[Por Dentro dos Eventos] Lançamento do projeto Lit Girls

 Este mês o mundo literário conheceu o projeto Lit Girls Br, idealizado pela Renata Frade e pelo Bruno Valente, da Punch! Comunicação. Ontem, 28 de março, foi realizado o evento de lançamento oficial do projeto, contando com a presença de oito das dez autoras que participam do mesmo. Eu estive presente e hoje vocês vão saber tudo o que rolou. 

 O evento começou com a apresentação do teaser (disponível no canal do YouTube das Lit Girls) mostrando um pouco sobre as autoras, a blogueira, a jornalista e o livreiro que fazem parte do projeto. Renata Frade falou um pouco sobre como surgiu a ideia para um projeto multiplataforma que é inédito no Brasil. Como está no site deles: "é mais do que o registro de um momento literário especial. Visa estreitar as relações entre autoras e leitores e provocar ainda mais compartilhamento sobre literatura nacional pelo celular, tablet, computador, livros, blogs, cadernos, diários, mídias sociais e o que mais vier por aí". 
  Logo foi a vez de Raffa Fustagno (do A Menina Que Comprava Livros) se apresentar e iniciar a primeira mesa redonda, com a presença das autoras Carolina Estrella, Chris Melo, Graciela Mayrink e Tammy Luciano. Raffa fez perguntas que envolviam o meio literário e a atual situação do nosso país. As autoras puderam falar sobre a relação com os leitores, como elas se sentem em eventos como a Bienal do Livro, como elas se sentem ao perceber que a literatura nacional está sendo cada vez mais valorizada e o que elas esperam para este ano. Adorei a forma emocionada que Carol contou como ela apoia as leitoras em um momento ruim, pude refletir com as palavras da Chris ao mencionar a relação do autor com sua obra, percebi a responsabilidade do autor quando Graciela contou como as leitoras pedem conselhos sobre o futuro e me diverti com a Tammy contando histórias sobre Bienais e autores. Raffa ainda comentou de forma humorada a diferença da relação de autores e blogueiros, fazendo os presentes se identificarem pelo menos um pouquinho.
  Depois Renata Frade assumiu a mediação e Fml Pepper, Bianca Carvalho, Fernanda França e Patrícia Barboza subiram ao palco. A Pepper emocionou a todos ao contar sua história, Bianca mencionou a importância da presença da leitura na vida das pessoas desde a infância e adolescência, Fernanda nos divertiu ao contar como ela trata de assuntos sérios de forma humorada e Patrícia lembrou que, às vezes, as pessoas pensam que o tempo de uma pessoa em sua carreira significa maturidade, mas não é assim. Os blogueiros também estiveram presentes quando Renata e as autoras falaram do nosso trabalho com os blogs. Foi uma pena eu não conseguir gravar tudo o que elas falaram, mas todas elas mostraram que não fazem parte do grupo que generaliza e não reconhece nosso trabalho. Também fiquei super honrada e emocionada ao ser mencionada pela Patrícia como exemplo (essa parte, pelo menos, está no vídeo que vocês podem ver no final do post). Ela falou sobre a diferença de resumo e resenha além de lembrar que existem blogueiros sérios e blogueiros interessados apenas em ganhar livros.

 Nem todas as Lit Girls puderam estar presentes (Lu Piras e Fernanda Belém fizeram falta), mas pude matar as saudades da Chris Melo (que é de SP então aproveitei para abraçar bastante), revi a Patrícia Barboza e a Tammy Luciano que sempre vejo mas nunca canso de tirar foto, abracei demais a Fernanda França (que também é de SP), revi a Graci e contei que, no evento, uma pessoa tinha lembrado do ML por conta da resenha de um de seus livros, revi a sempre animada Fml Pepper e e Bia Carvalho, além de ter a oportunidade de ter seu segundo livro autografado e também revi a Carol Estrella, mas acabei não a vendo no final e não tiramos foto.
 E claro que os amigos literários também estavam presentes. Reencontrei a Any, a Flávia, o Léo (cada vez me sinto mais baixa ao lado dele haha), a Pri, a Júlia (que apertei abracei demais), a autora Janda Montenegro, a Bruna (do Adolescente Demais), a autora Lucy Rangel, a Raffa mediadora do primeiro bate-papo, a Sara (que matei a saudade também mas a câmera resolveu não ajudar) e a Renata Frade. Mas faltou foto com a Aline e a Carol.

Confira aqui todas as fotos do evento.

 Acho que vocês puderam perceber como a tarde foi divertida, não? Abaixo vocês podem conferir um pouco do que cada autora falou e fiquem ligados no site das Lit Girls Br para ficar por dentro das novidades.