[Por Dentro dos Eventos] Encontro de Livreiros

 Hoje, 09 de Abril, aconteceu um Encontro de Livreiros organizado pelas editoras Arqueiro, Sextante e Saída de Emergência aqui no Rio. Eu pude estar presente e vou contar todas as novidades, lançamentos e apostas desse ano para vocês aqui no post.


 Marcos e Tomás, filhos do fundador da Sextante, Geraldo Jordão Pereira (sim, aquele que está sempre na primeira página dos livros!) começaram o encontro falando um pouco do começo de tudo: como a Sextante foi fundada, como a Arqueiro nasceu depois de o pai deles conhecer O Código da Vinci, como veio a parceria com a Saída de Emergência. Eles também falaram sobre a importância desses encontros com livreiros, já que eles sabem os livros mais procurados nas livrarias, e como é importante ter um time de pessoas que saibam avaliar diversos gêneros uma vez que, por exemplo, eles não poderiam dizer se um chick-lit é muito bom ou muito ruim (risos). Eles informaram que publicam uma média de 120 livros por ano e nos apresentou Nana, Virginie e Mariana, que trabalham nas Editoras e estariam falando sobre os livros e novidades com eles.
 Os primeiros livros mencionados foram Jardim Secreto e Floresta Encantada, que são os livros ilustrados que estão encantando o público. A Nana deixou todo mundo feliz ao informar que mais quatro livros da autora seriam publicados pela Sextante: Animal Kingdom (Reino Animal), que traz apenas figuras de animais; Animorphia, que tem uma proposta artística mais detalhada; Collor Me Crazy (Me Pinte Loucamente), que Nana disse ser "o mais louco de todos" por ter figuras muito pequenas e ser desafiador; e Jardim do Tempo, conta uma história através dos desenhos que irão inspirar a todos na hora de colorir.
 Em seguida Virginie falou sobre  A Magia da Arrumação, de Marie Kondo. Ela contou que a autora sempre teve mania de organização, que quando estava na escola, ficava arrumando a sala enquanto os colegas iam para o intervalo e que chegava a entrar no quarto dos irmãos para jogar roupas velhas foras e brinquedos também. Marie tem hoje 30 anos e ensina, em seu livro, como se livrar da bagunça e se organizar. O livro é um fenômeno no Japão e na Europa.
 Tomás, então, nos falou sobre dois livros de Bruce Tulgan: Desafios Que Todo Chefe Deve Entrentar  e Medo de Ser Chefe. Ele contou como o autor chegou aos negócios e falou um pouco da maneira objetiva que o livro é narrado e da reflexão que os leitores acabam fazendo durante e, principalmente, depois de ler os livros.
 Virginie falou sobre Os Segredos dos Casais Inteligentes, que é como uma "continuação" de Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, do autor Gustavo Cerbasi. Este livro pontua a necessidade de saber guardar e investir seu dinheiro, mas ao mesmo tempo não deixar de aproveitar da maneira correta.
 Marcos nos falou um pouco sobre Atenção Plena - Mindfulness, apresenta técnicas cientificamente fundamentadas para que os leitores enfrentem crises, dúvidas e desafios em suas vidas. O livro teve 200 mil exemplares vendidos e vem com cd de meditações que, como diz na sinopse, trazem uma série de práticas simples para expandir sua consciência e quebrar o ciclo de ansiedade, estresse, infelicidade e exaustão.
 Mariana falou de Quarentena Amorosa, da Angela Brandão, que traz dicas não só para os que gostam de leitoras que trazem palavras motivadoras, como para aqueles que estão passando por um momento difícil na relação. Mariana mencionou o fato de muitos casais já estarem separados antes mesmo da separação surgir e que o livro pode agradar não só os que estão namorando ou casados, como os solteiros também.
 Nana falou de Produtividade Máxima citando os temas abordados e comentando alguns capítulos, o que deixou a maioria curiosa a respeito do livro.
Marcos foi aplaudido ao falar que Segredo (Secret), continuação de A Magia será lançado no final de Abril. Ele perguntou aos livreiros com qual frequência alguém perguntava sobre o livro e foi praticamente unânime: todos os dias! Marcos contou que o primeiro livro havia sido oferecido para a Sextante em 2007 e eles recusaram, depois o livro vendeu 2 milhões de cópias e eles se arrependeram, até que houve um novo contato e eles tiveram uma nova oportunidade de publicar.
 No tema Espiritualidade, Virginie contou que A Identidade da Alma mostra como podemos ser autosuficientes, mas não de uma maneira egoísta e, sim, de uma maneira que nos coloque para cima nos momentos difíceis, nos faça ser positivos e nos faça encontrar respostas para as dúvidas e incertezas. Ela contou que o autor teve uma espécie de síndrome de pânico e agora compartilha sua esperiência. Jornada do Espírito, do autor James Van Praagh, aborda temas como mediunidade, reencarnação e a missão de cada um nesta vida. O autor descobriu sua mediunidade e, depois disso, passou a escrever livros do gênero e a encantar vários leitores.
