[Por Dentro dos Eventos] Do Blog Ao Livro

 A tarde de ontem, 14 de março, foi incrível. Há algum tempo recebi um convite super especial da Yohana Sanfer: participar do evento Do Blog Ao Livro.  Para quem não sabe, a Yohana é blogueira, dona do  Papel, Palavra, (cor)ação, autora do livro Da Boca Pra Dentro e a idealizadora do evento Do Blog Ao Livro. Ela reuniu dez escritores que publicaram seus livros a partir de seus blogs literários e mais algumas blogueiras que tanto ajudam na divulgação dos autores nacionais. Eu fui uma dessas blogueiras convidadas e vou contar um pouco do que aconteceu no evento para vocês.

 Yohana começou o evento falando um pouco de como a ideia surgiu, do objetivo do evento e de como aconteceria. Ela chamou ao palco as blogueiras que ficariam responsáveis pela mediação das mesas de debate que aconteceriam: Raffa Fustagno, do blog A Menina Que Comprava Livros, e  Juliana Avelino, do blog Leitores e Suas Manias". A Raffa ficou responsável pela mediação dos dois primeiros blocos e a Juliana dos dois últimos.
 O primeiro bloco foi com o bate-papo do qual participei. Nele a Raffa fez perguntas sobre a criação do blog até o que ele mudou em nossas vidas. Participei com a Carol Gama, a Rayca Oliveira e a Natália Cunha. Eu adorei poder falar um pouco de como o blog surgiu, de como pude participar, organizar e mediar eventos graças a ele, além de fazer trabalhos como tradutora e como leitora beta e entrevistar autores nacionais e internacionais. No final do post vocês podem ver um pouquinho de como foi nossa mesa de debate em um vídeo.
 Leo Vieira, Iris Figueiredo, Thati Machado e Amanda Marchi foram os convidados para o segundo bloco. Eles falaram sobre os desafios, as alegrias e as surpresas presentes em suas trajetórias. Foi muito legal saber a visão de cada um sobre o mercado, os leitores, blogueiros e as mudanças que tanto desejamos para nossa literatura nacional.
 Não pude ficar mais no evento e acabei não falando com todos que gostaria, muito menos tirando foto, mas ficou registrado o quanto adorei rever e conversar com a Bruna Paiva, do blog Adolescente Demais e autora do livro Um Diário Para Alice, e a Iris Figueiredo, do blog Literalmente Falando  e autora de Confissões-Online, matei a saudade do Fábio Abreu, autor de O Conto dos Sete, amei conhecer (finalmente) a linda Ju Martins e, claro, a querida Yohana Sanfer.


 Quero dizer que, não teve foto, mas também que adorei rever Flávia Calil,  a Any, a Giulia Ladislau, do Prazer, me chamo livro e a Nizete do Cia do Leitor, a Luiza, do Eternamente Princesa, a Frini, do Cheiro de Livro e os autores Sidney Santborg, Thati Machado, Sheila Mendonça, Lucinei Campos e a Cátia Mourão, que estava lançando seu livro Entre Nós no mesmo dia e na mesma livraria, então pude passar lá para prestigiá-la, mesmo que rapidinho.

 Yohana, te agradeço imensamente pelo convite. Foi um prazer ser parte de um projeto tão incrível, poder falar um pouco sobre meu trabalho no blog e te conhecer pessoalmente. Espero poder te encontrar outras várias vezes e participar de mais eventos organizados por você. Raffa, obrigada pelas ótimas perguntas e pelo carinho.

 Confiram aqui todas as fotos do evento

 Não deixem de conferir um pouco do bate-papo do qual participei e que venham mais eventos como esse!