[Resenha] Eu Fico Loko | Christian Figueiredo


Título: Eu Fico Loko
Autor: Christian Figueiredo
ISBN: 9788581636818
Grupo Editorial: Novo Conceito
Selo: Novas Páginas
Número de páginas: 160
Assuntos: Biografia, Não Ficção, Humor
Sinopse: Ele só precisou de uma câmera, muita criatividade e um pouco de coragem para criar um dos vlogs mais acessados do YouTube. O EU FICO LOKO é recordista absoluto de views e inscrições, com mais de 1 milhão e 500 mil assinantes.Para os entendedores, o Christian hoje é um vlogger e um youtuber dos mais bombados. Mas na verdade ele é apenas um cara que gosta de escrever e que transformou o papel em vídeo.
Todos os dias, milhões de jovens procuram pelo Christian em suas redes sociais para saber o que ele está pensando. O porquê desse sucesso fora do normal você vai 
"Para que não me conhece, eu fui o típico adolescente que parece personagem fictício de filme americano. Não aqueles que se dão bem sempre, são fortes, namoram a líder de torcida e jogam no time de basquete da escola. Eu estava mais para o que usa óculos de garrafa, toma porrada e não pega ninguém."

 Fenômeno do YouTube, Christian Figueiredo tem mais de 2 milhões de inscritos, somando seus dois canais. Sem falar dos seguidores no Facebook, Twitter e Instagram. Com 20 anos sua opinião é muito considerada pelos seus fãs, que esperam diariamente por uma atualização em algum dos seus perfis, mas, agora, eles poderão ter os pensamentos do "lokão da internet" em um livro que, só na pré-venda, vendeu mais de 4 mil exemplares.
"Sempre que algo dá errado entramos naquela do efeito borboleta 'e se'."
 Em seu primeiro livro, Christian fala sobre assuntos que já estiveram presentes na vida de todas as pessoas durante a adolescência ou não: o primeiro beijo, o primeiro amor, a primeira vez, insegurança, medo, vergonha, timidez, namoro, ficantes, viagens, amigos, família e por aí vai. O mais importante é que ele não perde o humor ao tratar de nenhum dos assuntos.

 Eu gostei da maneira como Christian se comunica com seus seguidores - agora leitores. É uma forma espontânea, verdadeira. Ele não tem medo de falar sobre nenhum dos assuntos abertamente e dando uma olhada no seu canal percebi que alguns dos assuntos abordados no livro já estiveram presentes lá, porém estão de maneira até mais clara no livro e de maneira mais ampla no vídeo. É legal ele conseguir organizar dessa maneira pois para os que acompanham seu canal, ler o livro não será nada cansativo. Não tem como não se identificar com alguma parte da história ou identificar uma parte com a vida de um amigo (e tirar foto e mandar para o WhatsApp).
"Não alimentem uma paixão platônica por alguém nem fiquem na zona da amizade. Se vocês estão afim de uma pessoa cheguem nela o mais rápido possível. Quanto mais vocês enrolam, mais vão quebrar a cara."
Uma das partes que mais gostei no livro é quando Christian fala sobre a vida na TV e no cinema e a vida real. Ele foi o tipo de adolescente que preferia ficar em casa, ao invés de sair para a balada com os amigos (mesmo que fizesse isso algumas vezes para fazer parte do grupo, coisa que qualquer um já fez ou pensou em fazer) e achava que a vida podia ser como na ficção. Muitas pessoas pensam assim e não é daquela forma "eu queria que pudesse ser como no filme", está mais para "eu ainda vou viver uma vida de um filme". Desculpem, mas isso não vai acontecer, galera. Nós não temos um roteiro para a vida e muito menos temos como escolher o elenco. Nós temos o direito de escolher nossas decisões, mas vai de cada um a forma como elas irão influenciar sua vida. Foi bom o Christian mencionar isso porque a maior parte do seu público é o adolescente e, assim como eu disse na resenha do livro do Rafael Moreira, esse público é influenciado por pessoas da sua idade, do seu convívio.

 A diagramação do livro também está ótima, a NC deu mais um show pelo livro ter várias fontes diferentes, fotos e vários detalhes que tornam a leitura ainda mais prazerosa. O tamanho das fontes não deixa a desejar e a ênfase em algumas frases marcantes também são um ponto positivo.

 Eu Fico Loko é um presente para todos os que acompanham Christian Figueiredo em seu canal no YouTube e nas outras redes sociais. Pelos vídeos, é como se o Christian fosse um amigo e fizesse parte do dia a dia de cada um de seus fãs, agora, se algum dia faltar um vídeo, todos tem Eu Fico Loko em forma de livro. O carisma e sinceridade do autor só no livro já me fazem entender o porquê de tanto sucesso e já me fazem imaginar como isso só vai aumentar daqui para frente.

Comentários

  1. Minha irmã mais nova ama o Christian hahaha Descobri isso quando a própria veio me falar que ele estaria em Floripa dia 28 e queria que eu fosse no evento para pegar autógrafo para ela. Eu disse na resenha do livro do Rafael Moreira que me interessei pelo livro e que talvez fosse no evento, agora vou aproveitar para pegar o autógrafo para minha irmã também (e me preparar pois pelos vídeos dá para ver como anda uma loucura!).
    Falando sobre a resenha, gostei bastante e até fiquei com vontade de ler o livro. Já minha irmã, leu, amou, ficou louca e já está mais ansiosa do que estava... hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria saber o genero do livro pra um trabalho da escola

      Excluir

Postar um comentário

Não saia sem comentar!
Queremos saber sua opinião ;)

Postagens mais visitadas