[Resenha] Princesa das Águas | Paula Pimenta

Título: Princesa das Águas
Autora: Paula Pimenta
ISBN-13: 9788576950080
ISBN-10: 8576950081
Grupo Editorial: Record
Editora: Galera Record
Ano de lançamento: 2016
Número de páginas: 368
Gênero: Releitura, Romance, Contemporâneo
Encontre: Skoob | Amazon
Sinopse: Arielle Botrel é uma nadadora famosa, prestes a viver o maior desafio de sua existência: participar das Olimpíadas pela primeira vez. Porém, ao contrário do que todos pensam, ela não possui tudo que deseja. Por ser a filha caçula de uma grande família, a garota é muito protegida e, apesar das medalhas e dos troféus, sonha com um cotidiano diferente, onde possa ser livre. Até que um dia um acidente faz tudo mudar. Arielle é apresentada a um mundo novo... E nele existe alguém que vira sua vida de cabeça para baixo. Porém, para conquistá-lo, ela terá que abrir mão de sua voz. Será que Arielle - sem uma única palavra - vai conseguir conquistar esse príncipe? E se no coração dele já existir outra princesa?
 "Ela sonha com outras paisagens, outras cores, outros reinos. Queria voar, viajar, se apaixonar..." p. 7

 Princesa das Águas, de Paula Pimenta, traz uma releitura moderna de A Pequena Sereia. A autora, que é fã assumida da Disney, está lançando pela Galera Record uma coleção intitulada Princesas Modernas, onde a mesma apresenta um novo olhar para seus contos favoritos, substituindo a magia pela realidade.

 Depois de conhecermos Princesa Adormecida e Cinderela Pop, chegou a hora de sermos apresentados a Arielle, uma nadadora brasileira que é determinada, porém está passando por momentos difíceis. A pressão da morte da mãe, das irmãs talentosas, da expectativa do pai e do Brasil para sua classificação nas Olimpíadas faz com que ela comece a se questionar se é nessa posição que ela realmente gostaria de estar. Ela ama as piscinas, mas, e se tivesse a oportunidade de se aventurar em outros horizontes? Quando Arielle conhece alguém que desperta seu interesse e acaba se envolvendo em um segredo, a Princesa das Águas precisará se esforçar bastante para mostrar quem ela é de verdade quando ela mesma ainda está se descobrindo.


"Será que eu me conhecia o suficiente? Como sabia quem eu era de verdade se a vida inteira fui criada praticamente em um aquário, sem ter conhecimento que existia um oceano do lado de fora?" p. 48
 O mais legal das releituras de Paula é que não importa que já conheçamos o desfecho, ela nos faz ficar curiosos para saber como tudo irá acontecer e, principalmente, como turo irá de desenvolver sem a magia.  A escrita da autora é maravilhosa: clara, objetiva e cheia de personalidade. Ela consegue manter características próprias mesmo que sua narrativa mude de acordo com cada protagonista, ao mesmo tempo em que consegue fazer o leitor refletir. 
"Desafio: será que vocês conseguem se concentrar no jogo e não no jogador?" p. 199
 Princesa das Águas é um livro que prende o leitor do início ao fim e que mostra que é preciso se encontrar primeiro, antes de ir em busca do amor de outro alguém. Aqui temos uma personagem principal que passará por momentos de incerteza e descobertas, ao mesmo tempo em que irá nos envolver em sua trajetória e nos fará torcer para que tudo dê certo no final.  Arielle é uma personagem fácil de se apegar e a presença de futuras princesas da série de Paula Pimenta torna a leitura ainda mais empolgante.

 Confira a resenha completa:

Comentários

  1. Oiii Mari! Tô bem sumida né? Nem sei se você lembra de mim haha a correria de escola está acabando e eu vou voltar a ser presente aqui!

    Sobre a postagem, eu li o primeiro livro da série (Princesa Adormecida) e sinceramente eu não gostei muito, acho que porque eu nunca gostei tanto das histórias de princesas da Disney (até mesmo porque nunca tive tv a cabo e fui assistir esses filmes depois de descobrir que papai noel não existia haha). Mas a Paula tem uma escrita bem gostosa que flui sem o mínimo esforço. Eu li o livro em dois dias e foi aquelas leituras que você faz para desestressar, sabe? Apesar de não ter lido o segundo livro, tenho muita vontade de ler esse pois apesar de não conhecer muito das princesas, a Ariel sempre foi a minha favorita (sereias <3).
    Espero poder ler em breve, Mari! Sua resenha ficou ótima comk sempre!

    Beijos, beijos

    ResponderExcluir
  2. Mari, as releituras da Paula são tão fofas, fáceis de ser lidas e tudo flui tão bem, que você pode ler um livro em um dia.
    E sobre "Princesa das águas", eu estou querendo esse livro desde quando li "Princesa adormecida" e "Ciderela POP", e com certeza irei querer ler esse, por mais que já sabemos o desfecho, mas o fato de trazer isso para realidade é muito divertido.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não saia sem comentar!
Queremos saber sua opinião ;)

Postagens mais visitadas