[Resenha] Caraval | Stephanie Garber


Título: Caraval
Título original: Caraval
Autora: Stephanie Garber
ISBN-13: 9788581638560
ISBN-10: 8581638562
Grupo Editorial: Novo Conceito
Editora: Novo Conceito
Ano de lançamento: 2017
Número de páginas: 400
Gênero: Fantasia, Aventura, Mistério
Encontre: Amazon | Skoob
Sinopse: Scarlett nunca saiu da pequena ilha onde ela e sua irmã, Donatella, vivem com seu cruel e poderoso pai, o Governador Dragna. Desde criança, Scarlett sonha em conhecer o Mestre Lenda do Caraval, e por isso chegou a escrever cartas a ele, mas nunca obtivera resposta. Agora, já crescida e temerosa do pai, ela está de casamento marcado com um misterioso conde, e certamente não terá mais a chance de encontrar Lenda e sua trupe, mas isso não a impede de escrever uma carta de despedida a ele. Dessa vez o convite para participar do Caraval finalmente chega à Scarlett. No entanto, aceitá-los está fora de cogitação, Scarlett não pretende desobedecer ao pai. Sendo assim, Donattela, com a ajuda de um misterioso marinheiro, sequestra e leva Scarlett para o espetáculo. Mas, assim que chegam, Donattela desaparece, e Scarlett precisa encontrá-la o mais rápido possível. O Caraval é um jogo elaborado, que precisa de toda a astúcia dos participantes. Será que Scarlett saberá jogar? Ela tem apenas cinco dias para encontrar sua irmã e vencer esta jornada.
 "Bem-vindos, bem-vindos ao Caraval! O maior espetáculo na terra ou no mar. Aqui vocês conhecerão mais maravilhas do que a maioria das pessoas vê em toda uma vida. Poderão beber magia numa taça e comprar sonhos engarrafados. Mas, antes que entrem no nosso mundo, devem recordar que tudo é um jogo."

 Caraval é um livro que chegou até mim por acaso. A vídeo-resenha do canal Hailey in Bookland apareceu nos meus recomendados do Youtube e acabei pesquisando mais sobre a obra. Ao ver que a mesma seria publicada no Brasil ainda esse ano pela Novo Conceito, comecei a ansiar pelo livro que parecia apresentar uma ótima leitura. Quando, na semana passada, a editora lançou um desafio para os parceiros, só pude embarcar de vez na leitura e, por mais que eu já esperasse muito do livro de estreia de Stephanie Garber, ele conseguiu superar as expectativas.
"Levou sete anos para acertar a carta."
 Caraval é um evento anual. Só que não é um evento qualquer. Criado por um homem conhecido apenas como Mestre Lenda, o evento envolve magia, fantasia, sonhos, desejos e, principalmente, um desafio. Scarllet e Donatella cresceram escutando as histórias da avó sobre as maravilhas do Caraval e, quando a mãe das meninas abandona, Scarllet começa a enviar cartas para Mestre Lenda, para ver se consegui que ele realize uma edição do evento no local onde mora, a fim de mostrar para a irmã mais nova que nem tudo está perdido, que elas ainda podem ser felizes. Demora, mas Scarllet consegue, depois de anos, enviar uma carta que parece chamar a atenção do Mestre Lenda, o que o faz enviar convites especiais para que ela vá a esta edição.
"O que quer que tenha ouvido sobre o Caraval não se compara à realidade. É mais do que só um jogo ou apresentação. É a coisa mais parecida com magia que você verá neste mundo."
 A escrita de Stephanie Garber é detalhada na medida certa. Durante a narrativa em terceira pessoa, nos faz imaginar todo o cenário, porém só menciona e apresenta o necessário, de modo que não perdemos tempo com detalhes desnecessários para o desenrolar do enredo (como aspectos relacionados ao local em que as garotas vivem, a Ilha Conquistada de Trista. Eu realmente adoraria conhecer melhor o contexto histórico do local). A ambientação no Caraval é ótima, de modo que conseguimos imaginar cada local e cada aspecto importante do caminho dos personagens, além de a Isla de Los Sueños ser um local bem instigante.
"Nada do que fazemos é seguro. Mas isso vale o risco."
 Aqui não é possível amar nenhum personagem por completo. Todos possuem seus erros, seus segredos e seus deslizes. E o fato de não serem perfeitos é o que torna tudo mais proveitoso. Scarlett é muito ingênua e não consegue seguir no jogo com a força que deveria, enquanto Donatella é mais segura, porém passa bastante dos limites. Ainda temos Julian, um marinheiro que acaba sendo muito importante para o desenrolar da história e sempre parece esconder algo. Ele foi o personagem de mais destaque por conta de seus segredos e motivações, além de que os sentimentos em relação a ele vão sendo modificados a cada novo capítulo - confiar por completo nele não é uma opção, porém é impossível não apreciar o charme que ele acrescenta ao enredo e a maneira como acaba guiando boa parte da história.
"Os sonhos que se realizam podem ser belos, mas também também podem se tornar pesadelos quando as pessoas acordam."
 O jogo de Lenda vai muito além do esperado e envolve muito mais do que aparente. Algo ruim pode ser a falta de aproveitamento de pistas e conselhos por parte de Scarllet, entretanto seus erros nos levam a novos questionamentos e à situações ímpares para sua jornada. A partir de certo momento, estamos tão envolvidos com o local e o enredo que é como se estivéssemos participando de cada cena e começamos a julgar nossos próprios companheiros nessa aventura. Iniciamos questionamentos sobre suas atitudes e afirmações, ao mesmo tempo em que refletimos sobre toda a trajetória e ficamos cada vez mais empolgados com os segredos e, principalmente, com as reviravoltas.
"Se as pessoas souberem o que você mais deseja, podem usar contra você."
 Tentem tirar suas próprias conclusões, se deixem levar pela história, porém não acreditem em tudo. Pelo menos não até chegar ao epílogo. Temos muitos plot twists a partir da segunda metade do livro e, apesar de ser possível ficar ansiando pela verdade, não tem como não se envolver nisso que acaba se tornando até divertido. As reviravoltas podem acontecer de repente, porém todas se encaixam no enredo e acrescentam algo para as reflexões que surgem ao longo da leitura.
"O Caraval não é uma lição sobre gentileza."
 Caraval é um livro que superou minhas expectativas. Existem situações e personagens com os quais não concordo, e cheguei a cogitar dar 4,5 estrelas para o livro, porém essas coisas acabaram sendo muito pouco em relação a grandiosidade da história e, principalmente, em relação à maravilhosa leitura envolvente que Stephanie Garber nos proporciona. No meio de todo mistério e suspense, a autora ainda consegue acrescentar um lado mais leve e um romance e equilibrar com o lado mais sombrio e sério de encantamentos e questões familiares. Sem dúvidas um livro que vale muito a pena e, mesmo com todos os avisos, tenho certeza que você ainda irá se surpreender bastante durante a leitura.

 Caraval ganhou uma edição luxo com capa dura que está sendo vendida pela Saraiva. A edição é limitada, mas você pode acessar o site CupomValido.com.br e garantir um cupom de desconto para aproveitar. O Cupom Válido oferece cupons de desconto para compras em várias lojas! A Saraiva, o Submarino, a Amazon e as Lojas Americanas estão inclusas. Não deixem de aproveitar!

Comentários

  1. Olá, acabei de ler esse livro e amei e concordo com a sua resenha. Gostaria de lhe fazer uma pergunta, será que vai ter continuação ? Aquele epílogo me deixou muito ansiosa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não saia sem comentar!
Queremos saber sua opinião ;)

Postagens mais visitadas