[RESENHA] DO OUTRO LADO | CARRIE HOPE FLETCHER

Do outro lado conta a emocionante jornada de Evie Snow, que morre aos 82 anos, serenamente e cercada pela família, mas descobre que ainda precisa acertar algumas contas com o passado para que sua alma consiga chegar ao Paraíso. Nesta espécie de segunda chance, Evie se vê aos 27 anos e sabe que precisa se livrar de culpas e segredos antes que seja tarde demais. Mas assim que começa a refazer a própria jornada, ela percebe que sabia pouco sobre a própria vida e que precisa recuperar o verdadeiro amor para encontrar a paz.

 Romance | Drama | 272 páginas | 2017 | Selo Fábria 231 | Amazon | Skoob 

 Evie morreu aos 82 anos rodeada pelo amor de seus filhos, netos e marido. Só que, ao atravessar para o seu céu particular, descobre que sua alma está pesada demais para atravessar. Ela precisa se livrar de tudo o que a está impedindo de fazer a passagem, e isso significa enfrentar medos que por mais de 50 anos ela carregou dentro de si. Quando Evie se dá conta, voltou a ter 27 anos e se depara com um lugar que conhecia na juventude e que foi muito importante. Evie sabe que, às vezes, a vida nos faz tomar decisões que não sabemos serem certas mesmo depois de muito refletir. Uma decisão errada pode mudar tudo. E agora Evie precisa decidir por onde começar a revelar seus segredos, já que é sua única chance de fazer a passagem.
"Se eu o seguisse, você me levaria para perto?" p. 54
 Com uma narrativa que prende o leitor do ínicio ao fim, Do Outro Lado é um romance daqueles que você torce, fica indignado, vibra, sorri e sente a emoção de cada cena.  O trecho da capa que diz que essa é "uma história de amor como nunca existiu" não mente!

 Evie é uma personagem admirável. Conhecemos a Evie de 27 e de 82 anos e ela possui muita força, e determinação. É cheia de personalidade, sabe o que quer e faz as coisas acontecerem, mesmo sem nenhum apoio familiar. Faltava amor e amparo em sua vida. Sua mãe era exigente e cruel e foi um dos motivos para que Evie alimentasse o desejo de ser independente. Seu irmão Eddie era o único que trazia sentimentos bons para ela, entretanto Evie tinha dificuldade de acreditar no amor por conta do relacionamento frio e distante dos pais. Até que, um dia, ao ouvir uma música, uma linda aventura começa.
"— Adeus, sonhos!
 — Espero que um dia alguém encontre vocês e os usem melhor do que eu." p. 169"
 Poderia ficar aqui falando horas sobre essa história e com certeza sentiria a mesma emoção que senti ao ler. É linda a maneira como Carrie Hope Fletcher fala sobre enfrentar momentos difíceis, escolher o caminho errado e tomar decisões equivocadas. Tudo isso faz parte de nossas vidas, mas é necessário ter forças para ultrapassar os obstáculos e seguir em frente. Os dramas e as perdas tornam os personagens muito reais e o fato de Evie se surpreender com certas descobertas após sua morte torna a história ainda mais mágica. 
'"Oito dias do seu silêncio me convenceram de que sua voz é o som mais lindo que vou ouvir na vida." p. 109

 Um dos momentos mais marcantes do livro é a explicação das mensagens de asas. Como o Pequenino foi importante nessa história! E como se mostrou fiel às suas mensagens! James Snow também é muito importante. Suas atitudes e sua sensibilidade, além do amor que sentia, trazem ainda mais sensibilidade para a trama. E a mãe de Evie, como não posso deixar de ressaltar, era incapaz de uma relação afetuosa com a filha e me deixou com muita raiva.
"Estava ficando mais fácil fingir que os sorrisos eram verdadeiros." p. 169
 Do Outro Lado me encantou e é um livro que sei que sempre falarei entusiasmada dele. Carrie Hope Fletcher fala sobre família, união. independência, sonhos, encontros e desencontros. Esse é um livro sobre amores que duram além do tempo e de como situações inusitadas podem trazer algo bom para sua vida. Basta abrir os olhos, enxergar o lado bom das coisas e seguir em busca de seus sonhos.

:: Escrito por: Thatiana Mortani