[Resenha] The Beatles - A Única Biografia Autorizada | Hunter Davies



Título: The Beatles
Título Original: The Beatles
ISBN: 9788576847540
Grupo Editorial: Record
Editora: Best-Seller
Número de Páginas: 602
Gênero: Biografia
Sinops: No auge da Beatlemania, Hunter Davies foi o único biógrafo autorizado a acompanhar John, Paul, George e Ringo junto aos amigos, colegas e familiares. Do primeiro contato com a música até a relação com o empresário Brian Epstein, as histórias de infância e adolescência dos integrantes da maior banda de todos os tempos são reveladas, assim como o processo criativo de seus álbuns. 
Ao longo de 18 meses, Davies reuniu um material íntimo e exclusivo — incluindo um sensacional encarte de fotos —, que se tornou referência a outros autores e admiradores. Repleta de detalhes e entrevistas, esta biografia traz também as histórias completas do Fab Four e uma letra de música escrita por George Harrison descoberta recentemente. 
O profundo conhecimento de Davies sobre a história do grupo e seu apelo duradouro fazem desta a biografia definitiva dos Beatles, a única produzida com a colaboração e o incentivo dos próprios músicos. The Beatles é uma leitura obrigatória e prazerosa para todos os fãs.
"Alguns podem achar bobagem, mas hoje em dia pouco me surpreende com relação ao interesse contínuo os Beatles. De fato, parece que, quanto mais o tempo passa, maiores eles se tornam."
Happy Beatles Day!

 Sim, hoje, 10 de Julho, é comemorado o Beatles Day (foi a dada em que a banda voltou para Liverpool depois do grande sucesso na sua primeira turnê nos EUA) e, sim, eu sou muito fã dos Beatles. Tipo muito. Do tipo que tatuaria uma de suas músicas. Não me lembro ao certo quando os conheci, mas sei que Let it Be foi a primeira música que escutei da banda e que, consequentemente, me fez procurar mais informações e mais músicas deles.  The Beatles - A Única Biografia Autorizada era um livro que eu já queria ler e fiquei super feliz de ver a nova edição entre os lançamentos do Grupo Editorial Record.

 Não vou ficar dando muitos detalhes sobre o que é contado no livro por ser uma biografia, então fica difícil saber o que você, que está lendo essa resenha, quer ou não saber, além de que, assim como eu, você talvez já saiba sobre muitas coisas, mas para quem não sabe (e eu duvido que alguém não saiba), The Beatles foi uma banda formada em 1960 que tinha, inicialmente, cinco integrantes. Depois de dois anos tentando construir a carreira se apresentando em pubs,  John Lennon (vocal e guitarra rítmica), Paul McCartney (vocal, piano e baixo), George Harrison (vocal e guitarra solo) e Ringo Starr (vocal e bateria) atingiram sucesso com a canção Love Me Do.
"A moral dessa breve história é que, quarenta anos atrás, eu não considerei esse pedaço de papel valioso o suficiente para incluí-lo no livro. Quarenta anos depois, as coisas mudaram."
 Originalmente publicado em 1968, o livro de Hunter Davies traz detalhes sobre a família, a infância, a carreira e os relacionamentos dos integrantes de uma banda que nunca será esquecida. Neste livro saberemos com o autor conheceu cada um dos Beatles, como os próprios integrantes se conheceram, de onde vinham suas inspirações, detalhes dos bastidores, o processo criativo dos álbuns e etc. O jornalista juntou material pessoal, entrevistas e até os papéis que a banda jogava fora com rabiscos que poderiam ser nada para eles, mas significaria muito para os fãs. Esta edição, em especial, se tornou a definitiva por ter uma letra de uma música escrita por George que nunca havia sido divulgada e algumas fotos pessoais da banda.

Além dos integrantes da banda, Hunter conversou com amigos, familiares e equipe para ter o máximo de informação possível e tornou este um livro incrível. Eu assisti documentários e vídeos, li matérias, sites e mais sites sobre a banda mas acho que nunca foi tão emocionante como quando estava lendo as palavras de Hunter. Saber que foi escrito por alguém próximo, que aqueles eram pensamentos dos integrantes da banda e que as entrevistas eram com pessoas que realmente conviviam diariamente com eles tornou tudo mais mágico.

 Eu adorei saber a opinião de John sobre diversos assuntos (ele era e continua sendo meu favorito da banda), saber alguns pensamentos de Paul e conhecer muito mais de Ringo e George, que são os que eu, devo admitir, conhecia menos. Foi bom ver como eles mudaram ao longo dos anos, ver como era a união, os desafios, as dificuldades e as conquistas deles. Ver como foi o crescimento e amadurecimento de cada um como artista e de todos como uma banda. Foi ótimo acompanhar tudo mais de perto como se fosse eu a pessoa que os acompanhou durante 18 meses e estivesse escrevendo o livro.

 The Beatles - A Única Biografia Autorizada foi uma leitura incrível. As entrevistas, as fotos, os detalhes exclusivos... tudo, absolutamente tudo, me fez sentir como se eu estivesse mais próxima deles. Acho que não preciso dizer que é leitura obrigatória para qualquer verdadeiro fã da banda e, com certeza, se você já escutou alguma das músicas deles deveria ler também. Só assim você conheceria suas inspirações, seus segredos e seus pensamentos e, com certeza, se encantaria ainda mais. Depois desse livro, escutar qualquer música deles será ainda mais especial.