

Título: O Medalhão Mágico
Autora: Mariana Lucera
ISBN: 9788566766011
Editora: Oitava Rima
Editora: Oitava Rima
Número de Páginas: 364
Compre: Amazon
Gênero: Fantasia
Sinopse: O que era apenas uma viagem de férias para a mansão de uma tia solitária, em Londres, acaba por se desdobrar em uma grande aventura para Emily Dismorri. Investigando o desaparecimento de sua prima, Lindsay, que sumiu naquele local há anos, Emy se depara com um portal que a leva para Damantiham. Lá, a garota começa uma jornada que lhe trará descobertas impressionantes sobre o seu passado, ao mesmo tempo em que ela precisará se esforçar para garantir o seu futuro.
De posse da metade de um medalhão mágico, Emy faz amizades e se vê envolvida em uma disputa que há muito assola o reino, dominado pela poderosa e malévola feiticeira Amyla. Com a ajuda do mago Albergain, a garota e seus amigos Call, Hermes, Périgle, Mistice, Velkan e Sora darão início a uma batalha em busca da outra parte do objeto, na tentativa de restaurar o bem em Damantiham. No caminho, diversos imprevistos e reviravoltas aguardam por eles.
"- Magia é magia, pai. Não tem como ser diferente! - disse a menina, virando os olhos para cima como se estivesse sendo obrigada a explicar algo óbvio para o pai.
- Eu sei, mas este livro trata de um tipo de magia possível, uma magia real."

Lindsay sumiu misteriosamente na biblioteca de sua casa. Jordan sumiu misteriosamente ao sair de casa e não mais voltar. Essas duas pessoas sumiram há três anos, mas chegou o momento de saber o que aconteceu. Ou talvez demore um pouco mais. Emily vive em São Francisco sozinha com a mãe desde o sumiço de seu pai. Sua tia vive em Londres sozinha desde o sumiço da filha e a separação do marido. É assim que a mãe de Emy resolve que elas irão passar um tempo na casa de sua irmã e Emy só não vai contrariada porque soube que a tia tem uma biblioteca e, pelo menos, ela teria a companhia de vários livros durante sua estadia. Só que ao chegar no local ela descobre que a biblioteca que tanto queria conhecer, por ser apaixonada por livros, é um local proibido. O motivo? Sua prima sumiu lá há três anos. Mas Emy não pode ficar sem ler, já que essa é a única coisa que ela tem pra fazer na casa. E também pode ser a coisa que a levará para uma viagem mais longa do que ela imaginou.
"Tomada de pânico, ela começou a correr. Emily corria o mais rápido que podia, esquivando-se de outros invasores e suas lâminas afiadas."
Quando li a sinopse do livro eu já criei várias expectativas e, depois, fiquei com medo de me decepcionar por isso. Acontece que a sinopse é do tipo que te dá alguns detalhes que possibilitam imaginar coisas sobre a história e, ao mesmo tempo, não te diz tudo de cara para manter aquele suspense no ar. Eu gosto de sinopses assim quando, ao começar a leitura, vejo que o autor não mencionou todos os fatos e características do primeiro capítulo, por exemplo (porque é péssimo quando você lê a sinopse e depois descobre que ela praticamente resumiu uns três capítulos do livro), e quando vejo que o livro vai além do que está escrito nela. E foi justamente isso que aconteceu com O Medalhão Mágico.
Emily tem 13 anos, passou a ler muito por causa do pai e se tornou uma pessoa tão curiosa quanto ele e com muita imaginação. Mas isso não a faz tirar os pés do chão e saber o seu lugar. Em vários momentos em Damantiham ela se mostrou corajosa (mesmo não acreditando que era), conseguiu enfrentar diversos obstáculos e não perdeu sua personalidade. Ela amadureceu ainda mais conseguiu colocar algumas pessoas em seus devidos lugares e tinham várias cenas e diálogos em que eu falava "isso, Emy!" por estar totalmente envolvida com a história e torcendo pela personagem.
"A feiticeira tomou a metade azul das mãos de Emy e saiu imediatamente de cima dela. Primeiro por estar assustada pela expressão que a garota conservava no rosto; segundo porque sabia que havia despertado algo que talvez não pudesse controlar."
Como comecei a ler o livro sem saber que tipo de criaturas ou aventuras aguardavam Emy, vou apenas mencionar que temos dragões sim (está na capa, hehe) e que a autora conseguiu acrescentar elementos fantásticos que me surpreenderam, ao mesmo tempo em que inovou em diversos aspectos do gênero do livro. Para dar um exemplo, o romance presente nessa fantasia é diferente (não vou dizer quem são os envolvidos, vocês terão que ler) porque não é só a idade dos personagens que muda tudo. Nós temos mais de um casal, porém conseguiremos entender a relação, as diferenças e a importância do amor e do poder, além de compreender o porquê de o vilão ser o vilão e de a mocinha ser a mocinha. Cada casal tem o seu momento e tem um, em especial, que eu espero que no próximo livro tenha mais detalhes porque sinto que não mostraram tudo de si, mas posso afirmar que tudo tem um porquê e nós não ficamos sem explicações.
Outro ponto positivo foi que a narrativa em terceira pessoa não foca apenas em Emily. A escrita da autora é ótima de se acompanhar pois a narrativa fluída nos permite conhecer os pensamentos dos outros personagens durante toda a leitura, e isso inclui a mãe e a tia de Emy, que estão fora de Damantiham. Foi muito legal ver a relação das irmãs em busca de suas filhas, assim como a relação das filhas de cada uma no reino, ver que nós temos uma só protagonista, mas todos os personagens são importantes para o desenrolar da história e para que não haja pontas soltas na mesma. Alguns personagens me deixaram com o pé atrás, outros me ganharam de cara e outros estão na minha lista para prestar atenção em cada detalhe no próximo livro.

