[Resenha] Não Pare | Fml Pepper

Título: Não Pare!
Autora: Fml Pepper
ISBN: 9788565859660
Editora: Valentina
Número de Páginas: 280
Gênero: Literatura Nacional, Jovem Adulto
Sinopse: Nina Scott não suportava mais a vida nômade e solitária que sua mãe, Stela, a obrigava a ter. Mudar de cidade ou de país a cada piscar de olhos, conviver com tantas perguntas que a consumiam, assombrada por mistérios de um passado guardado a sete chaves. Agora, aos 16 anos, a garota das estranhas pupilas verticais exigia respostas. 
E, para sua péssima sorte, elas já estavam a caminho! 
Quando Stela decide ficar em Nova York, Nina acredita que seu sonho de ter uma vida normal vai se tornar realidade. Finalmente terminará o ano letivo em um mesmo colégio, poderá fazer amigos sem ter que abandoná-los em seguida, viver um grande amor, amadurecer, criar raízes... Enfim, curtir a juventude.
Mas o “normal” está muito longe da vida de Nina!
Perdida no olho de um furacão de mortes e inexplicáveis acidentes, tendo que esconder os terríveis fatos da mãe paranoica, Nina começa a desconfiar da própria sanidade mental, de tudo e de todos. O que explicaria os paralisantes calafrios, a perda de visão e de memória que experimentava sempre que alguém morria ao seu redor? O que ela teria a ver com os bizarros e sobrenaturais acontecimentos? Estariam eles interligados?
Seria a Morte sua companheira para toda a vida?
É chegada a hora da verdade.
“Eu havia perdido tudo de mais importante em minha vida, inclusive a paz e a esperança. Tanto fazia agora viver ou morrer. A morte, por sinal, me parecia até interessante.”
 Conheci Fml Pepper e toda a sua simpatia há uns 2 anos, se não me engano. Estávamos em um evento literário e alguns autores nos apresentaram. Ela me falou de seu livro, me deixando bem curiosa a respeito do mesmo, e passei a acompanhá-la nas redes sociais. Se me lembro bem, Não Pare! havia sido lançado em e-book na Amazon há pouco tempo, porém, apesar de toda minha curiosidade e vontade de ler o livro, eu não estava lendo e-books porque meu grau de miopia havia aumentado e eu estava evitando ler há noite (era o único momento que eu tinha para ler e-books, pois usava o tablet e acabava ficando com a vista pior pela mania de ler no escuro). Muitas coisas aconteceram até o livro ser lançado pela Editora Valentina e, finalmente, tive a chance de ler a edição física do livro dessa escritora que me ganhou de cara.
“A similaridade entre mim e aquela folha chegava a assustar: solitária, sem destino, impossibilitada de um pouco tranquilo e feliz.”
 Muitas pessoas adorariam passar a vida viajando, mas Nina não é uma delas. Com dezessete anos, a garota leva uma vida solitária por ter que acompanhar a mãe, que é pesquisadora, pelo mundo todo sem conseguir crias laços de amizade e levar uma vida normal como uma garota qualquer de sua idade. Ela possui um único desejo: criar raízes; e parece que finalmente irá conseguir. Depois de um estranho episódio em Amsterdã (não que esse fosse o primeiro do tipo), ela se muda mais uma vez, porém sua mãe a matricula em uma escola, dando-lhe a oportunidade que ela sempre quis. Como estava bom demais para ser verdade, Nina começa a ser parte de eventos estranhos que envolvem nada mais nada menos do que coisas como morte e perda de visão e memória. Mas tudo isso só seria estranho mesmo se o passado de sua família não fosse como é. Só que ela não sabe disso.
“Tudo dentro de mim já havia perdido o controle há um bom tempo!”
 A narrativa de Fml Pepper é incrivelmente envolvente e faz jus ao título do livro, já que não nos permite parar a leitura - você se vê preso na história nas primeiras páginas e quando percebe já leu mais de 100. A autora nos apresenta um enredo muito bem construído com muita ação e cenas de tirar o fôlego que tornam a leitura ainda melhor. As questões abordadas nesse livro não terminam sem resposta, mas abrem parenteses para várias dúvidas que, acredito eu, terão suas respostas nos próximos dois volumes da trilogia. 
"Definitivamente eu estava flertando com a morte."
 Nina é uma personagem muito coerente e fácil de gostar. Acompanhando o início da aventura que sua vida se torna, acabamos nos dando conta de que muitas vezes estamos pensando como ela e querendo agir como ela em certas situações. Ela não é o tipo de personagem que aceita tudo de cara, ela quer saber os porquês das coisas e pode errar confiando na pessoa errada sim, mas não há como saber o que se passa na mente das pessoas. De qualquer forma, ela não é o tipo de personagem que dá o braço a torcer logo de cara, adorei sua personalidade e como a autora a tornou uma personagem forte.

 Alguns personagens que estão no livro nos enganam, e isso torna tudo ainda melhor. Não é apenas uma vez e isso inclui a protagonista, pois pode ser que no início achemos que era irá fazer tal escolha para seguir tal rumo, porém iremos nos deparar com muitas surpresas no caminho. Gosto muito de histórias que nos surpreendem, que nos enganam e que nos fazem terminar a leitura com aquele gosto de quero mais. 
“Dentro de mim algo sinalizava que havia chegado o momento. Os acidentes anteriores me alertaram, mas não conseguiram me preparar para este terrível momento: minha morte.”
  Com ritmo frenético, uma história muito bem construída e muita ação, o livro de estreia de  Fml Pepper faz com que o leitor Não Pare! a leitura. Esse é o primeiro livro da trilogia e eu mal posso esperar para ler o próximo, Não Olhe!, que foi lançado na Bienal. O terceiro e último livro, Não Fuja!, será lançado no início de 2016.

 Esta semana a autora esteve no Programa do Jô falando sobre os livros e sua história.
Assistam abaixo: