[Resenhas] As Épicas Aventuras de Lydia Bennet | Kate Rorick e Rachel Kiley


Título: As Épicas Aventuras de Lydia Bennet
Título original: The Epic Adventures of Lydia Bennet
Autoras: Kate Rorick e Rachel Kiley
ISBN-13: 9788576864646
ISBN-10: 8576864649
Ano de lançamento: 2016 
Número de páginas: 294
Gênero: Chick-lit
Comprar: Amazon
Sinopse: Antes de Lizzie começar seu popular vlog, Lydia era apenas uma garota normal tramando maneiras de matar aula e criar a identidade falsa perfeita para entrar nas baladas. Talvez ela não tivesse muito foco, mas amava sua família e se divertia para valer. Até que o vlog de Lizzie transformou as irmãs Bennet em sensações da internet, e Lydia adorou virar o centro das atenções, conforme as pessoas assistiam, debatiam, postavam no Twitter, no Tumblr e em blogs sobre a vida dela. Mas então Lydia aprendeu que nem toda atenção é positiva... Depois que seu ex-namorado, George Wickham, aproveitou a fama recém¬adquirida de Lydia, traiu sua confiança e destruiu sua reputação, ela não é mais uma garota ingênua e despreocupada. Agora, Lydia terá de batalhar para reconquistar a confiança e o respeito de sua família e encontrar seu lugar no mundo. Narrado na voz inconfundível e cativante de Lydia, este livro começa exatamente no ponto em que O diário secreto de Lizzie Bennet parou e oferece uma nova abordagem a Orgulho e preconceito. Apresentando reviravoltas originais, novos personagens incríveis e textos hilariantes, As épicas aventuras de Lydia Bennet leva o leitor para dentro da vida de nossas irmãs favoritas, de um jeito que certamente vai agradar quem já é fã da série — e de Jane Austen de modo geral — e encantar novos leitores.
"Mas acho que essa é a minha vida. Um filme de baixo orçamento para a TV a cabo que você assiste meio dormindo às três da manhã porque está cansado demais para saber onde está o paradeiro do controle remoto." p. 7

 The Lizzie Bennet Diaries foi uma adaptação transmídia e moderna de Orgulho e Preconceito. A web série foi lançada em formato de vlog no youtube no ano de 2012 e encerrada no ano seguinte. A série acabou ganhando um livro, O Diário Secreto de Lizzie Bennet, e spin offs no Youtube mesmo. Um deles foi o The Lydia Bennet, onde Lydia, irmã da protagonista Lizzie, narra suas aventuras e dificuldades. Era de se esperar que, com o sucesso do livro anterior, ganhássemos um livro da divertida Lydia também. 
"Com muita frequência, eu faço o que é mais fácil." p.63
 As Épicas Aventuras de Lydia Bennet começa exatamente de onde o livro anterior parou: nossa protagonista está lidando com uma grande exposição e quer passar por cima disso, mas algumas decisões podem fazer com que ela precise refletir ainda mais e decidir o que realmente quer para seu futuro.
 
O ponto alto de As Épicas Aventuras de Lydia Bennet é o fato de conhecermos uma nova Lydia. Ou melhor, conhecermos o motivo de a Lydia que sempre conhecemos ser do jeito que é. Ela sempre foi fútil, porém divertida, e Kate Rorick e Rachel Kiley abordam vários assuntos como expectativas, desejos, personalidade e futuro de maneira leve e espirituosa, como a protagonista pede. Aqui teremos a oportunidade de saber mais sobre seus pensamentos e atitudes, tal como seus medos e inseguranças. Percebi detalhes nela que antes não estavam explícitos, foi bom ter um maior aprofundamento de Lydia e ver como ela vai lidando com os vários temas e com personalidade forte, mas o humor, em certo momento, se tornou forçado e desnecessário para mim.
"Só que eu sou incompetente. O tempo todo." p.89
 O drama de Lydia acaba ficando repetitivo e a sensação que tive foi que as autoras abordaram tudo como se fosse para um vídeo. É muito diferente você ler uma história e acompanhar a mesma história em um vídeo. A leitura repetitiva se torna cansativa, enquanto escutá-la pode ser mais empolgante. Lydia é, sim, uma personagem muito cativante e pensei que o fato de eu não saber o que aconteceria no livro (não acompanhei o spin off de Lydia, não sabia o que esperar) tornava tudo ainda melhor, porém não foi o que aconteceu. O humor e a personalidade divertida de da protagonista acabaram dando lugar para um drama que parece interminável e, por mais que eu entenda as dificuldades da personagem e não saiba dizer como eu agiria em situações como as que ela precisa enfrentar, a leitura simplesmente não funcionou. Para completar, achei que o desfecho não foi bem desenvolvido. 

 Ao escrever essa resenha, refletindo melhor sobre a história, percebo que ela não foi de todo um mal. Por mais que a leitura tenha sido chata em diversos momentos, pode-se tirar boas reflexões a partir das palavras de Lydia e dos acontecimentos que a cercam. Acho que as autoras conseguiram acertar nesse ponto e até podem fazer com que o leitor reflita sobre a própria vida em vários momentos, só não aconteceu comigo. 

 Pensei muito em classificar As Épicas Aventuras de Lydia Bennet com três estrelas, pois considero-o bom, entretanto, em comparação com outros livros que dei essa avaliação, não achei justo. Como disse, a leitura não é de todo um mal, simplesmente não funcionou para mim, que posso estar apenas sem paciência para dramas, mas pode estar muito de acordo com outras pessoas, afinal, livros nos tocam de maneiras diferentes, não?