[Resenha] Ponte de Cristal | Thati Machado



Título: Ponte de Cristal
Autora: Thati Machado
Editora: Laço Editorial
Número de Páginas: 312
Gênero: New Adult
Sinopse: A renomada escritora Mia Prescott não imagina que a sua decisão de acertar contas com o passado causará uma reviravolta em sua vida e colocará à prova todas as suas certezas. Seu país, o Lar, precisará da sua ajuda ou sofrerá pelas mãos da mesma pessoa que arruinou seu verdadeiro eu. Vivendo na Capital, Mia não percebe que uma revolução está se aproximando e que ela é a única capaz de detê-la. Bom, ela e o homem a quem ela jurou se vingar. Ou talvez não seja ele... Quer dizer, em quem confiar? 
"Eu estava na vida real e não nos meus livros. Enquanto escrevo é possível deixar a história perfeita, idêntica ao que eu idealizei. Na vida, no entanto, isso parece impossível”
 É vergonhoso o quanto demorei para escrever essa resenha. Quando o livro de Thati Machado chegou em minha casa eu estava louca para lê-lo e conhecer a história de Mia. Li o livro há mais de dois meses e alguém pode me explicar o porquê de eu não ter escrito essa resenha? Fui olhar os rascunhos do blog e me deparei com este de Ponte de Cristal e agora, faltando uma hora para minha aula na faculdade, só saio de casa quando clicar em "publicar".
"Não podia confessar que estava atormentada pelas sombras do passado."
 Mia é uma escritora renomada que está decidida a se vingar de uma pessoa que lhe fez mal no passado. O problema é que, apesar do desejo de vingança, ela não sabe o que aconteceu realmente. Mia perdeu a memória e precisa da ajuda de um detetive para ter as respostas para toda a confusão em sua mente, mas talvez nem ele consiga ajudá-la por completo e ela precise agir sozinha. Seu passado possui mais mistérios do que ela podia imaginar e, no meio do caminho de volta para ele, alguém aparece para deixar tudo ainda mais confuso.

 Mia é uma personagem que me agradou de cara por causa de sua personalidade. Decidida, forte e perseverante, ela sabe o que quer mesmo que saiba toda a verdade sobre seu passado e tenha traumas. Ela é a aquela protagonista que sempre tem algo mais a te apresentar e que não deixa a desejar com suas ações mesmo que te surpreenda, mas sempre positivamente. Também adorei o fato de a autora fazê-la enfrentar diversos assuntos que podem facilmente fazer parte da vida de um leitor e, dessa forma, lembrar que é importante saber quem somos e aonde queremos chegar para depois desfrutarmos e resolvermos as questões que estão pelo caminho.

 Não foi só Mia que me conquistou. Desde a protagonista, passando pelos personagens secundários e chegando ao vilão, todos tem algo a acrescentar e me ganharam de alguma forma. Todos foram muito bem trabalhados, conhecemos seus sentimentos, imaginamos quais serão suas atitudes e de repente já estamos adorando alguns deles. Devo destacar Gael e Rose e, bom, não falarei muito sobre eles porque sabe aquela frase "Cada mergulho é um flash" da novela O Clone? É velha, eu sei, mas ainda lembro (e queria ser a Jade) e para esse livro a frase perfeita seria "Cada página é um spoiler". Fica difícil dar muitos detalhes pois tudo tem importância, tudo envolve algo, tudo pode trazer uma resposta.

 Vocês já leram um livro que consegue colocar tudo o que você gosta em uma única história? Não falo sobre características de personagens, frases marcantes ou final surpreendente, falo de gêneros literários.  Ponte de Cristal é um New Adult, mas ele também é uma Distopia, um Romance Policial, um Suspense e com muita ação e toque de drama. Sério, nunca li nada do tipo e a cada vez que uma característica era apresentada eu só conseguia pensar em como a história ficava cada vez melhor. Sabemos que muitos gêneros abordam características de outros, mas um livro que consegue tratar de todos de uma forma incrível e sem deixar pontas soltas realmente é algo inédito para mim.

 E falo de pontas soltas porque o livro possui muitos mistérios e a construção de personagens e situações não deixa a desejar. A cada capítulo Thati Machado nos permite conhecer algo do passado de Mia, nos apresenta uma resposta que resulta em outra dúvida e nos deixa ansiando por mais. A cada revelação nós sabemos que existe muita coisa por trás dela e queremos virar logo para a próxima página em busca de verdades. A escrita da autora torna a leitura muito rápida e fluída, de forma que você não sente que está lendo várias páginas e só se dá conta do quando leu quando chega ao final. Comigo, por exemplo, foi assim. Li o livro todo sem sentir a hora passando e quando cheguei ao final só tinha um desejo: mais mais e mais.

 Ponte de Cristal é um livro completo que só deixa a desejar em um aspecto: não possui mais páginas. Thati Machado conseguiu apresentar uma protagonista cativante que nos incentiva a prosseguir com a leitura de maneira rápida e sua narrativa não nos permite largar a história. Amei o fato de o livro conseguir abranger diversos assuntos e gêneros literários e, mesmo assim, ser muito bem construído, envolvente e cheio de ação.

Comentários

  1. Mari, Ponte de Cristal me encantou por esse desejo de vingança da protagonista Mia. Histórias do gênero tem tendência em se tornar muito boa. Enfim, mais o melhor da história é a ajuda do detetive por conta da falta de memória da Mia. Curti bastante a história, será que ela pode estar sendo manipulada?! Risos. Quero lê-lo.

    ResponderExcluir
  2. Adoro personagens decididos, que sabe exatamente o que está fazendo, independente do que os outros dizer, e isso foi o que me atraiu mais na protagonista. Apesar de não curtir New Adult, pude perceber que o livro acaba abordando vários gêneros em um livro só, o que acabou me atraindo mais. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei louca para ler, não conhecia nada da autora, mas me ganhou por ser uma aventura, ainda bem por ser livro único. Amo livros sobre vingança e esse livro ainda tem o suspense com perda de memória.

    ResponderExcluir
  4. Amei a capa e a aventura, fiquei muito ansiosa para ler, amo livros que envolvam perda de memória, gosto quando as mocinhas dos livros são independentes como a Mia, entrou para a lista de desejados.

    ResponderExcluir
  5. Depois de saber que é um livro com distopia, suspense, romance policial, ação, aventura, com certeza vou ler. Gosto muito de todas essas coisas e juntas então, aí que fica ótimo! Além disso, ainda tem personagens bons e a personalidade da protagonista já me atrai. Com certeza vou ler.

    ResponderExcluir
  6. Aplaudindo de é essa escritora quem com esse livro de deixou com aquela sensação de contentamento quando lemos um livro muito bom, confesso que mesmo você falando muito bem do livro eu não sei se o leria mas quem sabe eu possa dar uma chance futuramente ^^ Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  7. Você não é a primeira a elogiar tanto o livro a narrativa da autora. Eu tenho bastante curiosidade em ler, e adorei saber do envolvimento da trama, e realmente o livro vale a pena. Adorei a resenha e este já é até um genero que gosto muito.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Espetacular .... O livro e a resenha !!!!

    ResponderExcluir
  9. Amo distopias!!! Sério mesmo, amo de paixão. E também sou muito fã de séries de suspense, e quando juntam essas duas características em livros pra mim é sinônimo de sucesso <3 Achei muito bacana o fato de a própria personagem ser uma escritora, acho que vai fazer com que as descrições dela das coisas sejam bem detalhistas. Muito interessante mesmo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não saia sem comentar!
Queremos saber sua opinião ;)

Postagens mais visitadas