[DICA DE LEITURA] OS ROMANOV - O FIM DA DINASTIA | ROBERT K. MASSIE

No centenário da Revolução Russa, Os Romanov – O fim da dinastia se debruça sobre os momentos finais da família imperial russa. Escrito à maneira de uma história de detetives por Robert K. Massie, historiador e ganhador do Prêmio Pulitzer de literatura, autor dos sucessos Catarina, a Grande, e Nicolau e Alexandra, o livro recria o sinistro massacre que pôs fim à vida do último czar e de seus familiares, revela a culpa e a dissimulação de Lênin e de seus comparsas e relata em detalhes dramáticos e cheios de suspense as tentativas para descobrir a verdade na Rússia pós-comunista. O livro mostra o papel fundamental de cientistas, investigadores forenses, políticos e outras figuras importantes na descoberta da verdade por trás da morte dos Romanov e responde a uma série de perguntas que cercam esse evento trágico e memorável, especialmente após a exumação, em 1991, de nove esqueletos encontrados numa cova rasa na Sibéria, próximo ao infame porão onde os 11 membros da família foram assassinados setenta e três anos antes.
Não-ficção | 280 páginas | Editora Rocco | 2017 | Amazon | Skoob
"Não houve lágrimas, não houve choro, nem perguntas." p. 12
 Gostaria de começar o post de hoje indo direto ao assunto, que é o livro de Robert K. Massie intitulado Os Romanov - O Fim da Dinastia, mas peço licença para falar rapidamente sobre como os Romanov entraram em minha vida. Lembro-me com carinho da primeira vez em que assisti a animação musical Anastasia, aos 10 anos - foi o primeiro DVD que ganhei -, e de como a personagem espontânea e corajosa me encantou. Lembro-me também de tempos depois descobrir, não por acaso, que o filme era baseado em fatos reais e que a grã-duquesa da vida real havia se tornado um mistério durante anos. Meu lado fascinado por Anastasia logo foi acionado. Eu estava preparada para passar horas lendo e pesquisando sobre as possibilidades que surgiram ao longo dos anos, mas a notícia completa logo me atingiu: era a descoberta dos restos mortais dos dois últimos membros da família. Realmente não sei o que eu esperava, tendo em vista que a execução dos Romanov havia acontecido 90 anos antes, mas lembro que a Mariana de 10 anos ficou um pouco frustrada. Talvez por não ter tido tempo de fazer parte do grupo de pessoas que acreditava no fato x ao invés do fato y, mas de uma coisa eu tenho certeza: nada me impediu de passar dias lendo e pesquisando sobre os Romanov e sobre a política da época em que viveram.
"A execução da família do czar era necessária não apenas para amedrontar, horrorizar e desanimar o inimigo, mas também para dar uma sacudida em nossas fileiras, de modo a mostrar que não havia como voltar atrás, que à frente só existia a vitória ou a ruína completa... Lênin entendeu bem isso." p. 21
 Com uma narrativa muito fluida que conta com curiosidades, transcrições de falas, termos técnicos e termos científicos, Os Romanov - O fim da dinastia é  dividido em quatro partes. A primeira, intitulada Os ossos, fala sobre os eventos relacionados à morte do czar e sua família desde a decisão da execução até as descobertas e investigações de anos depois. A segunda parte, Anna Anderson, é um grande diferencial. Fala sobre diversos impostores que surgiram ao longo dos anos alegando serem algum dos filhos de Nicolau e Alexandra, porém foca em Anna Anderson, a mulher que, durante mais de sessenta anos, apareceu em jornais, livros, filmes e etc afirmando ser Anastácia. A terceira parte, Os sobreviventes, fala sobre os Romanov imigrados e, por fim, A Casa de Ipatiev, nos conta um pouco sobre os setenta e oito dias em que a família Romanov ficou confinada.

 A leitura foi rápida e muito proveitosa. Gostei muito de ter a oportunidade de conhecer a história dos Romanov mais afundo e de relembrar informações que havia lido dez anos atrás. Considero essa uma leitura essencial para os que possuem curiosidade acerca da história que inspirou Anastasia e uma leitura muito esclarecedora para os que querem descobrir mais sobre o fim da dinastia Romanov. Só é uma pena que, por ter sido publicado originalmente em 1995, o livro não conte com as descobertas do nosso século.

 A animação Anastasia completa 20 anos de lançamento no Brasil no próximo dia 25. Para comemorar, fiz uma book tag no canal inspirada no filme. Não deixe de conferir: