Dica de leitura | Logo, Logo, de Kelly e Zach Weinersmith

O que será do amanhã? Como acontece o progresso? E, afinal, por que nós ainda não colonizamos a Lua? Nessa obra inteligente e divertida - best-seller do The New York Times e eleita um dos melhores livros de 2017 pelo The Wall Street Journal -, o cartunista Zach Weinersmith e a pesquisadora Dra. Kelly Weinersmith dão um vislumbre de novas e revolucionárias tecnologias que estão por vir - de enxames de robôs a torradeiras movidas a fusão nuclear. Através de pesquisas, de entrevistas com os cientistas que estão possibilitando a realização desses avanços e dos quadrinhos inconfundíveis de Zach, os autores investigam por que essas tecnologias são tão necessárias, como elas podem funcionar e o que atualmente as impede de acontecer.
Não-Ficção | 384 páginas | Editora Intrínseca | 2018 | Amazon | Skoob
Este é um daqueles livros que prevemos o futuro. 
 Quem nunca se questionou sobre o futuro? Sobre os vários "e se..." que fazem parte de nosso dia a dia? É justamente por ser uma pessoa curiosa a respeito do futuro que eu me interessei (e muito) por "Logo, Logo". Através dele, Kelly Weinersmith e Zach Weinersmith prometem apresentar 10 novas tecnologias que podem fazer parte de nosso futuro e, através de uma narrativa divertida, abordam ciência e tecnologia de uma forma inteligente e original.
Novas tecnologias não são simplesmente a lenta acumulação de coisas cada vez melhores.
 Se no século passado as pessoas se questionavam sobre a existência de carros voadores a essa altura, hoje indagamos as possibilidades que a bioimpressão, por exemplo, poderia (poderá?) trazer. E esse é um dos pontos que torna "Logo, Logo" uma leitura ainda mais proveitosa, já que os autores não apenas apresentam tecnologias que poderão estar presentes em nosso futuro, como falam sobre as vertentes de cada uma delas. As explicações são feitas de forma educativa, ao mesmo tempo em que todas as informações são acessíveis e apresentadas de maneira espirituosa. A leitura é muito rápida, dinâmica e divertida, de modo que tudo se torna ainda mais interessante. 
Prever o futuro com precisão é difícil. Bem difícil.
 Um dos pontos mais positivos de "Logo, Logo" são os quadrinhos, sim, mas a maneira como a leitura não precisa ser, necessariamente, linear. Esse não é um daqueles livros que você precisa sentar e se dedicar única e exclusivamente a ele. Kelly Weinersmith e Zach Weinersmith prepararam um conteúdo que ser alternado com outras leituras e que você, leitor, pode escolher os pontos que quer ler primeiro. Eu mesma não segui a ordem da leitura e fui pulando algumas partes porque, preciso confessar, estava muito curiosa para saber sobre coisas específicas como energia de fusão economicamente viável, viagens espaciais, construções robóticas, medicina de precisão e outros. Também adorei que os autores foram além do que eu esperava e proporcionam informações sobre desafios éticos, econômicos e políticos de cada nova tecnologia.

  E se eu, que não estou acostumada a ler sobre ciência, pude aproveitar o máximo dessa leitura, tenho certeza de que os conceitos científicos unidos aos quadrinhos e ao humor presentes em  "Logo, Logo" são capazes de envolver a todos. Espero que tenham a oportunidade de se aventurar nessa leitura também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não saia sem comentar!
Queremos saber sua opinião ;)

Adbox

@magialiteraria_