[Resenhas] Beleza Perdida | Amy Harmon


Título: Beleza Perdida
Título Original: Making Faces
Autora: Amy Harmon
ISBN: 9788576863748
Grupo Editorial: Record
Editora: Verus
Número de Páginas: 332
Gêneros: Young Adult, Romance, Drama, Releitura
Sinopse: Ambrose Young é lindo — alto e musculoso, com cabelos que chegam aos ombros e olhos penetrantes. O tipo de beleza que poderia figurar na capa de um romance, e Fern Taylor saberia, pois devora esse tipo de livro desde os treze anos. Mas, por ele ser tão bonito, Fern nunca imaginou que poderia ter Ambrose… até tudo na vida dele mudar.
Beleza perdida é a história de uma cidadezinha onde cinco jovens vão para a guerra e apenas um retorna. É uma história sobre perdas — perda coletiva, perda individual, perda da beleza, perda de vidas, perda de identidade, mas também ganhos incalculáveis. É um conto sobre o amor inabalável de uma garota por um guerreiro ferido.
Este é um livro profundo e emocionante sobre a amizade que supera a tristeza, sobre o heroísmo que desafia as definições comuns, além de uma releitura moderna de A Bela e a Fera, que nos faz descobrir que há tanto beleza quanto ferocidade em todos nós.
"Você age como se a beleza fosse única coisa que nos faz dignos de amor."
 Eu já estava de olho em Beleza Perdida desde que o livro foi divulgado nas redes sociais da Verus Editora. Eu gosto muito de New Adults e de releituras, então quando vi que era uma releitura de A Bela e a Fera, meu conto favorito, não pensei duas vezes e tive certeza de que queria ler. Até que o livro chegou de surpresa da Editora, comecei a ler e só me surpreendi com a leitura. Me surpreendi positivamente.
"Não seria uma dor se não tivesse sido alegria. Eu não sentiria a perda se não tivesse havido amor."
 Fern não é uma menina muito bonita, mas não deixa que ninguém a coloque para baixo por causa disso. Ambrose, cabe perfeitamente no apelido de "deus grego", pois comparam sua beleza com a do herói Hércules mas procura alguém que o veja além de sua beleza. Fern é apaixonada por Ambrose, mesmo imaginando que não tem chances com ele e vai ver sua esperança acabar quando ele se alista e vai para a guerra no Iraque. Só que os anos passam, Ambrose volta da guerra com marcas física e internamente dolorosas e o amor que Fern sentia não acabou. E talvez nem tudo esteja perdido.

 Quem acompanha o blog sabe que eu costumo dizer que tenho "fases", onde leio muitos livros de um mesmo gênero até eles ficarem com o enredo praticamente idêntico e eu trocar pra outro gênero. Isso aconteceu recentemente com YAs e eu fiquei muito feliz por Amy Harmon conseguir me surpreender com um livro totalmente inovador para o gênero. Todos nós sabemos que cada gênero tem sua característica e, muitas vezes, isso acaba fazendo com que leiamos livros que não só tem as mesmas características básicas, como personagens e fatos iguais, só que Beleza Perdida vai muito além disso.

 A autora conseguiu colocar os elementos do gênero em sua história de uma maneira que eu não leio há tempos. Não mencionarei as coisas que mais me deixaram encantada com a leitura porque vocês não se surpreenderiam e qualquer coisinha seria spoiler para outra coisa, mas posso dizer que temos o protagonista lindo e a protagonista considerada feia, mas o  protagonista é um tanto inseguro e a protagonista bem determinada. Temos uma releitura contemporânea de A Bela e a Fera sem precisar envolver algum tipo de magia (alô, A Fera) e que consegue ser fiel ao seu gênero e a obra em que foi inspirada sem ser completamente igual e sem forçar algum acontecimento ou inserir uma caraterística só para dizer que está ali mesmo sem porquê. 

 Além dos personagens principais, temos outros vários personagens que trarão, cada um, uma mensagem para o livro. Adorei o fato de a autora não tornar os protagonistas personagens completos e, sim, "distribuir" características, problemas e pensamentos para permitir que os leitores se identifiquem com algum deles. A narrativa em terceira pessoa também ajuda nesse quesito, uma vez que não temos apenas a visão de um personagem e podemos conhecer todos da mesma forma e tirar nossas próprias conclusões.

 Beleza Perdida traz mensagens sobre relacionamentos, sobre beleza, sobre perdas, sobre a vida. Amy Harmon conseguiu abordar temas como amizade, família, amor e dificuldades em um livro repleto de passagens marcantes, cenas emocionantes e mensagens tocantes. Realmente adorei o livro e o enredo e com certeza recomendo a leitura. Mal posso esperar pelos próximos livros da autora que serão publicados pela Verus Editora.

Comentários

  1. Nossa já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, curto muito um Young Adult e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais ansiosa em conferi essa história que parece ser bem inovadora e super emocionante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Milena! Se você já gosta do gênero, com certeza não vai se arrepender :D

      Excluir
  2. Quando soube que seria uma releitura de A Bela e a Fera animei mto a conhecer o livro, achei a capa tão triste, me senti com vontade de ler o livro e tentar ajudar o personagens!
    Me surpreendi em saber que apesar do mocinho ser o bonito da estória, ele também é o inseguro. Já a mocinha é a determinada, com certeza qdo ler vou me identificar mais com ela.
    Não conhecia a autora Amy Harmon, mas os elogios por esse livro dela realmente me motivaram a ler logo, quem sabe ele chega de surpresa também em casa, hahaha... acho que não!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei a capa intrigante, Suzzy. Antes mesmo de saber que era uma releitura, já desejei o livro pela capa.
      Tenho certeza que vai gostar desse e, quem sabe, não rola um sorteio... hahaha

      Excluir
    2. Opa!! Alguem disse sorteio?? hahaha...
      Vai ser sucesso!

      Excluir
  3. embora eu achei o livro um pouco voltado mais para o público feminino quando li "Não seria uma dor se não tivesse sido alegria. Eu não sentiria a perda se não tivesse havido amor." me deu uma vontade de ler o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela narrativa em terceira pessoa acho que esse é o tipo de YA que pode agradar o público masculino também, André. Mas também depende se você gosta do romance :)

      Excluir
  4. Parece que a capa não condiz com a história, na realidade a história fala de uma coisa e a capa expressa uma história totalmente diferente. Não sei se leria.

    ResponderExcluir
  5. Achei incrivel a forma como a autora conseguiu abordar todos estes assuntos no livro. Ele é perfeito. Perder a beleza seria como perder uma vida, mais isso não é o fim do mundo.

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho o livro, mas não estou querendo ler ele agora =/
    Tenho muitas leituras na frente ainda, mas como li várias resenhas positivas, assim que terminar algumas leituras vou lê-lo. Espero gostar da história.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não saia sem comentar!
Queremos saber sua opinião ;)

Postagens mais visitadas