 Marcos começou a falar dos livros de Não Ficção e contou que a biografia de Abílio Diniz estava comemorando 100 semanas na lista de mais vendidos da Veja, com mais de 300 mil exemplares vendidos. Ele acredita que o livro agrada justamente por ser a história de um grande empreendedor.
 Nana falou sobre o novo livro de Allan Percy, Pepe Mujica - simplesmente humano, que traz uma pequena biografia de Pepe Mujica e depois segue a linha dos outros livros do autor, trazendo uma frase de Mujica e uma reflexão de uma ou duas páginas. Para quem não sabe, Mujica é presidente do Uruguai e teve uma trajetória política bem marcante: ele é de esquerda, lutou pelo fim da ditadura, ficou preso por dez anos, sempre tenta ajudar os menos favorecidos e (o fato que todo mundo conhece) liberou a maconha no Uruguai. Eu adoro o Allan Percy (ele foi um dos autores que mais adorei conhecer na Bienal 2013) e fiquei feliz de saber que a Sextante publicará, em breve, os livros Eisten para despistados.
 Tomás falou sobre mais alguns livros de Não Ficção e contou que, abrindo o segundo semestre, teremos uma nova edição 1000 Lugares Para Conhecer Antes de Morrer, que vendeu mais de 300 mil cópias, e vem atualizada e colorida.
 "Se você recebesse um envelope com a data de sua morte, o abriria? Se pudesse matar alguém com o pensamento, sabendo que ela não sentiria nada e que ninguém saberia que foi você, mataria?" Foi com essas duas perguntas que Tomás começou a falar de O Jogo das Perguntas. A primeira deixou os presentes com dúvida, mas a segunda fez a grande maioria responder "sim" rindo. O livro é reflexivo e traz várias perguntas que levantarão questões e discussões entre os leitores. Já fiquei doida para ler!
 E, de repente, Guga estava presente em um vídeo nos convidando para conhecer sua história e ler seu livro. Ele falou que ao ver e ler seu próprio livro percebeu várias coisas sobre sua vida que não havia parado para pensar antes, além de ter se surpreendido com a edição e espera poder contribuir para a vida de todos que o acompanham. Marcos contou que será publicado um livro de Gabriel Medina contando sua vida e trajetória em Maio ou Junho. O mês de lançamento ainda não foi confirmado pois estão vendo a possibilidade de publicarem no mês que Medina esteja no Brasil para que o evento de lançamento ocorra.
 Mariana tirou suspiros dos livreiros ao falar de Nora Roberts. Bruxa da Noite é o primeiro livro da trilogia Primos O'Dwyer, que traz uma história sobre amor, família e destino. Para a alegria dos leitores, ainda esse ano teremos os outros livros e quem esteve presente no encontro ganhou um exemplar do livro, por isso, aguardem resenha!
 Nana deixou as pessoas empolgadas ao falar de dois livros muito esperados que são do mesmo autor (ou da mesma autora, não se sabe - haha) de O Inferno de GabrielO Príncipe das Sombras traz uma transição entre os mundos de Gabriel Emerson e Julia e a série Noites em Florença, enquanto A Transformação de Raven é o primeiro de uma nova série.
 E mais suspiros foram soltos no momento em que Nicholas Sparks foi citado. A nova edição de Uma Longa Jornada está linda e eles mostraram o trailer do filme, que será lançado no dia 30 deste mês. O Milagre ganha nova capa e edição e será lançado no final deste mês.
 As Espiãs do Dia D é o mais novo livro de Ken Follet. O autor levou sete anos para escrever a trilogia que tem este como o primeiro livro e ele traz a história de três gerações, uma em cada livro, de cinco famílias do século XX e em lugares como Estados Unidos, Sibéria, Cuba e Londres.
 E os romances de época estão arrebatando cada vez mais leitores! A Mariana mencionou o fato de esses livros serem sempre surpreendentes pois, pela sinopse, acabamos achando que são todos iguais, mas cada um tem seu personagem e uma maneira diferente de tratar o romance. Ela também disse que esse livro está bem esperado, ainda mais com o título, pois os canalhas estão fazendo bem mais sucesso.
 Todos já sabemos que Julia Quinn estará na Bienal e que a série Os Bridgertons tem, no total, 8 livros. Também sabemos que ela encanta os livros com sua escrita e personagens, mas a grande novidade é que ela estará na Bienal no primeiro final de semana! Nana não disse se será no sábado ou domingo, mas algo me diz que será no sábado. Ela também disse que a autora visitará outras cidades, então você que não é do Rio, já pode cruzar os dedos e torcer para ter ela em sua cidade.
