Resenha | Literalmente Amigas, de Laura Conrado e Marina Carvalho

Duas das mais populares autoras brasileiras da nova geração, as mineiras Laura Conrado e Marina Carvalho se juntaram pela primeira vez para escrever Literalmente Amigas.  Quando Gabi e Lívia, duas apaixonadas por livros, se conheceram em uma comunidade sobre literatura em uma extinta rede social, não imaginavam que se tornariam melhores amigas e que criaram um blog de resenhas literárias, o Literalmente Amigas.
Desde então, elas são inseparáveis, apesar das personalidades muito diferentes! Gabi é um pouco avoada, desorganizada financeiramente, de riso fácil e vive uma história de conto de fadas com o namorado de longa data. Já Lívia é assertiva, firme e possui planos bem delineados para seu futuro, embora ainda não tenha encontrado o emprego dos sonhos nem um romance arrebatador como o de seus livros favoritos.
Juntas, elas enfrentam as dificuldades da juventude, seja na profissão, seja no amor, até tudo começar a mudar quando ambas são selecionadas para a mesma vaga — para a qual as duas se inscrevem, sem contar uma para outra — na principal editora do país. Será que a paixão pelos livros, que antes unia as amigas, agora se tornará o motivo do término da amizade?
 333 páginas | Romance | Bertrand Brasil | 2018
É. Talvez esteja aqui o desfecho que sempre sonhei. Mas leitor que é leitor sabe: nunca é o fim. É apenas uma pausa para uma nova história.
Literalmente Amigas é uma história que várias pessoas se identificam: uma amizade que nasceu por causa dos livros. 

Gabi e Lívia se conheceram numa comunidade na rede social sobre Literatura e se tornaram melhores amigas ou melhor BFF – Book Friends Forever. Por gostarem muito de livros e quererem passar essa paixão para outras pessoas, elas resolveram criar o Literalmente Amigas, um blog com resenha de livros, notícias sobre o mundo literário e que também é um pedaço da amizade delas.

Como em toda amizade, as duas têm suas diferenças. Gabi é jornalista e gosta muito da área das artes, é ela que cuida do design do blog e das resenhas. Ela não tem um emprego fixo, faz uns bicos de design, está sempre precisando de dinheiro e vive um romance lindo com o seu namorado, o Léo. Gabi tem medo de se arriscar em coisas novas e até mesmo de terminar seu Mestrado. Mas quando recebe uma oportunidade de emprego em uma das melhores editoras do mercado, a EspaçoNave Editora, a jornalista se inscreve mesmo sabendo que, no fundo, aquele cargo não pertence a ela.
Talvez os livros suprimam a necessidade de fala porque eles têm o poder de sempre dizer algo por nós.
Ao contrário de Gabi, Lívia é formada em Letras e tem um emprego fixo em uma editora. Ela cuida da revisão dos textos do blog e também das resenhas. Mas Lívia não está muito satisfeita com a sua vida amorosa e nem com o emprego que tem, pois ela sabe que consegue produzir mais do que produz no trabalho e quando lê o e-mail da EspaçoNave Editora, não pensa duas vezes em fazer a inscrição no processo seletivo.

As duas se inscrevem para a mesma vaga, mas não contaram uma para outra. Não foi porque não quiseram e sim, por falta de oportunidade. De início, isso não pareceu um problema para as amigas, mas em certo momento do processo eletivo, o problema aparece e interfere na amizade.
Juro, posso sentir fios de ouro colando a nossa amizade.
Literalmente Amigas nos mostra que uma amizade passa por muitos obstáculos, mas se for verdadeira, é possível superar todos os problemas. Foi um momento um pouco angustiante na história quando elas se afastaram, deu vontade de entrar no libro e falar para as duas conversarem logo porque elas não podiam ficar brigadas, mas ainda bem que tudo se resolveu.

Se você está procurando um livro calmo e quer dar umas risadas, Literalmente Amigas é o livro perfeito para isso. Laura e Marina escreveram uma história super leve, com uma leitura muito agradável, digna de ser lida com um chocolate quente em um dia chuvoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não saia sem comentar!
Queremos saber sua opinião ;)

Adbox

@magialiteraria_