[Por Dentro dos Eventos] Lançamento do projeto Lit Girls

 Este mês o mundo literário conheceu o projeto Lit Girls Br, idealizado pela Renata Frade e pelo Bruno Valente, da Punch! Comunicação. Ontem, 28 de março, foi realizado o evento de lançamento oficial do projeto, contando com a presença de oito das dez autoras que participam do mesmo. Eu estive presente e hoje vocês vão saber tudo o que rolou. 

 O evento começou com a apresentação do teaser (disponível no canal do YouTube das Lit Girls) mostrando um pouco sobre as autoras, a blogueira, a jornalista e o livreiro que fazem parte do projeto. Renata Frade falou um pouco sobre como surgiu a ideia para um projeto multiplataforma que é inédito no Brasil. Como está no site deles: "é mais do que o registro de um momento literário especial. Visa estreitar as relações entre autoras e leitores e provocar ainda mais compartilhamento sobre literatura nacional pelo celular, tablet, computador, livros, blogs, cadernos, diários, mídias sociais e o que mais vier por aí". 
  Logo foi a vez de Raffa Fustagno (do A Menina Que Comprava Livros) se apresentar e iniciar a primeira mesa redonda, com a presença das autoras Carolina Estrella, Chris Melo, Graciela Mayrink e Tammy Luciano. Raffa fez perguntas que envolviam o meio literário e a atual situação do nosso país. As autoras puderam falar sobre a relação com os leitores, como elas se sentem em eventos como a Bienal do Livro, como elas se sentem ao perceber que a literatura nacional está sendo cada vez mais valorizada e o que elas esperam para este ano. Adorei a forma emocionada que Carol contou como ela apoia as leitoras em um momento ruim, pude refletir com as palavras da Chris ao mencionar a relação do autor com sua obra, percebi a responsabilidade do autor quando Graciela contou como as leitoras pedem conselhos sobre o futuro e me diverti com a Tammy contando histórias sobre Bienais e autores. Raffa ainda comentou de forma humorada a diferença da relação de autores e blogueiros, fazendo os presentes se identificarem pelo menos um pouquinho.
  Depois Renata Frade assumiu a mediação e Fml Pepper, Bianca Carvalho, Fernanda França e Patrícia Barboza subiram ao palco. A Pepper emocionou a todos ao contar sua história, Bianca mencionou a importância da presença da leitura na vida das pessoas desde a infância e adolescência, Fernanda nos divertiu ao contar como ela trata de assuntos sérios de forma humorada e Patrícia lembrou que, às vezes, as pessoas pensam que o tempo de uma pessoa em sua carreira significa maturidade, mas não é assim. Os blogueiros também estiveram presentes quando Renata e as autoras falaram do nosso trabalho com os blogs. Foi uma pena eu não conseguir gravar tudo o que elas falaram, mas todas elas mostraram que não fazem parte do grupo que generaliza e não reconhece nosso trabalho. Também fiquei super honrada e emocionada ao ser mencionada pela Patrícia como exemplo (essa parte, pelo menos, está no vídeo que vocês podem ver no final do post). Ela falou sobre a diferença de resumo e resenha além de lembrar que existem blogueiros sérios e blogueiros interessados apenas em ganhar livros.

 Nem todas as Lit Girls puderam estar presentes (Lu Piras e Fernanda Belém fizeram falta), mas pude matar as saudades da Chris Melo (que é de SP então aproveitei para abraçar bastante), revi a Patrícia Barboza e a Tammy Luciano que sempre vejo mas nunca canso de tirar foto, abracei demais a Fernanda França (que também é de SP), revi a Graci e contei que, no evento, uma pessoa tinha lembrado do ML por conta da resenha de um de seus livros, revi a sempre animada Fml Pepper e e Bia Carvalho, além de ter a oportunidade de ter seu segundo livro autografado e também revi a Carol Estrella, mas acabei não a vendo no final e não tiramos foto.
 E claro que os amigos literários também estavam presentes. Reencontrei a Any, a Flávia, o Léo (cada vez me sinto mais baixa ao lado dele haha), a Pri, a Júlia (que apertei abracei demais), a autora Janda Montenegro, a Bruna (do Adolescente Demais), a autora Lucy Rangel, a Raffa mediadora do primeiro bate-papo, a Sara (que matei a saudade também mas a câmera resolveu não ajudar) e a Renata Frade. Mas faltou foto com a Aline e a Carol.

Confira aqui todas as fotos do evento.

 Acho que vocês puderam perceber como a tarde foi divertida, não? Abaixo vocês podem conferir um pouco do que cada autora falou e fiquem ligados no site das Lit Girls Br para ficar por dentro das novidades.

Comentários

  1. Bela cobertura, Mari!! Evento incríveel! Pena que não deu para eu ir.

    ResponderExcluir
  2. Mari, achei super bacana o projeot e até gostaria que você falasse mais sobre ele. No ano passado tive o prazer de conhecer a Tammy e a Patty pessoalmente e amei, de paixão conhece-las. São pessoas maravilhosas e sempre carinhosas, e a Chris, tenho ela como uma super inspiração, ele dava aula na minha escola, e era maravilhoso poder encontrar ela no corredor, dar um abraço gostoso e pedir noticias dos novos livro ahaha.
    Estou amando vê-las fazer sucesso.
    bjs!
    seforasilva.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que você estudou em um colégio que a Chris trabalhou! Deve ser super legal poder encontrar alguém que você admira sempre, né? haha Adoro ela, a Tammy e a Paty e fico feliz que tenha conhecido elas.
      Beijos,
      e obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Mari,

    Minha querida, suas postagens de cobertura de eventos são sempre sensacionais! Adoro vc como pessoa e como blogueira (e claro sua mãe <3!) . O vídeo ficou perfeito vc editou as melhores partes mesmo!
    Espero que um breve possamos fazer um evento juntas :) que tal?

    Beijos imensos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raffa, sua linda <3
      Fico feliz que goste das coberturas e saiba que eu adoro seus bate-papos! Espero conseguir ir mais nos seus eventos e, sem dúvidas, seria uma honra realizar um com você!
      Super beijo

      Excluir

Postar um comentário

Não saia sem comentar!
Queremos saber sua opinião ;)

Postagens mais visitadas