[Resenha] Winter | Marissa Meyer

Bestseller do The New York Times, a série Crônicas Lunares conquistou os leitores com sua releitura high-tech de contos de fadas tradicionais. Depois de Cinder, Scarlet e Cress, inspirados, respectivamente, nas histórias de Cinderela, Chapeuzinho Vermelho e Rapunzel, Marissa Meyer entrega a eles o último capítulo da série, em que reconta a história de Branca de Neve com tintas distópicas. Na trama, a princesa Winter vive subjugada por sua madrasta, Levana, que inveja sua beleza e não aprova os sentimentos da jovem pelo amigo de infância e belo guarda real Jacin. Mas Winter não é tão frágil quanto parece, e, junto com a ciborgue Cinder e seus aliados, a jovem princesa é capaz de iniciar uma revolução e vencer uma guerra que já está em andamento há muito tempo. Será que Cinder, Scarlet, Cress e Winter podem derrotar Levana e encontrar seus finais felizes?
Distopia | Fantasia | 688 páginas | 2016 | Selo Rocco Jovens Leitores | Amazon | Skoob

 Depois de conhecer Cinder, Scarlet e Cress, chegou a hora de conhecermos Winter, uma princesa invejada pela madrasta e que contará com aliados especiais para iniciar uma revolução. Sendo este o último livro da série Crônicas Lunares, não posso me aprofundar nos comentários, porém devo dizer que estava receosa. A série teve alguns altos e baixos, o último livro havia sido o meu favorito, então esperava das duas uma: ou Winter iria ser muito bom e capaz de superar Cress, ou seria decepcionante. Nenhuma das duas opções aconteceu porque Winter ficou em um meio-termo, entretanto, um meio-termo positivo, capaz de prender durante toda a leitura e me deixar satisfeita com seu desfecho.

 A narrativa de Marissa Meyer continua rápida e descritiva na medida certa, de modo que é ótimo encontrar sua personalidade em mais um livro e se dar conta de que já esperamos certas características ao longo das páginas. Os capítulos seguem sendo alternados pelos protagonistas desse livro e personagens já conhecidos por nós, o que nos permite um aprofundamento dos acontecimentos e uma visão mais ampla de tudo o que está acontecendo no desenrolar da trama. 

 O ritmo do livro é ótimo, a rebelião é empolgante e o desenvolvimento dos personagens é incrível. Foi muito bom perceber vários pontos amadurecidos nos personagens já conhecimentos por nós e ainda ter a oportunidade de conhecer personagens novos e importantes. Cinder, Kai, Iko, Scarlet, Lobo, Cress e Thorne se fazem presentes de uma maneira muito especial e Winter e Jacin são muito bem aproveitados pela autora. Levana e seus seguidores despertam ainda mais curiosidade e me deixaram ansiosa para ler Fairest, um spin-off da série que foca na história da rainha.

 Winter pode ser muito longo e ter cenas desnecessárias que parecem estar ali apenas para adiar nossa despedida da série Crônicas Lunares, entretanto traz um belo desfecho e nos deixa com um bom sentimento de saudade. Marissa Meyer apresendou uma ótima distopia que se mostra original, ao mesmo tempo em que conta com características marcantes dos contos de fadas nos quais se inspirou. Leitura super recomendada!