[Resenha Premiada] A S.U.P.E.R. Gincana


Título: A S.U.P.E.R. Gincana
Autor: Marcelo Amaral
ISBN: 9788582650370
Número de Páginas: 226
Editora: Vermelho Marinho
Gênero: Infanto Juvenil
Sinopse: Quando o diretor do Colégio São João anuncia a VI Edição da Gincana Interescolar de Vale Prateado, a vida da turma da Página Pirata vira de ponta-cabeça. Decididos a cobrir o evento de perto, eles farão de tudo para entrar no torneio, até mesmo criar uma máquina que faz chover!
Só que a gincana acontecerá no pomposo e tradicional Colégio Vitoriosos, famoso por seus alunos brilhantes e cujo lema é vencer sempre, custe o que custar.
Trapaças, mentiras e invenções medonhas são apenas alguns dos desafios que essa turma terá que superar nessa nova aventura.
Será que, jogando limpo, o Colégio São João vai conseguir vencer todos os desafios dessa S.U.P.E.R. Gincana?
"E como o próprio nome Página Pirata dá entender, essa turma chegou para ousar, divertir e conquistar os leitores."
 Você pode ter lido ali em cima que o livro é do gênero Infanto Juvenil e, talvez, pensado que não irá te agradar mas, se você procura uma leitura leve e divertida, pode continuar a ler esta resenha. A S.U.P.E.R. Gincana é o segundo livro da coleção Turma da Página Pirata e, portanto, a continuação de A Máquina Antibullying.

 Enquanto no livro anterior o autor Marcelo Amaral abordou o bullying, dessa vez ele traz outro tema atual: a competição. Pastilha, Princesa, Pimenta, Peteca, Paçoca, Piolho e Pinguim participarão de uma gincana onde irão concorrer com alunos de quatro outras escolas em modalidades esportivas e educacionais, além de ter que realizar um projeto socioambiental. Até aí tudo bem, já que a ideia de conhecer gente nova e de poder se divertir com as diversas modalidades pode trazer momentos de diversão para os amigos do Página Pirata, que é o jornal do colégio onde estudam, mas será que todos sabem competir amigavelmente?
"Isso vai render uma ótima matéria para a próxima edição da Página Pirata"
 Mais uma vez Marcelo nos presenteia com uma leitura rápida e com detalhes na medida certa. É importante citar isso pois o livro é voltado para público de idade aproximada dos protagonistas (entre 9 e 13 anos) e, nessa idade, é muito importante que o livro trate de assuntos sérios de uma maneira que irá agradar e conscientizar a criança. Digo isso porque minha mãe lia para mim quando eu era pequena e cresci com esse hábito de leitura, mas quando eu estava na fase dos protagonistas e tínhamos que ler livros paradidáticos na escola, eram poucos os que realmente liam por completo pois os autores abordavam assuntos que deveriam alertar e divertir os leitores, mas que a narrativa não estava adequada para os mesmos.  O Marcelo prende e envolve o leitor e, para os mais velhos, a leitura traz aquela saudade dos tempos de descobertas na escola.

 Neste livro o personagem que se destaca é Pimenta, que tem 13 anos e é o mais velho entre os amigos por ser repetente. Ele é bolsista no colégio e não foge de briga, duas características que farão dele o protagonista perfeito para essa história. Claro que o autor não deixa os outros personagens de lado, ainda mais a narrativa sendo em terceira pessoa e todos tendo sua importância, mas acredito que a cada livro se aproximará mais de um personagem para lhe dar destaque e Pimenta, sendo o da vez, ajudou no desenvolvimento de alguns temas abordados: preconceito, respeito, limites, educação e, claro, rivalidade. Se você pensa que só as crianças estão envolvidas nesses assuntos está enganado; o autor mostra a realidade ao lembrar que a educação vem de casa e os filhos são espelhos dos pais.

 Existem outras duas coisas que adoro nos livros de Marcelo: a apresentação dos personagens e as ilustrações. Logo na primeira página do livro temos algumas informações sobre o jornal Página Pirata e, claro, sobre os protagonistas do livro, que são os que escrevem no jornal. Temos uma espécie de ficha de cada um com informações sobre suas personalidades, gostos e apelidos. Isso ajuda o leitor a ficar mais próximo de cada um e ajuda na hora de imaginar as cenas, já que o Marcelo, além de escritor, é ilustrador e preparou carinhosamente a imagem de cada personagem, além de ilustrar algumas cenas importantes ao longo da história.

 A S.U.P.E.R. Gincana é uma ótima leitura para quem procura algo divertido com leitura rápida e que traz assuntos reais, presentes no cotidiano de cada um, com um toque de mistério e ação Todos os personagens têm sua importância e Marcelo Amaral consegue envolver e prender o leitor, independente de idade, do início ao fim. Super indico!

- - - - - - - - - - - - - - - - -  SORTEIO - - - - - - - - - - - - - - - - -

E para quem ficou interessado no livro, ou pensou que o filho/sobrinho/primo pode gostar da leitura, em parceria com o autor vamos sortear um exemplar do livro autografado e com marcadores. Para participar é só cumprir as duas regras e você ainda tem outras várias chances extras:
a Rafflecopter giveaway
OBS:
> Leia a Política de Promoções do blog clicando aqui;
> A promoção de inicia hoje, 16 de Abril, e termina em 16 de Maio;
> O ganhador será anunciado no dia 17 de Maio, neste mesmo post, com nome no formulário;
> O ganhador tem 48h para enviar seus dados, caso contrário, o sorteio será refeito.

Boa sorte a todos!

Comentários

  1. Participandoooo!
    Não conhecia o autor, mas adoro livros infanto juvenis. Sempre bom dar uma pausa em livros mais adultos, não?

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o autor, muito menos o livro. Parece ser bem legal, trás temas atuais e parece ter uma narração bem fácil. Gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, amo ler livros infantojuvenis e que ainda são nacionais e falam sobre algo que presenciamos atualmente, até mesmo em nossa vida. Quero muito ler os livros do Marcelo Amaral, que é um autor que ainda não conhecia. Participando!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não saia sem comentar!
Queremos saber sua opinião ;)

Postagens mais visitadas