[Resenha] Pipocando | Rolandinho e Bruno Bock


Título: Pipocando
Autores: Rolandinho e Bruno Bock
ISBN-13: 9788581638133
ISBN-10: 8581638139
Grupo Editorial: Novo Conceito
Selo: Novas Páginas
Ano de lançamento: 2016
Número de páginas: 196
Gênero: Não-ficção
Encontre: SkoobAmazon
Sinopse: Rolandinho e Bruno Bock compartilham, por meio do relato de suas histórias, os tropeços e acertos que levaram o Pipocando a alcançar marcas incríveis – 140 milhões de visualizações e mais de 1,7 milhão de inscritos, transformando-o no maior canal de cinema da América Latina – desde a criação dos primeiros projetos fracassados até o desafio de gerenciar e motivar uma equipe competente. Recheado de segredos, experiências e histórias hilárias, este livro pretende mostrar que o sucesso vem, na maioria das vezes, para quem tem coragem e disposição de sobra – claro, se você tiver café, também ajuda.
"A internet é um terreno fértil para a experimentação criativa." p. 5
 Quem gosta de filmes, séries e games, com certeza, conhece o Pipocando. Na sinopse do livro, a informação que temos é que ele possui 140 milhões de visualizações e mais de 1,7 milhão de inscritos. Hoje os número já aumentaram (as visualizações passam de 200 milhões e os inscritos de 2 milhões) e o conteúdo parece ficar cada vez melhor. Rolandinho e Bruno Bock são os responsáveis pelo canal e resolveram contar em um livro, publicado pela Novas Páginas, um pouco da história deles, sem deixar de dar dicas para quem quer seguir o caminho deles.
"Os filmes juntam as pessoas."  p. 11
 O livro começa com dois prefácios: um de Alexandre Ottoni e Deive Passos, do Jovem Nerd, e outro do Felipe Castanhari. Logo depois conhecemos o ícones que nos ajudarão a identificar quem está escrevendo - Rolandinho ou Bruno Bock - e então começamos a conhecer a história dos dois. Rolandinho começa contando sobre a ligação com o avô italiano, a origem do apelido e o interesse pela tecnologia herdado do pai, enquanto Bruno Bock começa falando da importância de ter vindo de uma geração que acompanhou o crescimento de videogames e computadores. É muito legal poder saber mais sobre a vida dos dois, além de como se conheceram e como a parceria e o canal começaram. Eles falam sobre equipamentos, estúdios, equipe e muitos outros tópicos que nos fazem avançar cada vez mais na leitura.

 Gostei muito da maneira como eles abordaram os bastidos, que era o que eu mais esperava do livro, só que a quinta parte, intitulada Manual de Sobrevivência do Youtuber, acaba não sendo algo novo. Claro que pode ser algo bem proveitoso para quem quer mesmo saber sobre o assunto, mas acho que as 40 páginas dedicadas a essas dicas poderiam trazer mais algumas novidades a respeito dos autores e de suas experiências.

 Pipocando é um livro ótimo para os fãs do canal e também para quem quer se aventurar nesse mundo incrível que é o Youtube. Gostei bastante de saber a história de Rolandinho e Bruno Bock, além de certas curiosidades e desafios. É um livro sobre um canal, sim, porém, mais do que isso, é sobre ser perseverante, acreditar e ir em busca dos seus sonhos.

Comentários

Postagens mais visitadas