O Medalhão Mágico traz magia, aventura, ação e fantasia de uma maneira surpreendente, envolvente e cativante. Mariana Lucera consegue transportar o leitor para o mundo que criou de uma maneira natural e, quando o leitor percebe, já está totalmente dentro da história torcendo pelos personagens e querendo defender Damantiham também. Essa foi uma leitura que realmente me ganhou e eu mal posso esperar para que a autora diga que vai lançar a continuação, já que o livro faz parte de uma quadrilogia.
Eu sou completamente apaixonada por livros que contam histórias de magia! Fiquei super interessada! Com toda a certeza esse já está na lista hahaha ótima resenha, parabéns 👏👏
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOi Mari...
ResponderExcluirAmei a resenha. Confesso que ainda não conhecia este livro.
Adoro fantasia e ainda com uma pitada de romance. Esses livros geralmente tem bastante personagens, e claro que nem todos irá nos conquistar. Uma pena que seja série, estou evitando começar novas séries, antes de terminar o monte que tenho pra terminar rs...Mas com certeza eu leria ele.
livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirFiquei apaixonada pelo livro :o adoro ler historias de aventura e fantasia (sao os dois generos que mais combinam... para mim, deveriam andar sempre grudados kkkk) e estou precisando de um pouco do estilo, ha tempos nao leio algo do genero.
ResponderExcluirAinda bem que vc conseguiu lembrar da historia qndo retornou a leitura, isso nunca acontece comigo :( sempre esqueço tuuudo
Oi, me interessei muito pelo livro. Gosto de livros que tenham um protagonista e também outros personagens, que também são importantes para a história, que nos façam gostar deles e acho que os personagens dessa história é assim. O que me chamou a atenção também foi o fato de ela entrar em um portal que leva para um reino e que ela terá de enfrentar muitos desafios, que a fará amadurecer. Bjus.
ResponderExcluirAdoro livros de fantasia e mistério e não conhecia o livro.
ResponderExcluirLendo a sinopse a principio tinha achado meio infantil a estória, fiquei curiosa, mas não mto a ponto de comprar o livro e tal...
Agora a resenha já me deixou mais animada com tudo, o enredo parece bacana e o mundo criado parece ser daqueles cheios de aventuras e gente estranha com poderes! #HarryPotterfellings =)
Nem sabia que existia essa palavra, quadrilogia, mas é bacana ter mais livros que podemos acompanhar mais as aventuras, claro que sem enrolação, pq não suporto ler, ler, ler e não chega a lugar nenhum, tem que ter conteúdo.
Adorei a resenha, Mari! Fantasia é um dos meus gêneros favoritos mas ao ler a resenha percebi que faz um tempo que não leio livros de fantasia. Pode ser que esse vai me agradar!
ResponderExcluirPelo que você contou da Emily achei ela bem parecida comigo e isso me fez querer ler o livro!
ResponderExcluirEu fiquei bem curiosa para saber o que a aguarda em Damantiham (eita nomezinho difícil de escrever aushaushuahs) e adorei a capa, sou fascinada quando as capas de livros de aventura contém elementos que existem e participam da história.
Você me deixou ainda mais ansiosa para ler dizendo que o livro é narrado em terceira pessoa, tenho uma preferência por esse tipo de narrativa em livros de aventura, não sei bem porque.
Adorei a resenha, agora graças a você, mais um livro entrou pra minha wishlist!
Beijos
Ola, tudo bom?
ResponderExcluirEu ainda não tinha ouvido falar do livro, mas pelo visto ele é bom hein, gosto muito de livros com misterios a serem resolvidos, ainda mais quando envolvem magia no meio, fico feliz que tenha gostado do livro e que mesmo o deixando de lado e voltando a ler, continuou envolvida com a historia que nem precisou voltar desde o inicio, irei coloca-lo na minha lista.
Beijos *-*
A capa é linda e eu adoro livros de fantasia, são os meus preferidos pois sempre de alguma forma eles me surpreendem e tem muita aventura. Foi uma pena que voce teve que parar, mas por sorte voce não precisou ler tudo de novo, ao contrario de mim que se eu paro e fico muito tempo com a leitura no meio tenho que voltar e ler tudo de novo. Esse vai para a minha lista e espero que lançem logo os proximos livros
ResponderExcluirOii Mari!
ResponderExcluirGosto de livros de aventura, apesar de preferir romances e meu gênero favorito sendo o click-it hahaha
Apesar de tudo, gosto de ler sobre tudo e conhecer vários universos diferentes.
Me interessei pelo livro, mais ainda por que você disse que o livro te transporta para dentro da história. Eu gosto de livros que tem esse poder sobre nós. E ainda magia? Amoo! hahaha
Quando eu comprar meu kindle, com certeza será o primeiro! hahaha beijooo Mari!
Livros de magia não são os meus favoritos, mas a premissa é bem legal e eu gosto de livros que leva o leitor para uma viagem para dentro do livro.
ResponderExcluirGostei da capa, que parece condizer bastante com a história.
^^
Curto bastante o gênero e deu uma vontade de lê-lo até porque há mistério e o livro parece ter uma leitura rápida. Apesar da capa não ter me chamado a atenção, a diagramação parece ser ótima. E os personagens bem interessantes, adorei a proposta autora, que alias não conhecia
ResponderExcluirBeijos