[Resenha] Meu Jeito Certo de Fazer Tudo Errado | Klara Castanho e Luiza Trigo


Título: Meu Jeito Certo de Fazer Tudo Errado
Autoras: Klara Castanho e Luiza Trigo
ISBN-13: 9788580416510
ISBN-10: 8580416515
Ano de lançamento: 2017
Número de páginas: 384
Editora:
Arqueiro
Gênero: Romance, Juvenil
Encontre: Amazon | Skoob
Sinopse: Em 2014, na Bienal do Livro de São Paulo, Klara Castanho foi pedir um autógrafo para Luiza Trigo, que estava lançando seu novo livro. Desse encontro nasceu uma amizade. Um ano depois, inquieta e cheia de ideias, Klara pediu ajuda de Luiza com o conteúdo de um programa jovem de entrevistas que planejava fazer na internet, baseado no que via no dia a dia. Depois de trabalhar um pouco no que Klara havia escrito, Luiza sugeriu: “Que tal pegarmos esses textos e transformarmos em um livro?”. Klara adorou. Assim surgiu a história de Giovana, uma garota que acaba de se mudar com a família para São Paulo e que, de quebra, precisa encarar os dilemas da adolescência. Obedecer sempre aos pais controladores ou se aventurar em busca de independência? Ignorar suas convicções para andar com o grupinho popular do colégio, ou isolar-se com a amiga tímida e solitária? Viver um grande amor e perder o amigo, ou contentar-se com a friendzone? O resultado disso tudo são situações e personagens coloridos e autênticos, já que suas dúvidas, erros e acertos foram inspirados nas vivências das próprias autoras. E isso mostra um pouco do motivo pelo qual elas compartilham a paixão pela leitura: com ficção podemos exprimir grandes verdades.
"Mudar é bom, mas assusta." p. 9
Meu Jeito Certo de Fazer Tudo Errado nos apresenta Giovanna, uma garota que está prestes a enfrentar muitas mudanças. Prestes a se mudar para uma nova cidade, ela sabe que precisará ser forte ao entrar em um novo colégio e começar novas amizades do zero. O que Nanna não esperava era que um garoto que parece bem interessante chamasse sua atenção, além de um desejo repentino de fazer parte do grupo popular começar a tomar conta dela. Ela verá que as mudanças são maiores do que ela esperava e precisará tomar decisões rapidamente, antes que seja tarde.
"Sinto que escolhi a pessoa certa para entrar no nosso grupo.
 O nosso lema é não se apegar." p. 214
 Graças aos outros livros de Luiza Trigo, já esperava uma narrativa detalhada na medida certa e fiquei feliz ao reconhecer características suas ao longo do livro. O toque de Klara Castanho e seus textos também se fazem presentes, de modo que é possível ver o cuidado que as autoras tiveram em apresentar uma protagonista com personalidade, mas que ao mesmo tempo comete erros e nos apresenta as pessoas que estão fazendo parte de seu dia a dia sem desmerecê-las.

 Uma grande mensagem do livro é que é errando que se aprende, e  Meu Jeito Certo de Fazer Tudo Errado fala sobre a importância de aprender com os erros e, principalmente, reconhecê-los. É um livro que, sem dúvidas, ajudará seu público alvo e trará nostalgia para os que já passaram pela adolescência.

Confira a resenha completa:

Comentários

Postar um comentário

Não saia sem comentar!
Queremos saber sua opinião ;)

Postagens mais visitadas