[Resenha] As MAIS 5 - Sorte no amor, sorte no Jogo | Patrícia Barboza


Título: As MAIS 5
Subtítulo: Sorte no jogo, sorte no amor
Autora: Patrícia Barboza
ISBN: 9788576864332
Grupo Editorial: Record
Editora: Verus
Número de Páginas: 174
Gênero: Juvenil
Sinopse: Todo mundo já deve ter ouvido, pelo menos uma vez na vida, o ditado “Sorte no jogo, azar no amor”. Mas será que ele está certo? Susana, a S das MAIS e a esportista da turma, narra as aventuras do último trimestre do primeiro ano do ensino médio. A atleta mais badalada do Centro Educacional Machado prova nesta história que os ditos populares nem sempre são verdadeiros. Fazer parte de um time de vôlei profissional é a realização de um sonho! Susana vai enfrentar seu grande desafio durante o campeonato carioca da Liga Feminina Juvenil. Ao mesmo tempo em que precisa se dedicar ao máximo nos jogos, ela é obrigada a lidar com a saudade do namorado, que sai em turnê para divulgar seu novo disco. E nada mais legal que ter as melhores amigas para dar apoio nesse grande jogo que é a vida! Mari, Aninha e Ingrid estarão ao lado de Susana em todos os momentos do livro que encerra a série. Acontecimentos surpreendentes vão movimentar a vida dessas quatro garotas inseparáveis. Vista a camisa das MAIS e vibre com suas histórias, desafios, amores e sonhos!
"A princípio foi um abraço totalmente desengonçado. Eu o puxei e o abracei mais forte. Ele parecia uma estátua, mas foi relaxando. Nunca fomos dessas demonstrações de afeto, mas prevejo que muita coisa vai mudar a partir de agora."

Este é o último volume da série As MAIS, que nos apresentou as inseparáveis amigas Mari, Aninha, Ingrid e Susana. No primeiro livro conhecemos cada uma das meninas e suas personalidades, em Toda a Forma de Amor nos divertimos com a espontaneidade da Mari, em Andando nas Nuvens torcemos pelas conquistas da Aninha, em Toda a Forma de Amor nos apaixonamos pela Ingrid e, agora, em Sorte no jogo, sorte no amor, chegou a hora de saber mais sobre a S das MAIS.
"Qual é o seu prisma?"
 Desde o volume anterior acompanhamos a dificuldade que surgiu no relacionamento de Susana e Edu. Por ser uma série e por nenhum dos livros deixar de falar sobre as outras meninas, não vou dizer de fato o que aconteceu para não perder a graça, mas a vida dos dois passa por grandes mudanças que colocam em prova o amor dos dois. Agora mais mudanças acontecem, verdades virão a tona e muitas novidades chegarão.

 A escrita de Patrícia Barboza continua rápida e a leitura é totalmente fluída. Li o livro em uma tarde e a narrativa em primeira pessoa nos deixa ainda mais envolvidos com os sentimentos de Susana.O mais legal foi que em nenhum dos livros as outras personagens foram esquecidas e não apenas as protagonistas como seus familiares e colegas também.

 Foi muito legal perceber o amadurecimento da protagonista ao lembrar de acontecimentos do primeiro volume e, claro, matar a saudade de suas amigas. Susana já era bem madura desde o primeiro volume, devo admitir, mas agora nós podemos saber mais da personagem que sempre foi tão reservada e que, por ironia do destino, ficou conhecida por causa de si mesma e por causa do namorado. Gostei muito do rumo que ela seguiu e das surpresas que a autora preparou ao longo do livro e que me deixaram de coração apertado junto com Susana.

 Neste livro, confiança é um dos assuntos mais presentes. Temos várias situações, envolvendo vários personagens, que nos fazem pensar sobre a confiança entre familiares, a confiança em um relacionamento, a confiança de amigos e, principalmente, a confiança em si mesmo. É ótimo ver que um livro Juvenil não está focado apenas no romance adolescente e, sim, em assuntos mais sérios sem perder a leveza e as cenas divertidas.

As MAIS 5 - Sorte no jogo, sorte no amor foi uma leitura divertida e um ótimo encerramento para a série. Adorei reencontrar Susana e suas amigas e, com certeza, elas farão falta. Patrícia Barboza conseguiu escrever uma série que não possui altos e baixos, que, a cada volume, encantou mais o leitor e que, agora, no final, deixou um gostinho de quero mais ainda maior do que nos livros anteriores.

Comentários

  1. OI Mari..
    Ainda não conhecia a série, mas confesso que não me chamou muita atenção, pelo menos não com este volume.
    Apesar de todos os elogios eu não sei se leria.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto de séries assim,um casal diferente em cada livro,mas sem deixar de citar os casais anteriores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro, Liv! Principalmente quando o autor não deixa a relação do último casal cair na mesmice. Já li muitas séries que aconteceu isso de o último livro não ser bom porque o casal ou personagem não tinha nada de novo a acrescentar pois sua história já era mencionada nos volumes anteriores.

      Excluir
  3. Olhaaaa.. Primeira vez q vejo a protagonista se chama Suzana! Lindo nome ne? Hehe.
    O livro não é mto meu gosto literario... Mas quero ler agora depois dos seus elogios e agora q sei q tenho um personagem xara. =)
    Acho q a autora estava aqui em BH! Aiai... Devia ter ido... Quem sabe eu iria gostar mais ne?
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O (seu) nome é lindo mesmo, Suzzy! hahaha
      Leia sim. É bom sair um pouco dos gêneros que mais gostamos ou mais estamos lendo para ler algo novo ;)

      Excluir
  4. Oiee,
    Eu ainda não li nenhum livro da série, minha prima de 14 anos que é apaixonada por essa série, ela já me indicou, só que ainda não tive coragem para começar a ler hahaha, mas pelo visto ela é boa, tentarei dar uma chance.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha que legal que sua prima gosta da série, Camila!
      Dê uma chance sim e venha me contar o que achou depois :)

      Excluir
  5. Olaaa
    Eu ainda nao conhecia essa serie, mas acho que é o tipo de livrinho adolescente que me prende completamente! Adoro esses livros bem cliches e simples, sem grandes abalos. Estou precisando de um genero calmo assim kkk os outros foram loucuras demais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro livros juvenis, Jacqueline! Principalmente quando passei uma fase lendo muito ação, distopia, fantasia... a leitura leve e divertida é boa para dar uma quebrada no clima haha

      Excluir
  6. Oi. Não conhecia a série e fiquei com uma vontade enorme de ler. Sou apaixonada por livros juvenis, principalmente os nacionais, e livros nacionais. Tenho certeza de que vou adorar o livro, por causa das personagens e os acontecimentos com elas e a amizade que elas tem, além de que o livro é leve e divertido e fala de confiança, de todos os tipos. Bjus.

    ResponderExcluir
  7. Eu já conheço a escrita da Patricia, sei que deve ser um ótimo livro, pois quase devorei o conto dela no livros das princesas.
    Eu não sabia da existência desse livro, e achei incrível a sua resenha. Com certeza entrou na lista de desejados
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia essa serie, e confesso que achi bem interessante, principalmente por ter o assunto de confiança. vou colocar na minha lista, só espero poder ler em breve

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não saia sem comentar!
Queremos saber sua opinião ;)

Postagens mais visitadas