[Resenha] 360 Dias de Sucesso | Thalita Rebouças


Título: 360 Dias de Sucesso
Autora: Thalita Rebouças
ISBN: 9788579802201
Número de Páginas: 304
Editora: Rocco
Selo: Rocco Jovens Leitores
Gênero: Juvenil
Sinopse: Um grupo de amigos que só queriam levar um som e se divertir veem a vida virar de cabeça para baixo depois que publicam um vídeo na internet e se tornam sucesso imediato na rede. Retratando, com a sensibilidade e o bom humor de sempre, um fenômeno cada vez mais frequente em tempos de internet a fama instantânea e efêmera , Thalita Rebouças volta à literatura juvenil, depois de dois bem-sucedidos títulos infantis, em seu novo e aguardado romance, 360 dias de sucesso, o primeiro narrado por um protagonista masculino. Um livro divertido e emocionante sobre sonhos, ídolos, romance, amor não correspondido, traição, escolhas. E, claro, muita música.
"Quando me chamaram para escrever esse livro, pensei: não sou escritor, mas por que não contar como form os 360 dias mais intensos da minha vida?"

Depois que resenhei o conto Fiquei Com Um Famoso, compartilhei no Instagram e a autora disse: "Você pre-ci-sa saber o que acontece sob outro ponto de vista!" Alguém tem dúvidas de que eu não aguentei e comprei o livro? Ele chegou rápido, li em uma tarde no salão mas, adivinhem? Esqueci a resenha (palmas para mim). Mas é claro que eu não ia deixar vocês sem saber o que eu achei do primeiro livro que li da Thalita Rebouças.
"Nunca havia ponderado o quanto o fator sorte é realmente importante na carreira e na vida de qualquer pessoa."
 O conto Fiquei Com Um Famoso  é um spin-off de 360 Dias de Sucesso, que trás a história da banda Pólvora desde seu início. Gualter, que é o baterista, é o narrador do livro e nos apresentará Pedro, o vocalista; Theo, o vocalista e guitarrista; , o baixista; e Mari, a tecladista e vocalista. Cada um tem sua personalidade, cada um tem a sua história, mas seus destinos estarão caminhando juntos durante 360 dias de sucesso.
"- Quero só ser feliz, mãe. E cantar me deixa feliz.
 - Feliz... o que você sabe sobre felicidade, garoto?"
 Ao contrário do que alguns podem pensar, 360 Dias de Sucesso não tem nada de bobo. Thalita escreve para o público juvenil, mas duvido que pessoas com mais de 20, 25 anos não se divirtam com sua história. Ela coloca conflitos reais, menciona problemas que seus leitores devem passar, cria personagens maduros e fáceis de se identificar. E eu adorei a narrativa da Thalita! Ela é divertida, mas também tem seus momentos mais sérios, torna seus personagens espontâneos, coloca os detalhes necessários, acrescenta um toque de ironia e voilà, temos uma leitura rápida com conteúdo e risadas garantidas.
"- Quem diz 'sou música'?- A Mari - rebatei Pá, em tom de gozação."
 Em relação aos personagens, consegui me sentir próxima de cada um, entendia as atitudes deles como se fosse uma amiga próxima e, principalmente, compartilhava seus sentimentos. Ficava feliz com as conquistas deles, empolgada com a diversão e, no final... Bom, eu não falarei o que senti no final para não estragar a surpresa, mas posso dizer que Mari foi minha personagem favorita e que, ao concluir a leitura, percebi que havia me tornado fã dela (haha).
 A diagramação do livro está uma graça. A cada início de capítulo temos ilustrações como a que está na imagem acima, na capa o nome da autora é em alto relevo com verniz e o título, também em alto relevo, é brilhoso. As folhas são brancas, mas o tamanho da fonte e espaçamento ajudam no rendimento da leitura e não cansam a vista.

 Algo bem legal desse livro é que, além da playlist, temos um booktrailer com atores interpretando cenas do livro mesmo! Eu assisti o BT algumas muitas vezes pois adorei a forma como ele foi feito e isso me ajudou a imaginar os personagens como os atores. Podem ficar tranquilos que eles não estão diferentes, pois cada um deles (incluindo Paulão e Babi) tem as características dos personagens. A música que é interpretada no booktrailer é o grande sucesso da banda Pólvora (e ela é ainda mais chiclete do que Camila, do conto, avisou!). No final do livro ainda temos a letra completa da música com cifra.
"- Acabou, gente. Não vai ter show."
 360 Dias de Sucesso traz uma história divertida e reflexiva sobre família, amizade, confiança, compromisso  e fama. Thalita Rebouças consegue prender o leitor da primeira até a última página e fez com que eu entendesse, de uma vez por todas, o porquê de até minha dermatologista ser sua fã: seu carisma está presente até em sua escrita. Não deixe de assistir o booktrailer do livro e escutar a música "Amor na Hora Certa". E eu te desafio a não cantar "o amor-o-or" pelos próximos 10 minutos.
Amor na hora certa by Raphael Rossatto on Grooveshark