[Resenha] Uma Canção Pra Você | Luiza Trigo

Título: Uma Canção de Amor
Autora: Luiza Trigo
ISBN: 9788579802867
Editora: Rocco Jovens Leitores
Ano de lançamento: 2016
Número de páginas: 208
Compre: E-book - Físico
Gênero: Romance, Juvenil
Sinopse: A ansiedade de um concurso de bandas (e o pânico de cantar), as mensagens e ligações do ex-namorado problemático, um novo paquera, o avô doente... São muitos os desafios que Amanda tem pela frente, longe do seu Rio de Janeiro e de suas melhores amigas. Mas alguns talentos às vezes precisam justamente de situações difíceis para se manifestar; assim como as melhores surpresas acontecem quando menos se espera. E apesar da distância, Bia, Carol, Pri e Roberta estão sempre ao alcance da tela do celular, para dividir com Amanda suas alegrias, tristezas, sonhos, medos e angústias, nesta história emocionante, divertida e cheia de reviravoltas, como é a vida de qualquer adolescente.
"Agora é seguir em frente." p. 53
 Quando eu não vou dar cinco estrelas para um livro da Luly? Sério. Desde que conheci a escrita da Luly, com Carnaval, quis ler mais e mais histórias da autora. Sua narrativa divertida apresenta histórias juvenis que trazem, no meio de ótimos diálogos e personagens, temas que já fizeram parte da vida de qualquer pessoa e, principalmente, perfeitos para seu público alvo. Há dois ela publicou Meus Quinze Anos, primeiro livro da série homônima que traz cinco amigas inseparáveis, cada uma com seus problemas e personalidades, mas sempre inseparáveis.
"Era um mix de alegria e terror." p. 9
 Depois de conhecer os conflitos de Bia em Meus Quinze Anos e os de Carol em Na Porta ao Lado, chegou a vez de conhecer Amanda em plena viagem e momento de descobrimentos. Ela está em Curitiba, uma cidade que adora, mas ao mesmo tempo sente falta do Rio de Janeiro e, claro, de suas amigas. Ela está prestes a enfrentar alguns medos, conhecer novos, mas também aprenderá a confiar mais em si mesma e em seu talento. Basta saber se tudo irá dar certo sem alguns altos e baixos no caminho.
"Chorei, gritei e, apesar do meu receio, todas foram extremamente compreensivas e ficaram do meu lado o tempo inteiro." p.25
 A escrita de Luly está ainda melhor do que eu podia imaginar. Parece que a cada livro suas personagens vão amadurecendo junto com sua narrativa em primeira pessoa, mas isso não quer dizer que a personalidade delas é modificada. A protagonista da vez está passando por momentos bem diferentes das protagonistas anteriores da série Depois dos Quinze e um assunto muito sério, presente na vida de adolescentes e adultas está presente. O mais legal é que ao mesmo tempo em que a autora nos permite conhecer mais de Amanda, as amigas estão lá com suas frases e conselhos que já estávamos esperando.

 Bia, Carol, Pri e Roberta estão bem presentes e é muito bom matar a saudade das duas primeiras protagonistas da série. Sem falar que, ao conhecer mais de Pri e Roberta, Luly nos deixa ainda mais ansiosos para conhecer a história delas nos próximos livros. Algo que acho importante em séries é o fato de o autor não se perder na personalidade dos personagens e, sem dúvidas, é isso que acontece aqui. As palavras, os diálogos, tudo traz a personalidade das meninas, nos lembra dos livros anteriores e nos deixam pensando se há alguma pista do que está por vir na vida e amizade delas.
"É exatamente isso o que você estava vivendo. Relacionamento abusivo não é feito apenas de agressões físicas, agressões verbais também contam." p. 46
Relacionamento abusivo é um dos assuntos abordados pela autora no livro e, nos agradecimentos, ela conta de onde veio a inspiração: Jout Jout. A Youtuber que lançou um dos vídeos mais comentados dos últimos tempos (intitulado Batom Vermelho) foi o que ajudou Luly em um dos temas de Uma Canção Pra Você. Acho muito importante que autores de livros para adolescentes trate assuntos presentes em nosso dia a dia para que isso seja um apoio para o futuro deles. Não há dúvidas de que livros mudam vidas, então eles são ótimas maneiras de preparar esse público para a vida.
"- Vamos ver se você tem bom caráter. O que você escuta? - perguntou ele." p. 74
 Se com Bia os capítulos eram títulos de filmes e com Carol eram títulos de livros, com Amanda não poderia ser diferente: os títulos são músicas. Para tornar tudo ainda melhor, Luly deixa a playlist completa nas últimas páginas do livro e indica que os leitores leiam enquanto ouçam música, além de que as músicas não se relacionam com os capítulos apenas por conta dos títulos mas, sim, de seus temas.

 Uma Canção Pra Você traz uma protagonista que irá enfrentar medos e desafios para obter conquistas, conhecimentos e uma personalidade ainda melhor. Luiza Trigo não deixa a desejar em mais um livro da série Meus Quinze anos e nos deixa ainda mais ansiosos para as descobertas que estão por vir nos próximos livros da série.

Comentários

  1. Estou com esse livro na minha cabeceira para ler, e é claro que estou com minhas expectativas em alta porque adoro a escrita da autora, e essa série é ótima. Sua resenha me deixou ainda mais motivado e com certeza já vai ser a minha próxima leitura.

    Resenha | Carry On, Rainbow Rowell.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não saia sem comentar!
Queremos saber sua opinião ;)

Postagens mais visitadas