[Resenha] Garota Online - Em Turnê | Zoe Sugg


Título: Garota Online - Em Turnê
Título Original: Girl Online - On Tour
Autora: Zoe Sugg
ISBN: 9788576864165
Grupo Editorial: Record
Editora: Verus
Ano de lançamento: 2016
Número de páginas: 294
Gênero: Romance Contemporâneo, Juvenil
Penny está de malas prontas!Quando Noah a convida para acompanhá-lo em sua turnê pela Europa, ela mal pode esperar para passar semanas na companhia de seu fantástico namorado roqueiro. Mas, entre a agenda cheia de Noah, seus companheiros de banda não tão amigáveis e mensagens ameaçadoras de fãs invejosas, Penny começa a se perguntar se foi feita para a vida em turnê. Ela sente muita falta da família, de seu melhor amigo, Elliot... E de seu blog, o “Garota Online”. Será que Penny vai aprender a equilibrar vida, amor, amizade, planos para o futuro — tudo isso com os pés na estrada —, ou vai pôr tudo a perder nas férias de verão mais emocionantes e imprevisíveis da sua vida?
"– É assim que eu me sinto – confesso. – Perdida da minha própria vida. E não sei nem usar uma bússola. Será que existe GPS para a vida?" p. 15

 Não é segredo para ninguém o como adoro a youtuber britânica Zoe Sugg, mais conhecida como Zoella. Na época em que resenhei Garota Online, seu primeiro livro, ela tinha mais de 3 milhões de inscritos em seu canal e hoje já conta com mais de 10 milhões. Eu estava muito ansiosa para ler seu segundo livro, Garota Online - Em Turnê, e, quando o livro chegou, eu estava bem no meio da minha fase "viciada em Orphan Black" (não que ela tenha passado muito...). Falei sobre a série lá no canal do blog, mas só essa semana consegui ler este livro, decidida a colocar todas as leituras atrasadas em dia. A escolha não poderia ter sido melhor.
"A liberdade nunca foi tão boa." p. 16
 Penny Porter está de volta e pronta para embarcar em uma grande aventura. Depois de todos as turbulências que sua vida teve que passar, ela finalmente está pronta para deixar tudo para trás e embarcar em uma viagem com seu namorado, Noah. Bom, com ele e com toda a sua banda e equipe. Acontece que Noah Flynn  está em turnê com sua banda fazendo os shows de abertura da banda The Sketch, que é conhecida mundialmente. Esta é sua grande chance de emplacar sua carreira e ele queria ter sua doce Penny ao seu lado pelo menos durante suas férias de verão. Mas, quando eles acham que a turnê irá aproximá-los, ela pode ter exatamente o efeito contrário no relacionamento dos dois.
"Algumas pessoas são mais confiantes que outras." p. 128
 Quando Garota Online foi lançado,  muito se comentou sobre a possível ghost writer que havia escrito o livro no lugar da autora. Expliquei mais sobre isso na primeira resenha e, nesses mais de 12 meses que se passaram, Zoella respondeu aos rumores simplesmente mostrando seu dia dia, encontros com editores e compartilhando com os inscritos o andamento da história. Eu penso que, sim, Zoe pediu ajuda para profissionais para saber que rumo escolher para a história e pediu conselhos para sua narrativa, o que é normal para qualquer um, ainda mais quando já se tem um editor, então realmente acredito que todas as palavras ali foram escritas por ela. Li mais de seu blog nos últimos tempos e, como disse anteriormente, não há dúvidas de que a personalidade da autora está nos diálogos e nos personagens. 
"Porque, em qualquer relacionamento, sempre existem os desafios que o casal tem que enfrentar junto. Basta ser forte o suficiente para saber que uma briga (mesmo uma das grandes) não tem que ser o fim." p. 150
  Penny continua com sua personalidade e, por estar mais velha, ficamos ansiosos para saber quais as mudanças que seus pensamentos sofreram e como ela irá lidar com as mudanças que ainda estão por vir. É muito legal contar com outros (novos e velhos) personagens para acrescentarem pensamentos e reflexões para a história e para a vida de nossa protagonista, sem falar que iremos nos surpreender com o caráter de alguns personagens e com as atitudes de outros também. Zoella ainda acrescentou um certo suspense no enredo que pode nos enganar algumas vezes, o que indico é que prestem atenção aos detalhes e irão descobrir a verdade, assim como eu. Ah! E Penny ainda tem que tomar uma grande decisão: continuar ou não sendo a Garota Online.
"Amaldiçoo a objetividade americana mas foi isso que eu vim buscar, afinal." p. 260
 E a pergunta que não quer calar é: e o romance? No início da história nos deparamos com Noah e Penny ainda mais apaixonados. A distância dos últimos meses contribui para isso, entretanto, quando eles acreditam que terão um tempo para eles, o lado profissional de Noah deve falar mais alto por conta de sua carreira. Será assim durante todo o tempo que estarão juntos? Será que Penny irá aguentar a nova rotina? Será que ela é mesmo bem vinda durante a trajetória da banda? Tudo isso vocês só saberão se lerem o livro.
  Eu estava ansiosa para saber como o livro terminaria, ainda mais depois que a autora revelou o título e a capa do terceiro, e provavelmente último, livro de Garota Online. Eu gostei bastante das escolhas e mal posso esperar para conferir o que ela e Penny estão preparando para nós.

Garota Online - Em Turnê foi uma ótima leitura para mim, ainda mais para este momento de minha vida. Eu estava precisando de algo leve que tivesse humor e reflexões na medida certa, então não poderia escolher melhor leitura. Zoe Sugg apresenta uma história onde mostra que o amor e a razão podem andar juntos e que nunca é tarde para dar uma nova chance para alguém. Não esperem um livro super denso e cheio de mensagens, é você que tem que se dar conta delas nas entrelinhas e isso torna a leitura ainda mais prazerosa.