[Resenha] Sérgio Moro - O Homem, o Juiz e o Brasil | Luiz Scarpino

Título: Sérgio Moro - O Homem, o juiz e o Brasil
Autor: Luiz Scarpino
ISBN: 9788581638454
Grupo Editorial: Novo Conceito
Editora: Novas Ideias
Ano de lançamento: 2016
Número de páginas: 208
Compre: eBook | Físico
Gênero: Não-ficção
Sinopse: Conheça a vida de Sérgio Moro, desde a infância em Maringá até a trajetória acadêmica, a participação nos programas promovidos pelos Estados Unidos sobre lavagem de dinheiro, as inspirações, além das amizades que construiu ao longo dos anos e como veio a se tornar juiz federal. Você perceberá que o juiz Sérgio Moro, durante sua carreira , conduziu outros grandes casos de combate a corrupção no Brasil, como o Escândalo do Banestado, o Farol da Colina e o Mensalão, antes mesmo de comandar a operação Lava Jato, o esquema bilionário de desvio e lavagem de dinheiro que envolveu a Petrobrás e trouxe enormes perdas para o país. Nesse importante momento histórico, você notará que Sérgio Moro é hoje a figura mais representativa em um processo de evolução que virou sinônimo de esperança para o povo, além de se tornar um símbolo que abre a possibilidade de darmos um salto ético e crer que dias melhores estão por vir na nação brasileira.
"Um misto de sentimentos assola nossas mentes, desde indignação com o tamanho da sujeira, notadamente institucionalizada, até um vislumbre de esperança na crença de que é possível passar a limpo nesse país." p. 9
 O Brasil passa por um momento muito difícil, isso não é segredo para ninguém. Porém devemos admitir que muitas pessoas só passaram a pensar/falar sobre o assunto nos últimos meses, enquanto outras agem como se os problemas de nosso país houvessem aparecido de um dia para o outro. É muito triste saber que os próprios brasileiros não sabem a história de seu pais e muitas vezes se baseiam em opiniões erradas para realizar comentários e escolher uma posição. Eu, particularmente, sempre procuro estar o mais próxima possível do assunto e esse foi um motivo para que eu desejasse ler Sérgio Moro - O Homem, o Juiz e o Brasil. Não por termos esse juiz, em especial, como protagonista, mas, sim, por termos alguém que representa um processo tão importante para o Brasil.
  "A atuação energética de uma pessoa com vocação para exercer o cargo público com desenvoltura, competência e independência transformou Sérgio Moro na figura mais notória na ação contra a corrupção no Brasil, em todos os tempos." p. 15
  Dividido em três partes, sendo elas O Juiz Sérgio Moro, A Operação Lava Jato e O que esperar do Brasil pós-Lava Jato, Sérgio Moro - O homem, o juiz e o Brasil conta detalhes sobre a vida do juiz Sérgio Moro. Passamos a conhecer a criança que nasceu em Maringá, interior do Paraná, e começamos a caminhar com ele até sua formação acadêmica, sem deixar, claro, de saber sobre o Banestado e a Lava Jato.  Aqui sabemos, obviamente, sobre a vida de Moro, sobre suas inspirações, sobre família e amizade, mas esta não é uma biografia, como diz o autor, professor e advogado Luiz Scarpino. Essa é uma oportunidade para os que se interessam por política e conhecem as atitudes de Moro, se aprofundarem melhor nos assuntos que o cercam, sem deixar de saber suas origens e lado profissional.

  Gostei muito da maneira como o autor aborda os temas que aparecem durante a narrativa e, com certeza, sairei por aí indicando o livro. Fico muito chateada ao ver pessoas de minha idade e de meu convívio que não se importam com a atual situação do Brasil, muito menos com o que será dele no futuro. É a nossa história que está sendo escrita, é o que nós somos que está sendo modificado. 

 Não quero me aprofundar nas questões levantadas no livro pois acredito que ler sobre as mesmas traz um melhor aproveitamento do enredo, entretanto devo dizer que a narrativa de Luiz Scarpino e a organização da obra são ótimas para o desenvolvimento da leitura. Muito se falar sobre a Lava Jato ultimamente, mas como ela aconteceu? Como seu nome surgiu? Essas são perguntas respondidas aqui, nesse livro, que possui pouco mais de 200 páginas, onde a cada uma delas você quer ler mais, a cada assunto você quer saber mais, a cada detalhe você quer saber mais.
"Talvez a lição mais importante de todo o episódio seja a de que a ação judicial contra a corrupção só se mostra eficaz com o apoio da democracia." p. 190
 Sérgio Moro - O Homem, o Juiz e o Brasil vem para lembrar que não devemos apenas cobrar mudanças. Devemos fazer parte delas e, principalmente, incentivá-las, sem esquecer que a Lava Jato faz parte do que o Brasil que conhecemos é. Luiz Scarpino, com sua narrativa rápida e detalhada na medida certa, nos apresenta um novo lado do protagonista de seu livro e mostra que Sérgio Moro é muito mais do que o juiz que conhecemos e fez muito mais do que sabemos.