[RESENHA] O PROBLEMA DO PARA SEMPRE | JENNIFER L. ARMENTROUT

Mallory viveu muito tempo em silêncio. Mas o destino lhe reserva um novo desafio. E ela percebe que está na hora de encontrar a própria voz  Já na infância, Mallory Dodge percebeu que só poderia sobreviver se ficasse calada. Teve que aprender a ficar o mais quieta possível. Aprendeu a passar despercebida. A se esconder. Mas agora, após ter sido adotada por pais amorosos e dedicados, ela precisa enfrentar um novo desafio: sobreviver ao último ano do Ensino Médio numa escola de verdade. O que Mallory não imaginava é que logo no primeiro dia de aula daria de cara com um velho amigo que não via desde criança, quando viviam juntos no abrigo. E começa a notar que não é a única que guarda cicatrizes do passado, além de uma paixão adormecida e inevitável.
Romance | Jovem Adulto | 392 páginas | Galera Record | Amazon | Skoob
"Muita coisa podia mudar em quatro anos. A questão era: eu tinha mudado?" p. 10
 Jennifer L. Armentrout é uma autora que me surpreendeu muito logo em nosso primeiro contato. Por isso, O Problema do Para Sempre foi uma leitura que iniciei cheia de expectativa. Aqui nos conhecemos Mallory, uma garota que, desde muito pequena, sofreu nas mãos das pessoas erradas. Após um grave acidente que deixa marcas internas e externas, a menina foi adotada no início da adolescência e teve a oportunidade de recomeçar. Mesmo morando com pessoas boas que a incentivavam a seguir em frente. Mallory precisava lidar com marcas internas que afetavam seu dia a dia. Por isso, no último ano do Ensino Médio, ela decide ir para uma escola e tenta se dar a chance de enfrentar seus medos. Ela só não esperava reencontrar uma grande e importante parte de seu passado.
"Use as palavras." p. 12
 Meu primeiro contato com a autora foi em Espero Por Você, um livro que possui personagens mais velhos porém que também enfrentam segredos e marcas do passado. Sem conseguir perceber, iniciei a leitura esperando algumas características da autora que encontrei no outro livro, sendo a principal delas o fato de ela conseguir me pegar logo nas primeiras páginas. E isso não aconteceu com O Problema do Para Sempre. A protagonista possui muitas memórias dolorosas e as dificuldades que  precisa enfrentar não devem ser desvalorizadas, contudo, a narrativa é em primeira pessoa e acompanhar Mallory no início de uma nova etapa de sua vida tendo toda a bagagem que ela carrega torna a leitura um pouco lenta.
"Eu mesma daria uma chance ao por enquanto." p. 116
 Quando as coisas começam a mudar e Mallory finalmente encontra um personagem que mudou seu passado e pode mudar seu futuro, o ritmo da leitura começa a agradar. As coisas se tornam cada vez mais profundas, as mensagens passam a ser mais marcantes e as reflexões mais presentes. Mallory precisa ter certeza de quem quer ser e de onde quer chegar para tomar decisões diariamente, mas o peso de superar os traumas e tentar se relacionar com outras pessoas a persegue. E a forma como Jennifer L. Armentrout escolhe apresentar personagens como Rider, Paige, Jayden, Ainsley, Rosa e Carl e também contar suas histórias é que torna tudo mais real. As coisas não serão fáceis para nossa protagonista e, apesar de seu amadurecimento fazer tudo valer a pena, os conflitos e os ensinamentos são dois pontos altos do enredo.
"Porque a Mallory que eu queria ser não era fraca nem patética." p. 140
 Uma das coisas mais legais do livro é que, apesar de o livro focar no crescimento da protagonista e na descoberta do amor, a autora cria um elenco muito verdadeiro e histórias que merecem nossa atenção. A parte do romance é genuína e digna de suspiros, mas todo o resto traz coisas importantes para a trama. Temos personagens que enfrentam problemas sérios, personagens que fizeram escolhas erradas, personagens que precisam passar por situações inusitadas, personagens que não hesitam antes de mostrar sua verdade. Todo o elenco traz ensinamentos marcantes e acrescentam veracidade para O Problema do Para Sempre. 
"Eu aprendi que até os monstros podem ter um impacto positivo." p. 374
  O Problema do Para Sempre é um livro sobre falhar e ter forças para reparar os erros e seguir com nossa vida. Mas é sobre a tentativa de fazer dar certo, não sobre o resultado final. Jennifer L. Armentrout é capaz de fazer o leitor sentir angústia e aconchego em um só livro, além de abordar temas reais e difíceis de lidar que tornam a leitura muito envolvente. Espero que os leitores que tenham a oportunidade de conhecer a história de Mallory tenham forças para serem verdadeiros e corajosos como ela.