[Resenha] O Que Eu Sei de Verdade | Oprah Winfrey



Título: O Que Eu Sei de Verdade
Título Original: What I Know For Sure
Autora: Oprah Winfrey
ISBN: 9788543101385
Editora: Sextante
Número de Páginas: 192
Assuntos: Biografia, Reflexão
Sinopse: Entre os talentos de Oprah Winfrey está sua capacidade de compreender a natureza humana como poucos e, ao mesmo tempo, colocar essa sabedoria em palavras. Desde que foi questionada sobre as coisas de que tinha certeza na vida, ela passou a escrever uma coluna mensal em sua revista com reflexões sobre relacionamentos amorosos, família, autoestima, medos, fracassos e superação. Neste livro, você irá encontrar uma seleção, feita pela própria autora, das melhores crônicas lançadas ao longo dos 14 anos de existência da coluna. Em textos curtos, Oprah oferece mensagens profundas que vão ajudá-lo a fazer as pazes com seu corpo, a construir relacionamentos mais harmoniosos e a mudar sua maneira de encarar os problemas. Ao fim da leitura, você se sentirá inspirado a se tornar e extrair o máximo do que a vida tem a oferecer.
"Conversar com milhares de pessoas ao longo dos anos me mostrou que existe um desejo comum a todos nós: queremos nos sentir valorizados."

 Oprah Winfrey é uma mulher que admiro muito, principalmente, pela sua história de vida. Eu adorava assistir ao The Oprah Winfrey Show (talkshow apresentado e dirigido pela Oprah que ficou no ar por 25 anos, tendo seu último programa exibido em 2011) e, até hoje, sigo Oprah nas redes sociais e acompanho seus pensamentos. Ainda existe algo especial na Oprah para mim: ela faz aniversário no mesmo dia que eu - às vezes penso que é por isso que temos pensamentos tão parecidos.  O Que Eu Sei de Verdade foi lançado no final do ano passado nos EUA e eu estava super ansiosa para que ele fosse lançado aqui no Brasil pela Sextante pois sabia que eles caprichariam na edição. E eu não estava errada. 
"O que você descobrirá ao longo do caminho será fantástico, pois estará descobrindo a si mesmo."
 Neste livro Oprah não fala apenas de sua vida. Ela usa momentos específicos e pensamentos para falar sobre a nossa. Como ela faz isso sem nem conhecer cada pessoa em cada canto do mundo que lê seu livro? Ela é sincera e e nos toca no ponto mais profundo de nossa mente. Ela consegue fazer com que algo que, à primeira vista, não tem nada a ver com a nossa vida, mas que no momento seguinte, depois de ela falar o que pensa, tenha toda uma ligação com algo nosso. Ela trata assuntos como amor, amizade, corpo, atitudes, livros, música, lugares, decisões, animais, família e muito mais de uma maneira única. De uma maneira Oprah.
"O que eu sei de verdade é que tudo acontece por um motivo [...]"
 Mas de onde surgiu a ideia sobre as verdades presentes na vida de Oprah? Foi em uma entrevista ao vivo com Gene Siskel, que foi um grande crítico de cinema, onde ele disse, ao vivo: "Mas me diga uma coisa. Do que você tem certeza?" Oprah lhe perguntou se era a respeito no filme, mas, não porque não entendeu realmente a pergunta, foi porque ela sabia que ele se referia a algo grandioso, como a vida, e precisava ganhar tempo para ter uma resposta. E quando ele retrucou dizendo "Você sabe o que quero dizer: sobre você, sua vida e tudo mais..." Ela abriu a guarda e respondeu "A verdade é que preciso de mais tempo para pensar nisso, Gene".

 E lá se foram dezesseis anos de crônicas inspiradas naquela não-tão-simples pergunta. Oprah passou a escrever, mensalmente, para a revista O (O - The Oprah Magazine, da qual ela é dona) uma coluna que recebeu o nome de O Que Eu Sei De Verdade e vem explorando a pergunta durante todo esse tempo. Ela admite que muitas vezes não é fácil achar a resposta, mas cada crônica desse livro (que já foram publicadas na revista) mostra que  Oprah não é apenas - se é que eu posso dizer "apenas" - a apresentadora de TV, a mulher que deu vida à Sofia em A Cor Púrpura e à Sethe em Bem-Amada. Oprah é apenas a Oprah, a O, a mulher que passou por momentos difíceis na adolescência, que foi mal tradada, abusada e que desistiu de ser mãe depois de uma perda, mas que não desistiu de vencer na vida, de mostrar a força da mulher e de seguir seu sonho. Ela conseguiu chegar até onde queria e foi muito além disso.
"O que eu sei de verdade é que você não quer viver assim - fechado para os próprios sentimentos e para o  mundo à sua volta. Quero que todos os dias sejam uma nova chance de expandir as possibilidades. De experimentar a alegria em todos os níveis."
 O Que Eu Sei de Verdade é um livro profundo, emocionante e inspirador que vai fazer você virar cada página com um novo pensamento sobre a vida, além de te fazer terminar a leitura com uma sensação boa que te faz ter vontade de sair indicando a leitura por aí. Oprah é uma mulher incrível que deveria ser levada como exemplo de força e perseverança para várias outras mulher. Hoje, o que eu sei de verdade é que a vida é feita de momentos bons e ruins, mas cabe a nós saber a qual devermos dar mais valor. Sei, também, que os problemas estão sempre presentes e que as soluções podem não vir rapidamente, mas elas irão chegar no momento certo para te fazer pensar que tudo valeu a pena.

Comentários

  1. Também admiro muito a Oprah Winfrey, sua história de vida é incrível, estou super ansiosa pra ler esse seu livro, parece mesmo ser excelente!

    ResponderExcluir
  2. Amo demais a Oprah por conta de seus textos. Amito que tive que ir até o Google para saber um pouco sobre a vida e percebi como ela é ainda mais especial do que eu imaginava. Gosto dela pela sua verdade, pelo modo com ela fazia as entrevistas e se preocupava em mostrar só sua opinião sincera sobre tudo. Eu já estava pensando em comprar o livro (ainda mais depois de ver ele na livraria! Amei a borda das folhas!), agora vou com certeza

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não saia sem comentar!
Queremos saber sua opinião ;)

Postagens mais visitadas