[Resenha] 11 Contos e 1 Fábula | Bruna Karyne



Título: 11 Contos e 1 Fábula
Autora: Bruna Karyne
ISBN: 8579845581
Editora: Livre Expressão 
Número de Páginas: 115
Gênero: Contos, Crônicas, Fábula
Sinopse: Uma miscelânea de narrativas psicológicas e atuais é a base de um livro que combina reflexões e dinamismo em um universo diatópico e juvenil. As frustrações e os sofrimentos da vida nos são mostrados em toda a sua realidade a partir de 11 histórias de anti-heróis corajosos que revogam, com bravura, o direito à felicidade e enfrentam de cabeça erguida as desventuras de um destino caprichoso e cruel. Da maternidade à infância, o amor à vida é exposto sob diferentes perspectivas: a força de um sonho, a persistência de uma amizade capaz de superar a distância ou o horror de uma inveja mortal. As decepções que tanto nos ultrajam ao longo da vida se materializam como uma verdade realmente perturbadora em uma coleção de histórias que criticam tanto a nossa indiferença em relação aos problemas do cotidiano, tão erroneamente considerados corriqueiros, quanto o nosso derrotismo e submissão frente à imponência de um futuro irremediavelmente imprevisível.
"Assim como as estrelas, cada pessoa tem um brilho diferente e especial, mas é o conjunto desses brilhos que forma a mais bela e plena luz. A luz da humanidade."
 Aos 13 anos Bruna Karyne começou a escrever seu primeiro livro. Na verdade, ela começou a escrever contos para, mais tarde, reuní-los juntamente à duas crônicas e uma fábula em um livro. E é em 11 Contos e 1 Fábula que vamos conferir o resultado disso. 

 A narrativa de Bruna é leve e, quem gosta de contos, com certeza vai gostar da leitura rápida. Eu não sou muito de ler livros de crônicas e de fábulas (nada contra, mas não consigo me envolver), mas dessa vez eles foram surpresas.

 Gostei bastante da forma como Bruna separou os temas. Em alguns livros temos vários textos, crônicas e contos sobre o mesmo assunto e, neste, não é assim. A autora conseguiu colocar todos os 11 contos com assuntos diversos que estão ou não presentes em nosso cotidiano mas que garantem reflexão ao livro. Os contos que se destacaram para mim foram Clara e Elisa (que fala lindamente de amizade), Anjo (que é bem sensível), Vida Morta (que é em realista) e Dona Clarice (que é emocionante e com uma essência maravilhosa), porém por mais que eu entenda que a autora tenha escrito o livro com 13 anos, acho que ela poderia colocar contos escritos atualmente.

 Imagino que a ideia seja justamente mostrar e, claro, guardar sua escrita dos 13 anos, mas como quando o livro foi publicado a autora estava mais velha, acho que poderia tirar alguns e colocar outros para manter a qualidade do livro e mostrar sua evolução. Eu gosto bastante de contos e mesmo que absolutamente todos desse livro tenham me passado alguma mensagem, alguns não me envolveram tanto. Ao contrário das crônicas que me surpreenderam ao me deixar triste com os finais e a fábula que trouxe uma mensagem bem bonita mesmo tendo poucas páginas.

 A diagramação do livro é simples, a capa é bem bonita (pessoalmente ainda mais) pois poussui delicadeza e ao mesmo tempo é marcante, o que mostra o lado calmo e forte do livro, e o sumário está presente. Eu não sei vocês, mas odeio quando um livro de contos e crônicas não tem sumário. Além de poder nos ajudar quando quisermos reler um conto específico, gosto de ler todos os títulos no sumário para tentar imaginar um pouco o que vai acontecer em cada um e, quem sabe, acertar.

 11 Contos e 1 Fábula é um livro repleto de mensagens com contos reflexivos, crônicas surpreendentes e uma linda fábula. Como disse, apesar de achar a escrita da Bruna de 13 anos já muito boa, acredito que a escrita da Bruna atualmente tenha evoluído bastante e gostaria que a autora tivesse mostrado isso nesta obra. De qualquer forma, espero ter  oportunidade de ler outros livros da autora para acompanhar seu crescimento.


E obrigada, Bruna, por ter enviado o livro e me dado a oportunidade de lê-lo!