[Resenha] Escândalo | Tammy Luciano



Título: Escândalo
Autora: Tammy Luciano
ISBN: 9788565859745
Editora: Valentina
Número de Páginas: 320
Gênero: Romance
Sinopse: Viva uma história de amor que - na atual realidade das garotas famosas, candidatas à diva e que dominam o mundo da TV - fará você perder o fôlego ao acompanhar a rotina, os dramas e a, muitas vezes, dura realidade de uma personagem parecida com alguém que conhecemos nas novelas que tanto amamos. Belinda é a garota da capa nessa trama atual, acelerada e sem meias palavras, catapultada ao estrelato praticamente da noite para o dia. Até onde vai a maldade alheia? O dinheiro compra realmente tudo? Que mistérios envolvem a vida de uma das atrizes mais amadas do momento? O que esconde a moça de vida perfeita? Um livro com a intimidade da fama sendo escancarada. Vida real dentro de uma ficção, segredos de um mundo guardado a sete chaves, como o último capítulo da novela.
 "Eu não conhecia minha própria vida, não tinha a menor ideia sobre o que seria de mim. Parecia amarrada, mesmo com as mãos livres."
 Começo a escrever essa resenha pensando em como chegamos aqui. Eu e Tammy, quero dizer. Me lembro de assisti-la no Programa do Jô, depois a conheci em um evento (ela foi a primeira autora nacional que conheci pessoalmente) e depois já me vejo mediando um lançamento da autora, almoçando juntas e conversando. É engraçado pensar em como muitas coisas aconteceram de 2012 para cá e como tudo aconteceu rápido, mas se tem uma coisa que Escândalo me mostrou é como Tammy evoluiu.
"A vida é feita de pequenas e grandes loucuras."
Belinda é uma garota de 19 anos nascida e criada em uma cidade pequena no Mato Grosso do Sul. Ela perdeu a mãe, porém nunca se esqueceu de seus conselhos e de como a mãe era uma pessoa boa, um grande exemplo. Apesar de conhecer a índole do pai e viver com seu maltrato, a menina fica sem saída ao ser vendida e se ver, de repente, em um avião rumo ao Rio de Janeiro. Na Cidade Maravilhosa ela não conhece nada de maravilhoso. Sua situação está pior do que antes e, como se não bastasse o pai, agora é sua tia que a faz sofrer e que a impede de ter a vida que deseja. Só que Belinda não se deixa abater. Ela não quer se vingar, nem deseja mal para os dois parentes que lhe mostraram o pior do ser humano, ela só quer ter sua própria vida.
"Se existir segunda vida, a sua começa agora."
 Belinda então ganha uma nova oportunidade. Fugindo de sua tia e de qualquer lembrança do passado sofrido, ela resolve seguir em frente e, de repente, as oportunidades que ela nem sequer sonhou começam a bater em sua porta. Claro, nem tudo é perfeito, e quando ela conquista a tão sonhada liberdade, se vê presa a uma imagem que em pouco tempo irá questionar. Belinda não é mais a garota ingênua que saiu de casa vendida. Ela agora é Belinda Bic, uma das mais famosas atrizes do Brasil.
"A vida nem sempre tem justiça, mas tem recomeços."
A escrita de Tammy evoluiu muito desde seu primeiro livro, devo dizer. Li Garota Replay antes de qualquer outro, porém quando li os anteriores, percebi como sua escrita evoluiu até chegar em Sonhei Que Amava Você, passando por Claro Que Te Amo, porém em Escândalo podemos perceber isso ainda mais. Nesse livro, Tammy não está focada apenas no amor e isso já exige uma certa mudança na escrita, só que ela consegue manter sua sensibilidade, acrescentando a tensão da personagem em muitos momentos e o suspense necessário para que cheguemos a certas revelações. A narrativa em primeira pessoa muda de estilo com a personagem, já que ela mesma irá progredir, e ter o livro dividido em três partes faz com que vejamos ainda mais esse progresso.
"Eu tinha que concordar com os jornalistas, minha vida se transformou em um escândalo."
