[Resenha] Três Coisas Sobre Você | Julie Buxbaum


Título: Três Coisas Sobre Você
Título original: Tell Me Three Things
Autora: Julie Buxbaum
ISBN: 9788580415483
Editora: Editora Arqueiro
Ano de lançamento: 2016
Número de páginas: 288
Gênero: Romance, Juvenil
Compre: eBook - Livro físico
Sinopse: Setecentos e trinta e três dias depois da morte da minha mãe, 45 dias após o meu pai fugir para se encontrar com uma estranha que ele conheceu pela internet, 30 dias depois de a gente se mudar para a Califórnia e apenas sete dias após começar o primeiro ano do ensino médio numa escola nova onde conheço aproximadamente ninguém, chega um e-mail. Deveria ser no mínimo esquisito, uma mensagem anônima aparecer do nada na minha caixa de entrada, assinada com o bizarro nome Alguém Ninguém. Só que nos últimos tempos a minha vida tem estado tão irreconhecível que nada mais parece chocante. Em seu primeiro romance para jovens adultos a autora Julie Buxbaum nos apresenta uma história engraçada e inusitada. A história de uma menina que tem conviver com as decisões tomadas pelo pai e que se mantém em conflito com suas dúvidas e inseguranças sobre sua nova vida, novas amizades, novos amores. Foi através de um email anônimo que surgiu a ideia dessa personagem chamada Jessie.
"Uma das piores coisas com a relação a morte é lembrar de todas as perguntas que a gente não fez..." p. 29
:: Por: Thatiana M.

 Jessie tem 16 anos, sua mãe morreu e deixou tantas lembranças em forma de poesia que a saudade aperta muito. A falta que ela lhe faz é enorme E sua vida teve uma reviravolta depois do ocorrido. Ela e seu pai se mudaram de Chicago para Los Angeles e foram morar na casa de Rachel, a nova mulher de seu pai. Se adaptar à nova vida seria difícil e, para piorar, precisa conviver com pessoas que para ela eram estranhas como o filho de Rachel, o Theo. Nova escola, novos amigos, novas pessoas, estudar no primeiro ano do ensino médio no Colégio Wood Valley... como seria? Seus primeiros dias foram terríveis, porém o que ela nem imaginava é que naqueles dias dificeis ela estaria sendo observada por alguém que não a conhecia mas que faria diferença em sua vida. Através de um e-mail anônimo, essa pessoa se oferece para auxiliar Jessie apresentando as pessoas da escola. Diferenciando as boas das más companhias, as regras do dia a dia em relação ao ensino da escola, essa pessoa se denominava Alguém Ninguém, que através de muitas conversas e sem  revelar sua real identidade, acabou sendo um companheiro do dia a dia. Mas quem poderia ser Alguém Ninguém? Um admirador secreto?
"Bem-vinda a selva, penso." p. 24
 A narrativa da autora é tranquila e em muitas vezes nos faz rir com uma tirada adolescente. O livro traz uma linguagem bem informal e, muitas fezes, longas páginas se passavam parecendo desinteressantes para mim, mas então eu me lembrava da justificativa: é uma trama juvenil. Estava animada para ler o livro, pensando que ele traria assuntos mais sérios apenas por conta de comentários que li, pois admito não ter lido a sinopse.

 Conhecemos o dia a dia na escola de Jesssie, sua melhor amiga Stephanie, suas conversas confidentes, a animação que torna a leitura mais interessante. Ela também possui duas manias: contar três coisas e contar o tempo. Assuntos sérios são, sim, tratados no livro e a falta que Jesssie sente de sua mãe é muito presente do início ao fim, o que é mostrado em poesia. A autora consegue mostrar o amadurecimento de uma adolescente lembrando que quando menos se espera, nossa vida pode mudar mostrando que algo pode ser o que não parece. 

 Para manter uma boa relação com os filhos é necessário muita paciência. Jessie e seu pai terão atritos, os dois enfrentam uma vida nova mas estão sozinhos. Foi bacana de ver a reconciliação de alguns personagens e a evolução de Jessie como pessoa, além de ficar curiosa a respeito da identidade "Alguém Ninguém". Acho que o mistério em volta desse personagem é um ponto alto do livro, mesmo que o momento da relação tenha deixado um pouco a desejar (não pela pessoa, mas pelo modo como aconteceu).
"Fico deitada, fecho os olhos. Mando um desejo para o universo. Não para Deus, porque, se ele exite, já me ignorou muitas vezes." p. 249
 Três Coisas Sobre Você poderia ser resumido por três coisas: recomeço,  amizade e adaptação. Julie Buxbaum, com uma linguagem leve e engraçada, consegue levar sua mensagem de que, às vezes, os conflitos podem se tornar poesia. O livro não foi o que eu esperava, porém foi uma boa leitura e acredito que o público-alvo irá aproveitá-la mais do que eu.