o Christian estarão autografando aqui na minha cidade; se o livro chegar, até lá, talvez eu vá ao evento. De qualquer forma, estou ainda mais empolgada para fazer essa leitura, deve ser mesmo ótima!

    Beijos,
    Sâmmy
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  4. Todos nós temos uma inspiração, alguém que nos guie e que nos faça acreditarmos em nós mesmos ate o fim da trilha, que nos faça sentir orgulho de sermos diferentes de tal forma e iguais de tal forma,Alguem para seguir os mesmos passos e é algo inevitável , é como um anjo que consegue te fazer sentir como se estivesse presenciando suas vitórias antes mesmo delas serem conquistadas! é um absurdo... Essa inspiração te mostra os mínimos detalhes da vida que você não consegue enchergar mais encherga através de histórias e citações, te mostra novas possibilidades de encarar o amanhã e te mantém forte, te faz superar seus medos e reconhecer suas fraquesas, te inspira a fazer coisas que você nunca imaginou que faria. Esse é o ídolo que você espera ter pro resto da sua vida, junto a ti. E é essa pessoa que estará contigo te dando forças e te compreendendo quando ninguem mais puder mesmo sem ao menos te conhecer ... Quero Apenas agora ganhar este livro autografado !! .. Eu Te Amo Muito !! E amei a resenha de vocês !! Meus parabéns !! Agora Basta Acreditar Que Eu Sou Capaz de Ganhar !!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não saia sem comentar!
Queremos saber sua opinião ;)

Postagens mais visitadas