[Resenha] A Tradição Arcana | Marco de Moraes

Título: A Tradição Arcana
Autor: Marco de Moraes
ISBN: 9788569782100
Editora: PenDragon
Ano de lançamento: 2016
Número de páginas: 306
Compre: eBook - Físico
Gênero: Fantasia, Aventura, Literatura Nacional
Sinopse: Movido pela vontade de chegar à verdadeira causa da sua internação em um hospício, o jovem Augusto Ferreira encara uma jornada através dos limites da percepção. Por meio do encontro com o enigmático Carlos, o jovem estudante de Física vê sua vida tomar novos rumos ao conhecer segredos da Tradição Arcana, legado milenar que proporciona aos seus adeptos a capacidade de interagir com fenômenos sobrenaturais como se fosse algo comum. Fugas em alta velocidade, acontecimentos dos mais curiosos, aprendizados e descobertas são apenas alguns dos fatores que vão ajudar Augusto a desvendar os mistérios que envolvem o seu passado e as calamidades que vêm ocorrendo na cidade onde vive, até então inexplicáveis.
"Estava feito. Ponto." p. 9
 Há algum tempo o autor Marco de Moraes me falou sobre um futuro projeto e me convidou para ler o primeiro capítulo da obra. Ele conseguiu me deixar bem curiosa a respeito da história e, quando A Tradição Arcana chegou para mim, logo fiquei animada com a ideia de finalmente saber o desenrolar da história de Augusto Ferreira.
"Aquele era o lugar onde todos os sonhos viravam pesadelos." p. 11
 Augusto é um homem que está internado em um hospício diagnosticado com Esquisofrenia Paranoide. Comportamento agressivo e mania de perseguição fazem parte de sua ficha e ele está internado desde que seu primo caiu de três lances de escada e foi internado em coma. Augusto foi acusado pelo ocorrido e, há três meses, precisa conviver com a solidão e os costumes da Clínica de Reabilitação Mental São Benedito. Mas isso não quer dizer que ele não tenha tentado fugir. Depois de muita perseverança, ele encontra sua liberdade ao mesmo tempo em que um novo enigma começará a fazer parte de sua vida: a Tradição Arcana.
"Tudo seria feito com a mais perfeita exatidão." p. 21
 A narrativa em terceira pessoa é minha favorita e o motivo é simples: ela permite que o autor apresente detalhes que poderiam ser exagerados e tornar a narrativa em primeira pessoa massante. Eu já conhecia a escrita de Marco de Moraes por conta de seu primeiro lançamento, Presas, onde a narrativa era em primeira pessoa, e fiquei feliz em ver como ele amadureceu e conseguiu apresentar uma história ainda mais bem construída que a anterior. A divisão dos capítulos, o desenrolar da trama, os diálogos bem desenvolvidos, os descobrimentos do protagonista, tudo acontece tudo é apresentado de uma forma fascinante que nos deixa tão próximos do cenário que parece que estamos fazendo parte de tudo.


 Augusto precisa ter muita força e vontade para conseguir ir em busca das verdades que precisa e, claro, conhecer mais sobre si próprio. Gostei muito da maneira como o autor conseguiu misturar realidade e fantasia com coisas de nossa atualidade mas sem deixar de lado detalhes do passado para dar o toque certo de verdade e imaginação que a história merece. Também preciso ressaltar que tudo o que a sinopse promete o livro cumpre: temos ação, curiosidades, aprendizados, revelações, conhecimentos... Tudo torna a leitura ainda mais empolgante e te deixa com mais vontade de chegar ao final.

 Não posso ficar dando muitos detalhes sobre a obra, pois assim como comecei a leitura sem saber muito mais do que a sinopse e o primeiro capítulo, acredito que vocês irão aproveitá-la ainda mais se começarem da mesma forma, porém preciso dizer que Augusto não embarca nessa aventura sozinho. Temos personagens muito bem instruídos que estão ao lado dele para que ele saiba que caminho seguir, ao mesmo tempo em que outros aparecem para deixar nosso protagonista e nós, leitores com incertezas, porém nenhum deles aparece por acaso. O mais legal é que o autor pode até nos deixar perguntas ao longo da leitura, mas tudo será revelado no momento certo com a profundidade necessária e, no meio do caminho, ainda pode mudar.

 A Tradição Arcana possui mais do que eu esperava: temos magia, suspense e muita ação em uma leitura empolgante, cheia de acontecimentos que te levam da certeza até o desconhecido e te fazem se sentir, a todo momento, como o protagonista. Marco de Moraes consegue apresentar uma obra onde a narrativa é um ponto alto e a construção dos personagens não deixa a desejar. Com certeza quem gosta de fantasia e aventura irá adorar ser apresentado aos segredos de um legado milenar.

Comentários

  1. Bela resenha, o livro realmente é muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Bela resenha, o livro realmente é muito bom.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Como eu disse na minha resenha, o autor construiu mt bem o mundo e os personagens. Achei o livro beeem diferente e original, além de, é claro, ser um livro único (o que já o faz ganhar pontos comigo! hahah!)

    Adorei a resenha! \o/

    Abraços.
    Alex, do Um Bookaholic. <3

    umbookaholic.com | Canal | @umbookaholic: Twitter | Instagram

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não saia sem comentar!
Queremos saber sua opinião ;)

Postagens mais visitadas