[Resenha] Mentira Perfeita | Carina Rissi


Título: Mentira Perfeita
Autora: Carina Rissi
ISBN: 9788576864585
Grupo Editorial: Record
Editora: Verus
Número de Páginas: 462
Gênero: Chick Lit, Romance, Literatura Nacional
Sinopse: Com Mentira Perfeita, Carina Rissi prova mais uma vez que o seu forte é contar boas histórias, com ritmo acelerado e repletas de paixão, humor e reviravoltas. Júlia não tem tempo para distrações. Ela é brilhante e sempre se esforça para ser a melhor naquilo que faz; por essa razão, sua vida pessoal acabou ficando de lado. Algo que sempre preocupou sua tia Berenice. Gravemente doente, a mulher teme que Júlia acabe completamente sozinha quando ela se for. Júlia faria qualquer coisa qualquer coisa mesmo! por tia Berê e, em seu desespero para agradar a única mãe que já conheceu, inventa um noivo enquanto torce por um milagre... E então o milagre acontece: Berenice se recupera e, assim que deixa o hospital, gasta todas as suas economias com o casamento dos sonhos para a sobrinha. Como Júlia pode contar a ela que mentiu, com a saúde da tia ainda tão frágil? É quando Júlia conhece Marcus Cassani. Ele é irritantemente cínico, mulherengo e lindo de um jeito que a deixa desconfortável. Marcus também está enfrentando problemas, e um acordo entre eles parece ser a solução. Tudo o que Júlia sabe é que deveria se afastar de Marcus. Mas seu coração tem uma ideia muito diferente... Mentira Perfeita é um spin-off de Procura-se Um Marido, uma história que se passa no mesmo universo da primeira. Aqui você vai conhecer novos personagens inesquecíveis, além de rever aqueles que já moram no seu coração.
"Uma mentirinha de nada não podia ter consequências tão graves assim."
  Carina Rissi é uma das autoras brasileiras que eu mais gosto de ler. E ela faz parte da minha lista de autores que eu leria qualquer livro sem saber gênero ou ler sinopse. Procura-se Um Marido foi seu primeiro livro publicado pela Verus Editora e sua apresentação aos leitores, que logo queriam mais da autora. Ela então começou a série Encontrada, trouxe No Mundo da Luna e agora presenteia os leitores com um spin-off de seu primeiro livro, intitulado Mentira Perfeita.
"Você me deu uma razão para lutar. E eu venci! Você é o motivo de eu ainda estar aqui, meu amor. Quando é que vou conhecer seu futuro noivo?"
 Júlia é uma mulher que não tem tempo para distrações. Muito dedicada ao trabalho, ela está sempre tão focada em ser a melhor em tudo o que faz que não teve tempo para realizar um desejo de sua tão querida tia Berenice: se casar. A tia, que está gravemente doente, tem muito medo de partir e deixar Júlia sozinha no mundo sem amor. Quando seu estado de saúde se agrava, o melhor amigo de Júlia a ajuda inventando uma talvez-não-tão-pequena mentira para aliviar o coração de tia Berenice. Eles só não imaginavam que a notícia a faria tão bem que ela se sentiria pronta para começar a organizar o casamento de Júlia. Agora, como ela fará para dizer que mentiu e que não tem namorado nenhum quando sua tia está com a saúde abalada?
"Tempo. Não existe nada mais precioso que isso."
 Uma dúvida que eu não tive em momento nenhum era se a leitura seria rápida e a narrativa muito fluída. Depois de ler cinco livros da autora, Carina Rissi já provou o suficiente que sua escrita é encantadora e que consegue levar a história com agilidade e envolvimento. Dessa vez ela traz uma narrativa em primeira pessoa que é intercalada pelos dois protagonistas do livro. É incrível a maneira como, em um único livro, ela consegue mudar o foco narrativo sem perder características próprias e dos personagens. Ela prende o leitor da primeira até a última página e acho que o melhor conselho quando se trata de um livro de Carina Risse é: só leia quando estiver com o dia livre. Você não consegue parar a leitura em nenhum momento e, quando chega ao final, a vontade é de sair por aí indicando a leitura para todo mundo.
"Nunca fui muito boa em ler pessoas."
 Júlia é uma personagem que logo nos ganha. A admiração que sentimentos em um primeiro momento por sua relação com a tia logo é substituída pelo pesar de vê-la sofrer ao pensar em machucar ou decepcionar a tia - mesmo que já tenhamos uma noção do que irá acontecer. Gostei muito de sua evolução ao longo da leitura e de como ela mesma passa a se conhecer mais graças a tudo o que o enredo apresenta. Ao lado de Marcus ela irá desafiar a si própria em diversos aspectos e é ótimo como nos damos conta disso ao virar de cada página.
"[...] eu descobri que poucas coisas na vida estão sob o meu controle, Júlia. E as poucas que posso controlar, mesmo as menores e que pareçam insignificantes para outras pessoas, eu quero sob o meu domínio."
 Marcus também é um personagem que nos agrada desde a primeira cena. Seu caráter é um conjunto dos acontecimentos de sua vida e de tudo o que teve que enfrentar para estar onde está. Mas isso não significa que ele se acomodou, pelo contrário, ele ainda quer alcançar muitas coisas e, no desenrolar de sua relação com Júlia, verá que quer muito mais do que havia se dado conta. Adorei a forma como a autora vai nos apresentando a ele e como ela consegue mudar o foco narrativo dando personalidades distintas para ambos desde o modo de falar.
"- Por que eu tenho a impressão de que já vi esse filme antes? - Mariana também ergueu sua bebida, em um brinde que eu não compreendi."
 Como já sabíamos que aconteceria, personagens de Procura-se Um Marido estão presentes. Alícia e Max, protagonistas do livro anterior, nos fazem sorrir desde a primeira aparição de ambos, sem contar que a cada aparição lembramos do quão gostoso foi acompanhar o romance dos dois. Por ser um spin-off, e por ter uma característica idêntica (o fato de um romance começar com uma mentira), fiquei muito ansiosa para saber o que Carina iria reservar para Mentira Perfeita.  Queria saber como ela iria fazê-lo ser tão especial quando Procura-se Um Marido, ao mesmo tempo que apresentaria uma história diferente. Posso afirmar que ela surpreende e envolve tanto quanto o outro livro, e que percebemos como Carina cresceu, em diversos tópicos.

 Preciso dedicar um parágrafo dessa resenha só para a capa desse livro. Quando a vi pela primeira vez a achei bonita, significativa (temos a protagonista vestida de noiva segurando uma suposta foto da tia, aliás), mas não tinha ideia do quanto. A Verus sempre arrasa nas edições, porém como não posso ficar falando tantos detalhes porque seriam spoilers, me limito a dizer que no momento em que me dei conta do porquê da capa, só queria sair por aí dizendo o quão incrível ela é e como esse era mais um motivo para a história, como um todo, ser especial.
"Era assustador.
 Era maravilhoso."
 Nada previsível e trazendo questões mais sérias do que o esperado, Mentira Perfeita é um livro que cumpre com a promessa de matar a saudade de personagens antigos e de apresentar personagens marcantes. Júlia e Marcus nos envolvem em seu romance de uma maneira tão boa que não conseguimos largar o livro até chegar ao final e, quando chega o momento da despedida, nos damos conta de que quase 500 páginas não foram suficientes. Não que a história deixe a desejar, pelo contrário: Carina Rissi amarra o enredo tão bem que o único sentimento que fica ao terminarmos a leitura é o de querer mais e mais livros seus.