 Belinda é uma personagem incrível. Ela consegue conquistar o leitor com sua personalidade, mesmo quando ainda está se descobrindo, e logo nos vemos envolvidos em sua história. Gostei demais da evolução dela e de como mesmo com todas as mudanças e altos e baixos de sua vida ela não deixou para traz o seu verdadeiro eu. Ela pode até quase perder, pode está repleta de dúvidas, mas as características de quem ela realmente é não a deixam de lado e conseguimos reconhecer isso a cada cena.
"- Seu Rosário, eu sou uma estrela - dizia Jujuba."
 Tammy nos apresenta a vários personagens que facilmente podem ser comparados a pessoas de nossa próprias vidas e que tornam a história ainda melhor. Gostei muito da construção de cada um deles e de como todos acrescentam algo para a história, mas Jujuba merece destaque. Desde o primeiro momento sua alegria e espontaneidade nos fazem adorá-lo. É incrível como ele é bom, amigo e verdadeiro, além de ser aquele personagem que todo mundo gostaria que fosse real para poder conversar sobre qualquer coisa.
"Você bem que tentou me ensinar a ser alguém ruim, mas essa lição não aprendi."
 A tia de Belinda tem algumas revelações a fazer e, mesmo que saibamos que ela possui segredos, descobrir a verdade nos deixa sem reação. O sofrimento da protagonista não acaba de uma hora para outra e, quando achamos que tudo vai se encaixar, a autora nos apresenta uma grande reviravolta que é só mais uma entre as tantas do livro.  Ela não se perde, não deixa pontas soltas e não nos deixa sem resposta, mas também não deixa de nos fazer pensar sobre vários finais, várias possibilidades e várias respostas enquanto a protagonista aprende com os erros e acertos de todas as pessoas em sua volta.
"Fico com uma vontade de descobrir seus mistérios, seus desejos, suas vontades e o que pensa quando me olha."
 Apesar de o amor não ser o principal dessa vez, é inevitável que ele esteja presente. Em certo momento da história existe um homem presente na vida de Belinda, mas outro chegará para ficar e mostrará a ela sentimentos que até então ela não conhecia. Nada acontece rápido demais e seria uma grande contradição se assim fosse, já que a vida e situação dos dois não permitiria, de qualquer forma. O romance dos dois vai ganhando o leitor aos poucos, fazendo-o torcer pela felicidade deles e, claro, para que o final, ou melhor, o novo começo de Belinda seja realmente feliz.
"Um medo enorme que alguém nos visse e a confirmação idiota que eu me tornara escrava de uma imagem."
 A vida de Belinda como atriz acaba trazendo muitas mensagens sobre como as pessoas que estão no mundo da fama se sentem em relação a amizade, amor, confiança e vida pessoal. Hoje em dia, principalmente, não temos apenas os atores, atrizes e artistas expondo suas vidas, muitas pessoas o fazem nas redes sociais e acabam perdendo privacidade e sendo alvo de críticas desnecessárias. Belinda, que sofreu tanto com os abusos da família, acaba se tornando escrava do seu novo eu, e isso mostrará como as escolhas que fazemos a cada dia mudam nossos caminhos. Será que ela conseguirá passar por cima de todos os escândalos que estão em sua vida?
"Nem sempre a gente é capaz de fazer por nós. Precisamos de um empurrão. Seja de um amigo, de quem nos ama e de quem mais nos observa: o destino."
 Cheio de reviravoltas, Escândalo é um livro repleto de emoções e ensinamentos nas entrelinhas. Belinda é uma personagem marcante, o enredo é completo e o romance encantador. Fico muito feliz em fazer parte de um livro de Tammy Luciano, afinal, o li antes do lançamento e minha opinião sobre a história está na orelha do livro (dessa forma, todo mundo que garantir o seu vai ver meu nome o do blog lá! Me mandem fotos, ok? haha) e só posso indicar a leitura para todos os que adoram uma leitura repleta de sentimentos e frases marcantes.
"Será tão difícil alguém me amar pelo branco dos meus olhos e não pelo azul que contagiava a todos?"
"[...] o amor é liberdade acompanhada."