 Lisa Kleypas é uma das autoras que os leitores ainda torcem para estar na Bienal e Nana contou uma novidade: em Julho será publicado o primeiro livro da série de romances históricos. A série tem quatro amigas como protagonistas e, aqui no Brasil, será publicada como Quatro Estações de Amor. Os títulos dos livros pela Arqueiro não foram divulgados, mas nos EUA são: Secrets of a Summer Night (Segredos de Uma Noite de Verão), It Happened One Autumn (Aconteceu em um Outono), The Devil in Winter (O Diabo no Inverno), Scandal in Spring (Escândalo na Primavera) e A Wallflower Christmas (Um Natal Esperado)
 Nana falou um pouco sobre a série Os Rothwells, de Madeline Hunter. Seus livros chegaram às listas de mais vendidos do The New York Times, do USA Today e da revista Publishers Weekly e, aqui no Brasil, temos As Regras da Sedução, Lições do Desejo, Jogos do Prazer e Segredos de um Pecador.
 Nana também falou sobre Mary Balogh, autora da série . Dois livros já foram publicados aqui, mas a série tem seis livros, cada um contando a história de um irmão. Ligeiramente Casados, traz a história de Aidan, Ligeiramente Maliciosos, a história de Rannulf, Ligeiramente Escandalosos, a de Freyja, Ligeiramente Tentados, a de Morgan, Ligeiramente Pecadores, a de Alleyne, e Ligeiramente Perigosos a de Wulfric.
 Colleen Houck também estará na Bienal, lançando Redisperto. O livro traz a história de uma adolescente rica que encontrará um príncipe mumificado e o pessoal da editora garante que tem todos os ingredientes para ser um sucesso. Perguntaram se eles sabiam alguma novidade da adaptação A Maldição do Tigre e eles falaram que pode demorar ainda para termos notícias já que nem diretor o filme tem confirmado.
 E já que estavam falando de adaptações, Tomás mencionou Perdido em PARTE, QUE VENDEU 12 mil exemplares e, no final do ano, terá sua adaptação nos cinemas, que é estrelada por Matt Damon. Virginie ainda mencionou Agência de Investigações Holísticas Dirk Genlty, que é um novo cult, que tem um humor britânico e vendeu mais de 1,5 milhões no Brasil, pois temos um novo livro do autor vindo aí.
 A Nana fez o favor de lembrar que Harlan Coben esteve na Bienal de SP ano passado e tirou foto com todos... menos comigo (ainda não me conformei)! Ela contou que as pessoas chegam na livraria pedindo "o novo livro do Harlan Coben" e compram simplesmente por ser do autor. Ela disse que ele vende 2,5 milhões de livros por ano, que esse novo livro tem uma protagonista diferente dos anteriores e que teremos mais um livro da série de Myron Bolitar até o final do ano.
 Mariana nos falou um pouco sobre Uma Curva no Tempo, que percebi ser bem esperado pelos leitores. Ela também confirmou que o segundo livro da série As Sete Irmãs, de Lucinda Riley, será publicado em Novembro, em Maio de 2016 teremos um livro mais antigo da autora, de quando ela ainda publicava com o nome de solteira e, em Novembro de 2016, o terceiro livro da série As Sete Irmãs será lançado. Mariana também contou que I Was Here, da Gayle Forman, será lançado pela Arqueiro em Junho e que Sister In Sanity, da mesma autora, também será publicado em breve.
 Foi então a vez de Marcos falar sobre alguns livros da Saída de Emergência. Ele falou sobre um dos últimos lançamentos, Sangue Mágico, que é o primeiro livro da série de maior sucesso de Ilona Andrews, além da série Outlander, de Diana Gabaldon, que teve o terceiro livro dividido em dois pois do contrário o livro teria muito mais de mil páginas, e a série Mago, de Raymond E. Feist, que estará na Bienal, e a nova série do autor, que começa com A Filha do Império.
 Tomás e Virginie ainda falaram sobre a coletânea organizada por George R. R. Martin, que será publicada em breve, e tem os autores Scott Lynch, Neil Gailman, Gillian Flynn, Joe Abercrombie e Patrick Rothfuss presentes. Ele reuniu esses autores para que o livro pudesse ter romance, terror e policial e Virginie disse que o leitor pode até gostar mais de um conto do que de outro, mas o conto de Gillian é tão bom que vale o livro inteiro.

 Deu para perceber que o encontro foi ótimo, não? Eu adorei a tarde, agradeço demais pelo convite e espero que vocês tenham gostado de saber as novidades também. Não deixem de me dizer qual notícia vocês mais gostaram ou já estavam esperando.