[RESENHA] UMA VIAGEM INESPERADA | BABI DEWET, MELINA SOUZA, CAROL CHRISTO E PAM GONÇALVES

Pergunta: O que pode acontecer numa viagem inesperada? Resposta: Tudo. As personagens da Turma da Mônica Jovem estão reunidas, pela primeira vez, em um livro de contos. Mônica, Magali, Marina e Denise embarcam em aventuras inéditas, cada uma com um destino especial. Mônica parte rumo à Coreia do Sul, em um tour inesquecível, repleta de k-pop, cores e aventuras. Magali tem seus planos virados de cabeça para baixo e acaba em Paraty, onde gastronomia e novas amizades se misturam. Marina desenvolve um novo lado artístico em Londres – com direito a chá, saudades e encontros e desencontros. E Denise, por ter se metido numa encrenca, é mandada de castigo para um acampamento na Serra Catarinense. Prepare as suas malas e acompanhe as garotas em viagens pelo Brasil e o mundo, com romances, confusões e aventuras.
 Contos | 336 páginas | Editora Nemo | 2017 | Amazon | Skoob

 Uma Viagem Inesperada é um livro que reúne quatro contos que protagonizam personagens da Turma da Mônica em viagens que irão lhes surpreender. Babi Dewet nos fará conhecer um pouco da Coreia do Sul com a Mônica, Carol Christo nos mostrára com a Magali que uma viagem sempre pode surpreender, Melina Souza nos levará para Londres para enfrentar alguns desafios com Marina e Pam Gonçalvez nos proporcionará muitas reflexões ao colocar Denise em uma experiência singular.
"Com certeza, seria uma viagem inesquecível, e eu mal podia esperar por tudo que iria viver daquele momento em diante." p. 18
Em Uma Aventura na Coreia do Sul vamos descobrir que Mônica  perdeu uma aposta com Cebola e participou de um concurso que a levará para a Coreia do Sul. Quem acompanha o trabalho da Babi Dewet sabe como ela gosta dessa cultura, então foi bem legal ver que ela levou sua personagem favorita da Turma para conhecer algumas de suas coisas favoritas. Sua escrita está um pouco diferente – ela deixa sua reflexiva narrativa em terceira pessoa de lado para dar espaço a uma narrativa mais leve em primeira pessoa – e confesso que demorei um pouco para realmente sentir que estava acompanhando a Mônica. Talvez eu tenha criado esse bloqueio pois era a primeira vez que me deparava com uma personagem de Maurício de Sousa através da narrativa corrida, então simplesmente esquecia que era a Mônica e precisava me lembrar de que não era uma personagem nova da Babi. De qualquer forma, consegui aproveitar mais o conto no finalzinho e gostei muito de ele falar sobre a importância da amizade e mostrar como Mônica irá enfrentar uma experiência tão intensa e, principalmente, como ela lidará com o fato de que não é o centro de tudo.
"[...] a vida gosta de pegar a gente de surpresa." p. 105
 Depois de começar a me sentir mais a vontade em acompanhar Mônica, Um Menu de Surpresas foi, sem dúvida, uma grata surpresa. Carol Christo nos leva até Paraty com uma Magali nada contente. A personagem havia programado uma lista de coisas para aproveitar durante as férias com seu namorado, Quim, porém precisará viajar com os pais para ajudar uma tia que está doente. Esse foi um conto bem leve e divertido que fluiu de uma forma maravilhosa. Senti como se estivesse vivendo tudo com a Magali e nem percebi a hora passar. Foi como um reencontro muito, muito especial com uma das personagens que eu mais amava na infância e, desde o primeiro instante, a vi presente. Magali terá, sim, oportunidade de seguir sua lista e irá se surpreender com aventuras que Paraty irá lhe proporcionar.
"Londres tinha se tornado o meu lugar especial [...]" p. 251
 Londres Para Leigos foi um conto me deixou a sensação de estar em casa. A cidade escolhida por Mel Souza está no topo da minha lista de lugares que quero conhecer e Marina, que é totalmente ligada a arte, ganhará um curso de fotografia em Londres e conhecerá um garoto muito interessante chamado Peter. Viajar através das páginas com a Marina foi incrível! Vê-la visitando locais que quero conhecer um dia e, principalmente, lidando com situações igualmente inesperadas e especiais tornou tudo ainda mais proveitoso. O conto tem um toque de romance (calma, pessoal, Franja não foi esquecido!), garante muita informação sobre a cultura londrina e ainda mostra o desafio que é se dividir entre o dever e a diversão. 

 E, a sensação de "território conhecido" que tive não foi apenas por ser Londres e, sim, por certos aspectos do conto de Mel que se assemelham ao meu conto, Arrisque-se, na antologia Blogueiras.com, que publiquei no início desse ano: 1) minha personagem se chama Bárbara, porém já contei para vocês que quase foi Marina 2) minha personagem também será acompanhada por um Peter durante sua viagem 3) existe um James em ambos os contos 3) os locais e as referências são parecidos. Sorri em vários momentos do conto por lembrar de minha própria história e minha vontade ao terminar era de sentar com a Mel e começar a conversar sobre as experiências de nossas personagens - hahaha.
"Senti como se, em algum momento, tivesse viajado no tempo. Pra um cem anos atrás, no mínimo. Sem meu celular. Sem minhas roupas. Sem meus amigos. Sem minha vida. Sem luz. Perdida em algum lugar do mundo parado no tempo." p. 267
 E chegamos ao meu conto favorito do livro! Férias na Serra Catarinense irá trazer uma Denise bem irritada. Pam Gonçalves nos mostra que, depois de ter problemas no colégio por conta do celular, Denise foi mandada para a fazenda de uma tia como castigo. Imaginem só, ela que é toda antenada, ficar vários dias sem acesso à internet? A narrativa da Pam é maravilhosa e fiquei admirada com o equilíbrio que ela encontrou entre a personalidade da personagem e as características de sua  própria escrita. Muitas mensagens e reflexões nos são proporcionadas, entretanto o tema principal do conto é o fato de que, infelizmente, muitas pessoas se dedicam mais à vida online do que à vida fora da internet. Essa é uma questão importante, que deve ser abordada, e Pam aproveitou muito bem a oportunidade de falar com o público-alvo do livro e também com os mais velhos que, sem dúvidas, irão ler o livro.

 Uma Viagem Inesperada é um grande presente para os fãs da Turma da Mônica. Temos quatro contos preparados  por escritoras muito talentosas e que possuem a grande responsabilidade de dar voz para suas personagens favoritas através de uma narrativa corrida. Babi Dewet, Carol Christo, Melina Souza e Pam Gonçalves fizeram um ótimo trabalho e espero, de verdade, que mais livros com personagens de Mauricio de Sousa sejam publicados. Claro que já quero um da Tina, que sempre foi minha personagem favorita entre todos das minhas coleções de quadrinhos!



Leu esse livro e quer conversar sobre a leitura? Envie um e-mail para magialiteraria.contato@gmail.com.