[Resenha] Eu Estou Pensando Em Acabar Com Tudo | Iain Reid



Título: Eu Estou Pensando Em Acabar Com Tudo
Título original: I'm Thinking of Ending Things
Autor: Iain Reid
ISBN-13: 9788568432969
ISBN-10: 8568432964
Editora: Rocco
Selo: Fábrica 231
Ano de lançamento: 2017 
Número de páginas: 224
Gênero: Suspense, Horror, Mistério, Romance
Encontre: Amazon | Skoob
Sinopse: No romance de estreia do canadense Iain Reid, Jake conduz o carro em que ele e a namorada, que narra a história, vão à fazenda dos pais do rapaz. Durante a longa viagem por estradas desertas e escuras, a garota, atormentada com a perseguição de um homem misterioso que deixa sempre a mesma mensagem de voz em seu telefone, pensa em encerrar o relacionamento com Jake. Mas talvez seja tarde demais. Reid, que tem dois livros de não ficção elogiados pela crítica e contribui para veículos de prestígio como a revista New Yorker, une, numa narrativa profundamente psicológica, tanto referências de terror clássico, quanto elementos de suspenses menos tradicionais, sustentando a trama para além das limitações inerentes ao gênero. Um thriller denso que esconde, em meio ao medo provocado pela sensação de uma tragédia iminente, alegorias sobre a própria vida ser uma tragédia anunciada.
"— É assustador, é isso que é. Assustador e perturbador." p.19
  Eu Estou Pensando Em Acabar Com Tudo chamou minha atenção, principalmente, pela promessa de "Você sentirá medo. Mas não saberá o por quê" que estava bem presente na divulgação desse livro. Gosto muito de histórias me garantem diversos sentimentos e reflexões e, mesmo que não soubesse se isso seria possível no livro de Iain Reid, algo me dizia que a trama iria me agradar. Ao ler a sinopse, percebi que a mesma era um tanto reveladora. Imaginei vários caminhos para a trama, assim como fiquei ansiosa para descobrir as surpresas que encontraria ao longo da leitura. Eu só não esperava que fosse tudo tão incrível.
"Esses são os pensamentos que guardo só para mim." p. 13
 Jake e sua namorada estão a caminho da fazenda de seus pais, onde a garota irá conhecê-los. Apesar de ter aceitado o convite, ela se sente um pouco desconfortável e pensa em acabar com tudo. Mas, o que é esse "tudo"? Seria a viagem? Seria o relacionamento dos dois? Seria sua vida? Nós não saberemos logo, entretanto, logo nas primeiras páginas, podemos perceber que há algo errado. Há algo errado com essa história. Há algo errado com essa narradora.
"Quando sabemos quando algo é ameaçador? O que nos dá a dica de que algo não é inocente? O instinto sempre vence a razão."  p. 23
 A narrativa em primeira pessoa é profundamente psicológica, repleta de suspense e jogos de semântica. A escrita do autor faz com que, mesmo tendo certeza de algo e lendo o que de fato está acontecendo, você fique com dúvidas. Você se questiona sobre o propósito de tudo, sobre as reflexões da narradora, sobre as atitudes de Jake. Sem falar das referências filosóficas que nos acompanham desde o início, tornando tudo ainda mais reflexivo e profundo. 

 Nas primeiras páginas saberemos que algo de ruim aconteceu, alguém morreu. Acompanharemos os diálogos dos policiais acerca do ocorrido, além de cogitar várias respostas para as perguntas que ainda nem se formaram. Os personagens, as cenas, os diálogos e as frases de destaque no início de cada capítulos nos deixam hesitantes, ao mesmo tempo em que queremos avançar cada vez mais para descobrir a peça que falta nesse imenso quebra-cabeça.

 Dei 4,5 estrelas  porque senti que as últimas páginas trouxeram uma leitura mais arrastada, entretanto entendo que precisávamos de um tempo e de algumas páginas para que as revelações fossem feitas, mesmo que nas entrelinhas. A maneira como elas chegam até nós fazem com que um filme dos diálogos dos policiais passe em nossa mente, fazendo com que tudo fique definitivamente às claras.
"Acho que o que eu quero é que alguém me conheça. Realmente me conheça." p. 79
  Eu Estou Pensando Em Acabar Com Tudo garante uma leitura assustadora, instigante e estranha, que te faz se sentir de diversas formas e te envolve de uma maneira intensa, como se você fizesse parte de tudo. Iain Reid apresenta uma trama brilhante que precisa de muita atenção e que te deixa arrepiado ao terminar a leitura. Super recomendo!

 A resenha completa está no canal:

Comentários

Postagens mais visitadas