[Resenha] Boa Noite | Pam Gonçalves

Título: Boa Noite
Autora: Pam Gonçalves
ISBN-13: 9788501106698
ISBN-10: 8501106690
Grupo Editorial: Record
Editora: Galera 
Ano de lançamento: 2016
Número de páginas: 240
Gênero: New Adult, Romance
Compre: Amazon
Sinopse: Alina quer deixar seu passado para trás. Boa aluna, boa filha, boa menina. Não que tudo isso seja ruim, mas também não faz dela a mais popular da escola. Agora, na universidade, ela quer finalmente ser legal, pertencer, começar de novo. O curso de Engenharia da Computação - em uma turma repleta de garotos que não acreditam que mulheres podem entender de números -, a vida em uma república e novos amigos parecem oferecer tudo que Alina quer. Ela só não contava que os desafios estariam muito além da sua vida social. Quando Alina decide deixar de vez o rótulo de nerd esquisitona para trás, tudo se complica. Além de festas, bebida e azaração, uma página de fofocas é criada na internet, e mensagens sobre abusos e drogas começam a pipocar. Alina não tinha como prever que seria tragada para o meio de tudo aquilo nem que teria a chance de fazer alguma diferença. De uma hora para outra, parece que o que ela mais quer é voltar para casa.
"Tudo o que eu quero é começar de novo." p. 5
 Pam Gonçalves já é conhecida no mundo dos Booktubers, mas, agora, ela abre portas para que conhecermos um outro lado seu: o de autora. Depois de publicar O Amor nos Tempos de #Likes - um livro de contos escrito com outros três autores - ela nos dá a oportunidade de conhecer sua escrita em Boa Noite, seu romance de estreia.
"Vou mostrar para eles quem é que merece estar aqui." p. 58
 Alina quer mudar. Prestes a começar a faculdade de Engenharia da Computação em uma cidade nova, ela vai morar em uma república e está preparada para enfrentar novos desafios. Mas, além de lidar com várias pessoas diferentes, preconceito e machismo, Alina precisará se superar e, mais do que nunca, se manter firme em suas decisões.

 Alina é uma personagem que gostei muito. É daquele tipo que você adoraria conhecer pessoalmente, conversar e ser amiga. Além dela, outras personagens presentes na história são muito importantes para o desenrolar da trama e várias me lembraram pessoas de meu convívio. Aliás, recentemente vocês me viram falar na resenha de Sonata em Punk Rock que uma das coisas que me fez amar ainda mais o livro de Babi Dewet foi o fato de ela abordar temas atuais e, para minha surpresa, Pam também apresenta temas muito atuais de uma forma incrível e tocante. Todos os personagens aqui presentes trazem temas que fazem parte do dia a dia de qualquer um e vão representar realidades que farão o leitor se envolver ainda mais com todo o enredo.
" Consegui dessa vez, então.
 – O que?  Cumprir o desafio de surpreender você." p. 96
 "Mas tem romance, Mariana?" Sim, tem romance, entretanto não é o foco do livro. Assim como acontece com qualquer um, o amor fará parte da vida de Alina, porém possui muitas outras questões em sua vida fazem com que o tema fique em segundo (ou terceiro) plano. Tal fato permite que assuntos muito importantes tenham mais destaque e acaba com aquela história de que um livro só pode abordar um ou dois temas. Boa Noite veio para mostrar que é possível termos um livro completo em vários aspectos.

 Pam Gonçalves me surpreendeu de forma muito positiva e Boa Noite é um livro que quero indicar para todo mundo. Seja homem ou mulher, esteja na faculdade ou não: leia Boa Noite. Ele abordar vários temas mostrando a importância de cada um e lembra aos leitores que é essencial acreditarmos em nós mesmos.

 A resenha completa está no canal:

Comentários

  1. Gostei muito da sinopse desse livro e já conheço a autora por ver vídeos dela no youtube faz um tempo, então achei legal ela estar lançando um livro. E parece um livro bem gostoso de ler.
    Achei bacana que o romance não acabe sendo o foco da história, que tenha mais questões da vida da personagem, porque aí fica até mais fácil para o leitor se conectar tanto com a personagem quanto com a historia dela. Gostaria de ler esse livro ^^

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não saia sem comentar!
Queremos saber sua opinião ;)

Postagens mais visitadas