[Por Dentro dos Eventos] Lançamento de "Prometo Falhar", de Pedro Chagas Freitas

 Ontem, 01 de Setembro, o autor português Pedro Chagas Freitas esteve no Rio de Janeiro para o primeiro evento de lançamento de seu livro Prometo Falhar.  Pedro tem mais de 20 livros publicados em Portugal, mas Prometo Falhar é seu primeiro no Brasil e já é um sucesso: entrou na lista de mais vendidos do país no mês de lançamento. O evento, que aconteceu na Travessa Botafogo, teve a presença de vários leitores do autor que saíram de lá encantados com seu carisma e simpatia.

 Antes mesmo da chegada o autor os leitores já se mostravam ansiosos. Alguns avisavam aos amigos que ainda daria tempo de chegar mesmo com chuva, outros conversavam sobre o livro e outros compartilhavam indicações de leituras.

 Quando Pedro chegou a atenção foi total para ele, que fez um pedido que deixou os que ouviram sorrindo: "Quero uma cadeira para conversar com os leitores." Ele pediu uma cadeira extra para que os leitores pudessem se sentar ao seu lado para conversar enquanto ele autografava os livros.
 Pedro, assim que os leitores se sentavam, dizia: "Me diga uma palavra. Uma só. Que seja especial." Ele pedia para a pessoa lhe dizer uma palavra e a incluía na dedicatória, tornando o autógrafo ainda mais especial. Como se não bastasse o carinho já demonstrado, Pedro ainda perguntava onde os leitores o haviam conhecido, se eles liam muito, qual o livro favorito deles, o que fazia da vida, entre outras coisas. Ele mostrou, a todo momento, que não eram só os leitores que queriam estar perto ele; ele que estava adorando conhecer cada um ali presente.

 Fiquei até o final o evento e o último autógrafo da noite foi o meu. Pude conversar um pouco com o autor e dali surgiram mais duas perguntas que irei fazer para o autor no bate-papo que acontecerá na Bienal. Pedro me contou que estava muito feliz em conhecer o Rio, que adorou a noite com os leitores cariocas e que mal podia esperar para conhecer os outros leitores da cidade na Bienal. Foi ótimo poder conhecer um autor que, além de escrever de uma maneira incrível, é uma pessoa admirável. 
Durante o evento tive a companhia da minha mãe (que vocês verão muito nos vlogs da Bienal), da Raffa do A Menina Que Comprava Livros, e da Daiane e da Andrea.

 Confira todas as fotos do evento aqui

Gravei alguns momentos do evento e vocês podem conferir no vídeo abaixo:



Não se esqueçam: o bate-papo com o autor, que será mediado por mim, acontece no dia 5 de Setembro na Bienal do Livro (confirme sua presença no evento aqui.). Se quiserem fazer alguma pergunta, podem deixar nos comentários, e fiquem tranquilos que farei o possível para que as fotos e os vídeos estejam aqui no domingo, mas fiquem de olho nas redes sociais do ML para acompanhar tudo.