[Resenha] As MAIS 5 - Sorte no amor, sorte no Jogo | Patrícia Barboza


Título: As MAIS 5
Subtítulo: Sorte no jogo, sorte no amor
Autora: Patrícia Barboza
ISBN: 9788576864332
Grupo Editorial: Record
Editora: Verus
Número de Páginas: 174
Gênero: Juvenil
Sinopse: Todo mundo já deve ter ouvido, pelo menos uma vez na vida, o ditado “Sorte no jogo, azar no amor”. Mas será que ele está certo? Susana, a S das MAIS e a esportista da turma, narra as aventuras do último trimestre do primeiro ano do ensino médio. A atleta mais badalada do Centro Educacional Machado prova nesta história que os ditos populares nem sempre são verdadeiros. Fazer parte de um time de vôlei profissional é a realização de um sonho! Susana vai enfrentar seu grande desafio durante o campeonato carioca da Liga Feminina Juvenil. Ao mesmo tempo em que precisa se dedicar ao máximo nos jogos, ela é obrigada a lidar com a saudade do namorado, que sai em turnê para divulgar seu novo disco. E nada mais legal que ter as melhores amigas para dar apoio nesse grande jogo que é a vida! Mari, Aninha e Ingrid estarão ao lado de Susana em todos os momentos do livro que encerra a série. Acontecimentos surpreendentes vão movimentar a vida dessas quatro garotas inseparáveis. Vista a camisa das MAIS e vibre com suas histórias, desafios, amores e sonhos!
"A princípio foi um abraço totalmente desengonçado. Eu o puxei e o abracei mais forte. Ele parecia uma estátua, mas foi relaxando. Nunca fomos dessas demonstrações de afeto, mas prevejo que muita coisa vai mudar a partir de agora."

Este é o último volume da série As MAIS, que nos apresentou as inseparáveis amigas Mari, Aninha, Ingrid e Susana. No primeiro livro conhecemos cada uma das meninas e suas personalidades, em Toda a Forma de Amor nos divertimos com a espontaneidade da Mari, em Andando nas Nuvens torcemos pelas conquistas da Aninha, em Toda a Forma de Amor nos apaixonamos pela Ingrid e, agora, em Sorte no jogo, sorte no amor, chegou a hora de saber mais sobre a S das MAIS.
"Qual é o seu prisma?"
 Desde o volume anterior acompanhamos a dificuldade que surgiu no relacionamento de Susana e Edu. Por ser uma série e por nenhum dos livros deixar de falar sobre as outras meninas, não vou dizer de fato o que aconteceu para não perder a graça, mas a vida dos dois passa por grandes mudanças que colocam em prova o amor dos dois. Agora mais mudanças acontecem, verdades virão a tona e muitas novidades chegarão.

 A escrita de Patrícia Barboza continua rápida e a leitura é totalmente fluída. Li o livro em uma tarde e a narrativa em primeira pessoa nos deixa ainda mais envolvidos com os sentimentos de Susana.O mais legal foi que em nenhum dos livros as outras personagens foram esquecidas e não apenas as protagonistas como seus familiares e colegas também.

 Foi muito legal perceber o amadurecimento da protagonista ao lembrar de acontecimentos do primeiro volume e, claro, matar a saudade de suas amigas. Susana já era bem madura desde o primeiro volume, devo admitir, mas agora nós podemos saber mais da personagem que sempre foi tão reservada e que, por ironia do destino, ficou conhecida por causa de si mesma e por causa do namorado. Gostei muito do rumo que ela seguiu e das surpresas que a autora preparou ao longo do livro e que me deixaram de coração apertado junto com Susana.

 Neste livro, confiança é um dos assuntos mais presentes. Temos várias situações, envolvendo vários personagens, que nos fazem pensar sobre a confiança entre familiares, a confiança em um relacionamento, a confiança de amigos e, principalmente, a confiança em si mesmo. É ótimo ver que um livro Juvenil não está focado apenas no romance adolescente e, sim, em assuntos mais sérios sem perder a leveza e as cenas divertidas.

As MAIS 5 - Sorte no jogo, sorte no amor foi uma leitura divertida e um ótimo encerramento para a série. Adorei reencontrar Susana e suas amigas e, com certeza, elas farão falta. Patrícia Barboza conseguiu escrever uma série que não possui altos e baixos, que, a cada volume, encantou mais o leitor e que, agora, no final, deixou um gostinho de quero mais ainda maior do que nos livros anteriores.