[Resenha] Supernova - O Encantador de Flechas | Renan Carvalho



Título: Supernova
Autor: Renan Carvalho
ISBN: 9788581636795
Número de Páginas: 440
Grupo Editorial: Novo Conceito
Selo: Novas Páginas
Gênero: Distopia, Fantasia, Ação
Sinopse: Imersa em uma ditadura implacável, a isolada cidade de Acigam sofre com a ameaça da guerra civil. De um lado, a Guilda, um grupo que utiliza os ensinamentos da Ciência das Energias para exigir direitos para a população. Do outro, um governo tirano, resguardado por soldados especialistas em aniquilar magos — nome vulgar dado aos praticantes da tal ciência. No meio desse conflito vive Leran, que, após ser tragado para a rebelião, tenta aprender mais sobre sua misteriosa habilidade de encantar objetos com a energia dos elementos.
Com uma narrativa envolvente e reviravoltas incríveis, Supernova: O Encantador de Flechas é um livro que vai arrebatar os fãs de fantasia.
"Desenvolvi minha própria especialidade e a aprimorei ao máximo. Farei o governo tremer apenas ao ouvir sobre mim... Ao ouvir sobre o Encantador de Flechas."
 Renan Carvalho publicou a primeira edição de Supernova - O Encantador de Flechas em 2013 e a mesma logo esgotou. Este ano o livro ganhou nova edição, publicada pelo selo Novas Páginas, do Grupo Editorial Novo Conceito, com capa nova, ilustrações inéditas e um capítulo extra. Renan juntou dois dos meus gêneros favoritos (fantasia e distopia) em um só livro e o resultado é incrível.
"- Eu esperava mais, Leran - afirma Cortez, em tom sério. Mas em seguida abre um sorriso. - De qualquer forma, você é o melhor atirador que já ensinei."
 Leran é um menino que, para sua família, é muito desligado, mas seu professor de treinamento de arco e flecha discorda. Ele costuma dizer que Le, como é chamado pelos mais próximos, é totalmente o contrário: um garoto com ótima capacidade de concentração. Acontece que ele presta atenção em coisas específicas que o fazem se desligar de tudo a sua volta para focar apenas nelas. Leran vive com sua mãe, Laura, e a irmã dois anos mais nova, Luana. Seu pai, Caio, faleceu quando o menino tinha 8 anos e, desde então, sua mãe não tem uma boa relação com seu avô paterno, Bretor, que é um poderoso encantador. Em um primeiro momento podemos pensar que a "birra" de Laura com Bretor é por conta disso, mas logo descobriremos que vai muito além.
"Guilda de magos? Rebelião? Foi isso que eu ouvi? Os homens assassinados estariam lutando contra o governo? Como poderia haver algo assim em Acigam, bem debaixo do nosso nariz?"
 Depois de uma de suas aulas de encantamento e controle de energias com o avô, Leran e ele acabam sendo testemunhas de assassinatos. Os silenciadores, que eram considerados até pouco tempo lenda, estão agindo a mando do governo para acabar com as pessoas que tentam revelar ou fazem uso da ciência das energias, ou seja, os magos. Leran tem muitas perguntas e, para saber as respostas, precisaremos acompanhá-lo nessa aventura.
"Comerciantes exigindo mudanças eram um problema, mas disso os guardas poderiam cuidar. Agora, magos... estes eram capazes de abalar o que Acigam pregava como verdade."
 Logo nas primeiras páginas Leran já ganha o leitor. Ele consegue nos envolver em seus pensamentos e logo estamos querendo saber mais sobre seu mundo. Por outro lado, demorei um pouco para me acostumar com a narrativa. A mesma é em primeira pessoa e bastante detalhada. Eu gosto de detalhes, principalmente quando estes nos colocam a par do ambiente distópico e das coisas emocionantes em uma cena de ação, mas Leran nos contava absolutamente tudo o que acontecia. Posso dizer que a partir dos primeiros descobrimentos de Leran sobre seu pai e a Guilda, por exemplo, consegui entender o motivo de tantos detalhes: o protagonista é detalhista. Quando tal característica é mencionada no início, não é por acaso.

 Só que o autor nos surpreende. O livro é dividido em quatro partes (Segredos, A Guilda, Silêncio e Encontrando o Poder) e três delas são narradas por Leran. A terceira é narrada por um personagem que não direi qual é, mas que desde sua aparição me deixou com o pé atrás. Na verdade, não cheguei a desconfiar da pessoa logo de cara, mas achei que existia um motivo para ela estar naquele momento no "lugar certo". Renan também consegue mudar a narrativa e nos apresentar outras características desse narrador que logo nos fazem querer saber mais dele e, mesmo com as descobertas e segredos que o cercam, torcer para que faça as escolhas certas e fique bem no final. Quem leu com certeza irá entender e, quem não leu, sugiro que se surpreenda lendo.
"Apesar de às vezes minha irmã me irritar, eu gosto muito dela. Sempre tem as palavras certas."
 Algo que gostei bastante do livro (e que, sem dúvidas, é algo inovador) é o fato de o autor não fazer do protagonista o único herói, o único salvador, o único motivo para que tudo aconteça. Achei a reviravolta incrível e, mesmo que eu pudesse estar tentando adivinhar o algo mais da história e o que realmente motivava todos os acontecimentos, não foi logo que consegui. Gostei também de o Prólogo mostrar ter importância para a história, mas não revelar nada. Cheguei até esquecer dele em certo ponto da leitura e, de repente, a verdade veio. Renan conseguiu me surpreender em vários momentos.
"Talvez precisamos morrer para acalmarmos nossos anseios por vingança, para que se traga paz às nossas almas perturbadas por um passado tão difícil."
 A diagramação está maravilhosa. Uma das novidades dessa edição são as ilustrações e temos cinco de cenas marcantes desse primeiro livro e uma do primeiro capítulo do segundo livro da série, que se encontra no final deste primeiro livro. As folhas são amareladas, as fontes e tamanho das mesmas estão ótimas para o rendimento da leitura e o espaçamento ajuda também. 

 Supernova - O Encantador de Flechas é um livro repleto de segredos, mistério e ação, onde acompanharemos o protagonista Leran obtendo respostas e amadurecimento, ao mesmo tempo em que seremos surpreendidos por aparições e revelações que nos deixarão ansiando por mais a cada página. Renan Carvalho consegue envolver e prender o leitor ao apresentar personagens bem construídos e uma história com ótimas reviravoltas.

Comentários

Postagens mais visitadas