[Resenha] O Desapego Rebelde do Coração | Bianca Briones


Título: O Desapego Rebelde do Coração
Autora: Bianca Briones
ISBN: 9788576864998
Grupo Editorial: Record
Editora: Verus
Número de Páginas: 406
Gênero: Romance, New Adult
Sinopse: Quando um amor do passado ressurge e sentimentos mal resolvidos vêm à tona, é preciso decidir entre lutar pelo que se quer ou fugir — e pôr em risco a própria felicidade.
Branca sempre foi uma mulher independente, que não pensava em se casar tão cedo — até conhecer Lex. Entre idas e vindas, eles se casaram e se divorciaram menos de um ano depois. Ela levou um tempo para superar a perda e, sem esperar muito, começou com Rodrigo um perigoso jogo de gato e rato. Rodrigo tinha uma queda por Branca quando mais novo, mas hoje a enxerga apenas como a razão de uma paixonite adolescente. O que ele esconde de todos — até de si mesmo — é quanto todas as perdas que sofreu o afetaram, e o único modo de lidar com isso é fingir não sentir nada. Lex ficou muito tempo afastado de todos que amava, trabalhando em outra cidade e tentando seguir em frente, como sempre fez. Sua intenção era voltar apenas para o casamento de amigos, mas a vida tinha outros planos para ele. Agora os três precisam lidar com o que está acontecendo — e mais, com o bebê que surge com Lex. Quanto a mágoa pode afastar duas pessoas que se amam? Como encarar uma situação em que pelo menos um deles certamente sairá ferido? A série Batidas Perdidas está de volta, com um dos volumes mais aguardados e a pergunta que não quer calar: De quem será o coração de Branca?
"Viver é para os fortes."

 Estive recentemente em um encontro do Grupo Editorial Record e lá tive a oportunidade de conhecer a autora Bianca Briones pessoalmente. Ela conversou com os leitores sobre sua escrita e sua carreira, contou ideias e curiosidades dos livros e apresentou um pouco de seus futuros lançamentos. Tive a oportunidade de conversar com ela rapidinho (o vídeo vocês podem conferir aqui) e, finalmente, depois de conhecer a história de Rafael e Viviane em As Batidas Perdidas do Coração, o amor que sobreviveu ao tempo de Bernado e Clara em O Descompasso Infinito do Coração e matar a saudade de Rafa e Vivi em A Escolha Perfeita do Coração, chegou a hora de conhecer o triângulo amoroso formado por Lex, Branca e Rodrigo em O Desapego Rebelde do Coração
"A vida é muito mais fácil quando não se tem amor no meio."
 Branca sempre foi muito independente, mas, depois de seu divórcio. tem se tornado dependente de certos questionamentos. Quando o que ela achou que seria seu futuro parte a deixando com dúvidas sobre ela mesma, o passado resolve aparecer e deixá-la ainda mais confusa sobre seus verdadeiros sentimentos. Lex e Rodrigo, assim como nossa protagonista, estão tentando dar um rumo para suas vidas, porém como fazê-lo se Branca está ao mesmo tempo tão distante e tão presente na vida de ambos?
"Branca e eu somo como ímas. Quando estamos afastados algo nos atrai um para o outro. É impossível resistir. Mas, quando estamos juntos, é como se as nossas polaridades se igualassem e nós nos repelíssemos."
 Acho as sinopses dos livros da Bianca bem completas e, por isso, não gosto de ficar falando muito da história em si para não dar spoiler - e, se você acha que essa sinopse tem spoilers demais, meu querido, você está enganado. Uma das coisas que mais gosto na série Batidas Perdidas é o fato de que cada volume é independente (podem ser lidos fora da ordem ou sem você ter lido algum deles) mas se completam. Temos, sim, muitas informações sobre os outros livros, mas nada supera a importância de saber como aconteceu e não o que aconteceu. Digo isso porque nos volumes anteriores soubemos da situação dos protagonistas desse quarto volume da série e por mais que isso acontecesse, Bianca não deixou de surpreender, de emocionar e, principalmente, de nos seduzir com a história.
"E mais uma vez, nesta noite estranha, eu não consigo entender a razão."
 A narrativa em primeira pessoa sendo dividida em capítulos intercalados pelos protagonistas torna tudo ainda mais envolvente, mais real. A autora consegue mudar totalmente sua escrita de um capítulo para outro pois realmente é como se os personagens tomassem conta de tudo e não que ela estava ali contanto suas histórias. Mas Bianca não deixa características próprias de lado: os capítulos iniciados com trechos de música para deixar o capítulo ainda mais característicos, a rapidez com que suas palavras entram em nossa mente, o envolvimento do leitor com a história e a leitura totalmente fluída sem altos e baixos e, sim, repleta de emoções. Além dessas garantias que Bianca traz em seus livros, as frases marcantes estão sempre presentes. É impossível não destacar mais de 10 frases durante a leitura - inclusive, é bem difícil escolher os quotes para a resenha, viu.
"É preciso estar aberto aos sinais que a vida nos dá. Somos expostos a chances de ser felizes todos os dias, mas nem todos se arriscam. O mundo só sobrevive pela nossa capacidade de seguir adiante."
 Lex está longe de casa tentando se desapegar da vida que tinha para começar uma nova, Branca está tentando se desapegar do passado e aproveitar o presente com as oportunidades de relacionamentos rápidos que acontecem e Rodrigo acha que já desapegou e vive por aí se divertindo com as mulheres que aparecem em sua frente. Cada um tem sua vida, cada um tem seu motivo para apego e desapego, mas, será que vão conseguir alcançar seus objetivos? Nosso trio protagonista tem personalidades distintas e, com isso, tornam o livro completo. Sem falar que, apesar de termos três narradores, três personagens principais, a autora não esquece de nenhum personagem secundário e dá a devida importância a cada um que passa pela história. Os personagens dos outros livros estão presentes (como poderia ser diferente?) tornando tudo ainda mais especial e nos deixando mais ansiosos para o próximo volume. Preciso dizer que a autora preparou grande surpresas para o desenrolar de toda a trama e infelizmente não posso mencionar nenhum, porém posso assegurar que o livro vai muito além do romance.
"As pessoas querem explicação para tudo mas relacionamentos falham e nem sempre entendemos. Ninguém precisa ficar louco tentando encontrar uma resposta secreta que dê sentido a tudo."
 Com cenas envolventes, personagens carismáticos, narrativa cuidadosa, trilha sonora bem representada e enredo arrebatador, O Desapego Rebelde do Coração cumpre com a promessa de mostrar que sentimentos mal resolvidos podem aliviar o presente mas farão grande diferença no futuro. Conhecer mais de Branca, Lex e Rodrigo foi ainda melhor do que acompanhar o desenrolar da história de Bernardo e Clara e conhecer Rafael e Viviane. Não quero desmerecer nenhum dos protagonistas, mas. uma das melhores sensações que se pode ter quando você está acompanhando uma série, na minha opinião, é que o autor e a história melhoram a cada volume e, posso dizer com certeza: Bianca Briones se superou.
"A vida segue. Se há algo que aprendi observando ao meu redor é que ela segue para todos, sem excessão."

Comentários

Postagens mais visitadas